EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LAGOA DO BEBEDOURO PARA A COMUNIDADE SÃO VICENTE DE PAULA PARNAIBA-PIAUÍ-BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vera, Suzana Maria Araújo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pinheiro, Aurea da Paz da Paz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/95176
Resumo: RESUMOO presente artigo traz em seu escopo uma pesquisa de relevância social, ressalta a importância das relações humanas com a natureza, uma visão macroeconômica, sustentabilidade em face das ações com o meio ambiente e suas consequências. Elencando objetivos; conhecer a importância da Lagoa do Bebedouro para a Comunidade São Vicente de Paula, Parnaíba-PI-Brasil. Identificar comportamentos humanos, preservação, deterioração, impactos. Analisar as diversas formas de utilização das águas no sustento da comunidade. Contempla uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, etnográfica, entrevista com 50 (cinquenta) moradores, com aplicação de questionários com jovens do Programa Projovem Adolescente do Centro de Referência da Assistência Social CRAS. Observação direta, com visita in loco, e indagar os fatores que contribuem para o abandono do ecossistema, ausência das políticas públicas. Na análise dos resultados, 100% dos entrevistados consideram a lagoa importante para a comunidade, 50% desconhecem os problemas ambientais, história. Nesse contexto o Meio Ambiente consiste nas relações complexas natureza e homem, equilíbrio, convivência harmônica, sobrevivência das espécies, que interligados num pensamento sistêmico, remete ao Patrimônio e particularidades. A Educação Patrimonial proporciona uma reflexão nas relações sociais intrínsecas, conhecimentos, saberes, experiências, valorização, salvaguarda do Patrimônio Cultural, com o advento da globalização.ABSTRACTThe present paper brings as its scope a search about social relevance, projects on the importance of human relationships with nature, a macroeconomic vision, sustainability in the face of environmental actions and their consequences. Emphasizing goals, to know the importance the Lagoon of the Bebedouro for the Community São Vicente de Paula Parnaíba-PI-Brazil. Identify human behaviours, preservation, decay, impacts. Analyze the various forms of use of the waters in the support of the community. It includes a bibliographical research, qualitative, ethnographic interview with 50 (fifty) residents, with application of questionnaires with teens the Projovem Teenagers Program the Center of reference of Social Assistance CRAS.  It brings direct observation, with on-the-spot visit and investigate the factors that contribute to the abandonment of the ecosystem, the absence of public policies.  In the analysis of the results, 100% of respondents consider the lagoon important to the community, 50% don’t know the environmental problems, history. In this context the environment consists of the complex relationships, balance between man and nature, harmonic coexistence, survival of the species, which are interconnected in systemic contemplation, refers to heritage and particularities. The heritage education provides a reflection on social intrinsic relationships, knowledge, know-how, experience, safeguarding the Cultural Heritage, with the advent of globalization.
id IHGRGS-2_59d63d32fdd126779cb7479931383e7e
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/95176
network_acronym_str IHGRGS-2
network_name_str Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LAGOA DO BEBEDOURO PARA A COMUNIDADE SÃO VICENTE DE PAULA PARNAIBA-PIAUÍ-BRASILPalavras–ChaveEducação Patrimonial. Meio Ambiente. Sustentabilidade. Globalização. / Key wordsPatrimony Education. Environment. Tenability. Globalization.RESUMOO presente artigo traz em seu escopo uma pesquisa de relevância social, ressalta a importância das relações humanas com a natureza, uma visão macroeconômica, sustentabilidade em face das ações com o meio ambiente e suas consequências. Elencando objetivos; conhecer a importância da Lagoa do Bebedouro para a Comunidade São Vicente de Paula, Parnaíba-PI-Brasil. Identificar comportamentos humanos, preservação, deterioração, impactos. Analisar as diversas formas de utilização das águas no sustento da comunidade. Contempla uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, etnográfica, entrevista com 50 (cinquenta) moradores, com aplicação de questionários com jovens do Programa Projovem Adolescente do Centro de Referência da Assistência Social CRAS. Observação direta, com visita in loco, e indagar os fatores que contribuem para o abandono do ecossistema, ausência das políticas públicas. Na análise dos resultados, 100% dos entrevistados consideram a lagoa importante para a comunidade, 50% desconhecem os problemas ambientais, história. Nesse contexto o Meio Ambiente consiste nas relações complexas natureza e homem, equilíbrio, convivência harmônica, sobrevivência das espécies, que interligados num pensamento sistêmico, remete ao Patrimônio e particularidades. A Educação Patrimonial proporciona uma reflexão nas relações sociais intrínsecas, conhecimentos, saberes, experiências, valorização, salvaguarda do Patrimônio Cultural, com o advento da globalização.ABSTRACTThe present paper brings as its scope a search about social relevance, projects on the importance of human relationships with nature, a macroeconomic vision, sustainability in the face of environmental actions and their consequences. Emphasizing goals, to know the importance the Lagoon of the Bebedouro for the Community São Vicente de Paula Parnaíba-PI-Brazil. Identify human behaviours, preservation, decay, impacts. Analyze the various forms of use of the waters in the support of the community. It includes a bibliographical research, qualitative, ethnographic interview with 50 (fifty) residents, with application of questionnaires with teens the Projovem Teenagers Program the Center of reference of Social Assistance CRAS.  It brings direct observation, with on-the-spot visit and investigate the factors that contribute to the abandonment of the ecosystem, the absence of public policies.  In the analysis of the results, 100% of respondents consider the lagoon important to the community, 50% don’t know the environmental problems, history. In this context the environment consists of the complex relationships, balance between man and nature, harmonic coexistence, survival of the species, which are interconnected in systemic contemplation, refers to heritage and particularities. The heritage education provides a reflection on social intrinsic relationships, knowledge, know-how, experience, safeguarding the Cultural Heritage, with the advent of globalization.Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul2020-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/95176Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul; n. 157 (2020): REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO SUL - DOSSIÊ PATRIMÔNIO HISTÓRICO (NÚMERO ESPECIAL)2595-70311678-3484reponame:Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)instname:Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS)instacron:IHGRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/95176/56830Copyright (c) 2020 Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/openAccessVera, Suzana Maria AraújoPinheiro, Aurea da Paz da Paz2023-07-30T16:23:23Zoai:seer.ufrgs.br:article/95176Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/oairevistaihgrgs@ufrgs.br2595-70311678-3484opendoar:2023-07-30T16:23:23Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) - Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LAGOA DO BEBEDOURO PARA A COMUNIDADE SÃO VICENTE DE PAULA PARNAIBA-PIAUÍ-BRASIL
title EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LAGOA DO BEBEDOURO PARA A COMUNIDADE SÃO VICENTE DE PAULA PARNAIBA-PIAUÍ-BRASIL
spellingShingle EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LAGOA DO BEBEDOURO PARA A COMUNIDADE SÃO VICENTE DE PAULA PARNAIBA-PIAUÍ-BRASIL
Vera, Suzana Maria Araújo
Palavras–Chave
Educação Patrimonial. Meio Ambiente. Sustentabilidade. Globalização. / Key words
Patrimony Education. Environment. Tenability. Globalization.
title_short EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LAGOA DO BEBEDOURO PARA A COMUNIDADE SÃO VICENTE DE PAULA PARNAIBA-PIAUÍ-BRASIL
title_full EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LAGOA DO BEBEDOURO PARA A COMUNIDADE SÃO VICENTE DE PAULA PARNAIBA-PIAUÍ-BRASIL
title_fullStr EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LAGOA DO BEBEDOURO PARA A COMUNIDADE SÃO VICENTE DE PAULA PARNAIBA-PIAUÍ-BRASIL
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LAGOA DO BEBEDOURO PARA A COMUNIDADE SÃO VICENTE DE PAULA PARNAIBA-PIAUÍ-BRASIL
title_sort EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LAGOA DO BEBEDOURO PARA A COMUNIDADE SÃO VICENTE DE PAULA PARNAIBA-PIAUÍ-BRASIL
author Vera, Suzana Maria Araújo
author_facet Vera, Suzana Maria Araújo
Pinheiro, Aurea da Paz da Paz
author_role author
author2 Pinheiro, Aurea da Paz da Paz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vera, Suzana Maria Araújo
Pinheiro, Aurea da Paz da Paz
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras–Chave
Educação Patrimonial. Meio Ambiente. Sustentabilidade. Globalização. / Key words
Patrimony Education. Environment. Tenability. Globalization.
topic Palavras–Chave
Educação Patrimonial. Meio Ambiente. Sustentabilidade. Globalização. / Key words
Patrimony Education. Environment. Tenability. Globalization.
description RESUMOO presente artigo traz em seu escopo uma pesquisa de relevância social, ressalta a importância das relações humanas com a natureza, uma visão macroeconômica, sustentabilidade em face das ações com o meio ambiente e suas consequências. Elencando objetivos; conhecer a importância da Lagoa do Bebedouro para a Comunidade São Vicente de Paula, Parnaíba-PI-Brasil. Identificar comportamentos humanos, preservação, deterioração, impactos. Analisar as diversas formas de utilização das águas no sustento da comunidade. Contempla uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, etnográfica, entrevista com 50 (cinquenta) moradores, com aplicação de questionários com jovens do Programa Projovem Adolescente do Centro de Referência da Assistência Social CRAS. Observação direta, com visita in loco, e indagar os fatores que contribuem para o abandono do ecossistema, ausência das políticas públicas. Na análise dos resultados, 100% dos entrevistados consideram a lagoa importante para a comunidade, 50% desconhecem os problemas ambientais, história. Nesse contexto o Meio Ambiente consiste nas relações complexas natureza e homem, equilíbrio, convivência harmônica, sobrevivência das espécies, que interligados num pensamento sistêmico, remete ao Patrimônio e particularidades. A Educação Patrimonial proporciona uma reflexão nas relações sociais intrínsecas, conhecimentos, saberes, experiências, valorização, salvaguarda do Patrimônio Cultural, com o advento da globalização.ABSTRACTThe present paper brings as its scope a search about social relevance, projects on the importance of human relationships with nature, a macroeconomic vision, sustainability in the face of environmental actions and their consequences. Emphasizing goals, to know the importance the Lagoon of the Bebedouro for the Community São Vicente de Paula Parnaíba-PI-Brazil. Identify human behaviours, preservation, decay, impacts. Analyze the various forms of use of the waters in the support of the community. It includes a bibliographical research, qualitative, ethnographic interview with 50 (fifty) residents, with application of questionnaires with teens the Projovem Teenagers Program the Center of reference of Social Assistance CRAS.  It brings direct observation, with on-the-spot visit and investigate the factors that contribute to the abandonment of the ecosystem, the absence of public policies.  In the analysis of the results, 100% of respondents consider the lagoon important to the community, 50% don’t know the environmental problems, history. In this context the environment consists of the complex relationships, balance between man and nature, harmonic coexistence, survival of the species, which are interconnected in systemic contemplation, refers to heritage and particularities. The heritage education provides a reflection on social intrinsic relationships, knowledge, know-how, experience, safeguarding the Cultural Heritage, with the advent of globalization.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/95176
url https://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/95176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/95176/56830
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul; n. 157 (2020): REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO SUL - DOSSIÊ PATRIMÔNIO HISTÓRICO (NÚMERO ESPECIAL)
2595-7031
1678-3484
reponame:Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)
instname:Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS)
instacron:IHGRGS
instname_str Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS)
instacron_str IHGRGS
institution IHGRGS
reponame_str Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)
collection Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) - Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS)
repository.mail.fl_str_mv revistaihgrgs@ufrgs.br
_version_ 1797052917347254272