EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LAGOA DO BEBEDOURO PARA A COMUNIDADE SÃO VICENTE DE PAULA PARNAIBA-PIAUÍ-BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/95176 |
Resumo: | RESUMOO presente artigo traz em seu escopo uma pesquisa de relevância social, ressalta a importância das relações humanas com a natureza, uma visão macroeconômica, sustentabilidade em face das ações com o meio ambiente e suas consequências. Elencando objetivos; conhecer a importância da Lagoa do Bebedouro para a Comunidade São Vicente de Paula, Parnaíba-PI-Brasil. Identificar comportamentos humanos, preservação, deterioração, impactos. Analisar as diversas formas de utilização das águas no sustento da comunidade. Contempla uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, etnográfica, entrevista com 50 (cinquenta) moradores, com aplicação de questionários com jovens do Programa Projovem Adolescente do Centro de Referência da Assistência Social CRAS. Observação direta, com visita in loco, e indagar os fatores que contribuem para o abandono do ecossistema, ausência das políticas públicas. Na análise dos resultados, 100% dos entrevistados consideram a lagoa importante para a comunidade, 50% desconhecem os problemas ambientais, história. Nesse contexto o Meio Ambiente consiste nas relações complexas natureza e homem, equilíbrio, convivência harmônica, sobrevivência das espécies, que interligados num pensamento sistêmico, remete ao Patrimônio e particularidades. A Educação Patrimonial proporciona uma reflexão nas relações sociais intrínsecas, conhecimentos, saberes, experiências, valorização, salvaguarda do Patrimônio Cultural, com o advento da globalização.ABSTRACTThe present paper brings as its scope a search about social relevance, projects on the importance of human relationships with nature, a macroeconomic vision, sustainability in the face of environmental actions and their consequences. Emphasizing goals, to know the importance the Lagoon of the Bebedouro for the Community São Vicente de Paula Parnaíba-PI-Brazil. Identify human behaviours, preservation, decay, impacts. Analyze the various forms of use of the waters in the support of the community. It includes a bibliographical research, qualitative, ethnographic interview with 50 (fifty) residents, with application of questionnaires with teens the Projovem Teenagers Program the Center of reference of Social Assistance CRAS. It brings direct observation, with on-the-spot visit and investigate the factors that contribute to the abandonment of the ecosystem, the absence of public policies. In the analysis of the results, 100% of respondents consider the lagoon important to the community, 50% don’t know the environmental problems, history. In this context the environment consists of the complex relationships, balance between man and nature, harmonic coexistence, survival of the species, which are interconnected in systemic contemplation, refers to heritage and particularities. The heritage education provides a reflection on social intrinsic relationships, knowledge, know-how, experience, safeguarding the Cultural Heritage, with the advent of globalization. |
id |
IHGRGS-2_59d63d32fdd126779cb7479931383e7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/95176 |
network_acronym_str |
IHGRGS-2 |
network_name_str |
Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LAGOA DO BEBEDOURO PARA A COMUNIDADE SÃO VICENTE DE PAULA PARNAIBA-PIAUÍ-BRASILPalavras–ChaveEducação Patrimonial. Meio Ambiente. Sustentabilidade. Globalização. / Key wordsPatrimony Education. Environment. Tenability. Globalization.RESUMOO presente artigo traz em seu escopo uma pesquisa de relevância social, ressalta a importância das relações humanas com a natureza, uma visão macroeconômica, sustentabilidade em face das ações com o meio ambiente e suas consequências. Elencando objetivos; conhecer a importância da Lagoa do Bebedouro para a Comunidade São Vicente de Paula, Parnaíba-PI-Brasil. Identificar comportamentos humanos, preservação, deterioração, impactos. Analisar as diversas formas de utilização das águas no sustento da comunidade. Contempla uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, etnográfica, entrevista com 50 (cinquenta) moradores, com aplicação de questionários com jovens do Programa Projovem Adolescente do Centro de Referência da Assistência Social CRAS. Observação direta, com visita in loco, e indagar os fatores que contribuem para o abandono do ecossistema, ausência das políticas públicas. Na análise dos resultados, 100% dos entrevistados consideram a lagoa importante para a comunidade, 50% desconhecem os problemas ambientais, história. Nesse contexto o Meio Ambiente consiste nas relações complexas natureza e homem, equilíbrio, convivência harmônica, sobrevivência das espécies, que interligados num pensamento sistêmico, remete ao Patrimônio e particularidades. A Educação Patrimonial proporciona uma reflexão nas relações sociais intrínsecas, conhecimentos, saberes, experiências, valorização, salvaguarda do Patrimônio Cultural, com o advento da globalização.ABSTRACTThe present paper brings as its scope a search about social relevance, projects on the importance of human relationships with nature, a macroeconomic vision, sustainability in the face of environmental actions and their consequences. Emphasizing goals, to know the importance the Lagoon of the Bebedouro for the Community São Vicente de Paula Parnaíba-PI-Brazil. Identify human behaviours, preservation, decay, impacts. Analyze the various forms of use of the waters in the support of the community. It includes a bibliographical research, qualitative, ethnographic interview with 50 (fifty) residents, with application of questionnaires with teens the Projovem Teenagers Program the Center of reference of Social Assistance CRAS. It brings direct observation, with on-the-spot visit and investigate the factors that contribute to the abandonment of the ecosystem, the absence of public policies. In the analysis of the results, 100% of respondents consider the lagoon important to the community, 50% don’t know the environmental problems, history. In this context the environment consists of the complex relationships, balance between man and nature, harmonic coexistence, survival of the species, which are interconnected in systemic contemplation, refers to heritage and particularities. The heritage education provides a reflection on social intrinsic relationships, knowledge, know-how, experience, safeguarding the Cultural Heritage, with the advent of globalization.Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul2020-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/95176Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul; n. 157 (2020): REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO SUL - DOSSIÊ PATRIMÔNIO HISTÓRICO (NÚMERO ESPECIAL)2595-70311678-3484reponame:Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)instname:Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS)instacron:IHGRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/95176/56830Copyright (c) 2020 Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/openAccessVera, Suzana Maria AraújoPinheiro, Aurea da Paz da Paz2023-07-30T16:23:23Zoai:seer.ufrgs.br:article/95176Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/oairevistaihgrgs@ufrgs.br2595-70311678-3484opendoar:2023-07-30T16:23:23Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) - Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LAGOA DO BEBEDOURO PARA A COMUNIDADE SÃO VICENTE DE PAULA PARNAIBA-PIAUÍ-BRASIL |
title |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LAGOA DO BEBEDOURO PARA A COMUNIDADE SÃO VICENTE DE PAULA PARNAIBA-PIAUÍ-BRASIL |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LAGOA DO BEBEDOURO PARA A COMUNIDADE SÃO VICENTE DE PAULA PARNAIBA-PIAUÍ-BRASIL Vera, Suzana Maria Araújo Palavras–Chave Educação Patrimonial. Meio Ambiente. Sustentabilidade. Globalização. / Key words Patrimony Education. Environment. Tenability. Globalization. |
title_short |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LAGOA DO BEBEDOURO PARA A COMUNIDADE SÃO VICENTE DE PAULA PARNAIBA-PIAUÍ-BRASIL |
title_full |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LAGOA DO BEBEDOURO PARA A COMUNIDADE SÃO VICENTE DE PAULA PARNAIBA-PIAUÍ-BRASIL |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LAGOA DO BEBEDOURO PARA A COMUNIDADE SÃO VICENTE DE PAULA PARNAIBA-PIAUÍ-BRASIL |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LAGOA DO BEBEDOURO PARA A COMUNIDADE SÃO VICENTE DE PAULA PARNAIBA-PIAUÍ-BRASIL |
title_sort |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LAGOA DO BEBEDOURO PARA A COMUNIDADE SÃO VICENTE DE PAULA PARNAIBA-PIAUÍ-BRASIL |
author |
Vera, Suzana Maria Araújo |
author_facet |
Vera, Suzana Maria Araújo Pinheiro, Aurea da Paz da Paz |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro, Aurea da Paz da Paz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vera, Suzana Maria Araújo Pinheiro, Aurea da Paz da Paz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras–Chave Educação Patrimonial. Meio Ambiente. Sustentabilidade. Globalização. / Key words Patrimony Education. Environment. Tenability. Globalization. |
topic |
Palavras–Chave Educação Patrimonial. Meio Ambiente. Sustentabilidade. Globalização. / Key words Patrimony Education. Environment. Tenability. Globalization. |
description |
RESUMOO presente artigo traz em seu escopo uma pesquisa de relevância social, ressalta a importância das relações humanas com a natureza, uma visão macroeconômica, sustentabilidade em face das ações com o meio ambiente e suas consequências. Elencando objetivos; conhecer a importância da Lagoa do Bebedouro para a Comunidade São Vicente de Paula, Parnaíba-PI-Brasil. Identificar comportamentos humanos, preservação, deterioração, impactos. Analisar as diversas formas de utilização das águas no sustento da comunidade. Contempla uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, etnográfica, entrevista com 50 (cinquenta) moradores, com aplicação de questionários com jovens do Programa Projovem Adolescente do Centro de Referência da Assistência Social CRAS. Observação direta, com visita in loco, e indagar os fatores que contribuem para o abandono do ecossistema, ausência das políticas públicas. Na análise dos resultados, 100% dos entrevistados consideram a lagoa importante para a comunidade, 50% desconhecem os problemas ambientais, história. Nesse contexto o Meio Ambiente consiste nas relações complexas natureza e homem, equilíbrio, convivência harmônica, sobrevivência das espécies, que interligados num pensamento sistêmico, remete ao Patrimônio e particularidades. A Educação Patrimonial proporciona uma reflexão nas relações sociais intrínsecas, conhecimentos, saberes, experiências, valorização, salvaguarda do Patrimônio Cultural, com o advento da globalização.ABSTRACTThe present paper brings as its scope a search about social relevance, projects on the importance of human relationships with nature, a macroeconomic vision, sustainability in the face of environmental actions and their consequences. Emphasizing goals, to know the importance the Lagoon of the Bebedouro for the Community São Vicente de Paula Parnaíba-PI-Brazil. Identify human behaviours, preservation, decay, impacts. Analyze the various forms of use of the waters in the support of the community. It includes a bibliographical research, qualitative, ethnographic interview with 50 (fifty) residents, with application of questionnaires with teens the Projovem Teenagers Program the Center of reference of Social Assistance CRAS. It brings direct observation, with on-the-spot visit and investigate the factors that contribute to the abandonment of the ecosystem, the absence of public policies. In the analysis of the results, 100% of respondents consider the lagoon important to the community, 50% don’t know the environmental problems, history. In this context the environment consists of the complex relationships, balance between man and nature, harmonic coexistence, survival of the species, which are interconnected in systemic contemplation, refers to heritage and particularities. The heritage education provides a reflection on social intrinsic relationships, knowledge, know-how, experience, safeguarding the Cultural Heritage, with the advent of globalization. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/95176 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/95176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/95176/56830 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul; n. 157 (2020): REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO SUL - DOSSIÊ PATRIMÔNIO HISTÓRICO (NÚMERO ESPECIAL) 2595-7031 1678-3484 reponame:Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) instname:Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS) instacron:IHGRGS |
instname_str |
Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS) |
instacron_str |
IHGRGS |
institution |
IHGRGS |
reponame_str |
Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) |
collection |
Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) - Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaihgrgs@ufrgs.br |
_version_ |
1797052917347254272 |