RAREFAÇÃO DO SENTIDO, PLURIVOCIDADE SEMÂNTICA E RITMO NO “PRELÚDIO” DE A DIVINA QUIMERA, DE EDUARDO GUIMARAENS: APROXIMAÇÃO COM OS LÍRICOS MODERNOS FRANCESES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Timm, Mateus Robaski
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/104045
Resumo: ResumoEste artigo busca evidenciar como A divina quimera (1916), de Eduardo Guimaraens (1892-1928), contribuiu para o desenvolvimento da lírica moderna. Esta, que foi, em muitos aspectos, uma corrente inovadora na literatura ocidental, pretendeu distanciar-se das práticas linguísticas vigentes na literatura ocidental, no final do século XIX, seja do discurso lógico-científico, seja das técnicas “realistas” empregadas pelos escritores literários. Por conta disto, Eduardo Guimaraens cultivou a rarefação do sentido, fazendo com que a significação do poema apareça de forma imprecisa, possibilitando que múltiplas e não excludentes leituras sejam possíveis das suas criações literárias. Esta técnica poética implica que o leitor participe ativamente na produção do sentido, o que faz com que a obra amplie a cada leitura suas possibilidades de compreensão.AbstractThis article seeks to show how Eduardo Guimaraens’ The divine chimera (1916) contributed to the development of the modern lyric. This, in many ways, innovative stage of Western literature, intended to distance itself from the most prestigious linguistic practices at the end of the 19th century, whether from the logical-scientific discourse or from the “realistic” techniques employed by the literary writers. Thus, Eduardo Guimaraens cultivated the rarefaction of meaning, making the signification of the poem appear imprecise, since multiple and non-exclusive readings are possible from his literary creations. This poetic technique implies that the reader actively participates in the production of meaning, which makes the work of art amplifies in each new reading his own significance.
id IHGRGS-2_73a84130c11f59379bcd241018deae81
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/104045
network_acronym_str IHGRGS-2
network_name_str Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)
repository_id_str
spelling RAREFAÇÃO DO SENTIDO, PLURIVOCIDADE SEMÂNTICA E RITMO NO “PRELÚDIO” DE A DIVINA QUIMERA, DE EDUARDO GUIMARAENS: APROXIMAÇÃO COM OS LÍRICOS MODERNOS FRANCESESPalavras-chaveLírica Moderna. Simbolismo Sul-rio-grandense. Teorias da Poesia./KeywordsModern Lyric. Symbolism of Rio Grande do Sul. Theories of Poetry.ResumoEste artigo busca evidenciar como A divina quimera (1916), de Eduardo Guimaraens (1892-1928), contribuiu para o desenvolvimento da lírica moderna. Esta, que foi, em muitos aspectos, uma corrente inovadora na literatura ocidental, pretendeu distanciar-se das práticas linguísticas vigentes na literatura ocidental, no final do século XIX, seja do discurso lógico-científico, seja das técnicas “realistas” empregadas pelos escritores literários. Por conta disto, Eduardo Guimaraens cultivou a rarefação do sentido, fazendo com que a significação do poema apareça de forma imprecisa, possibilitando que múltiplas e não excludentes leituras sejam possíveis das suas criações literárias. Esta técnica poética implica que o leitor participe ativamente na produção do sentido, o que faz com que a obra amplie a cada leitura suas possibilidades de compreensão.AbstractThis article seeks to show how Eduardo Guimaraens’ The divine chimera (1916) contributed to the development of the modern lyric. This, in many ways, innovative stage of Western literature, intended to distance itself from the most prestigious linguistic practices at the end of the 19th century, whether from the logical-scientific discourse or from the “realistic” techniques employed by the literary writers. Thus, Eduardo Guimaraens cultivated the rarefaction of meaning, making the signification of the poem appear imprecise, since multiple and non-exclusive readings are possible from his literary creations. This poetic technique implies that the reader actively participates in the production of meaning, which makes the work of art amplifies in each new reading his own significance.Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul2020-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/104045Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul; n. 158 (2020): REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO SUL2595-70311678-3484reponame:Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)instname:Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS)instacron:IHGRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/104045/57859Copyright (c) 2020 Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/openAccessTimm, Mateus Robaski2023-07-30T16:23:29Zoai:seer.ufrgs.br:article/104045Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/oairevistaihgrgs@ufrgs.br2595-70311678-3484opendoar:2023-07-30T16:23:29Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) - Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv RAREFAÇÃO DO SENTIDO, PLURIVOCIDADE SEMÂNTICA E RITMO NO “PRELÚDIO” DE A DIVINA QUIMERA, DE EDUARDO GUIMARAENS: APROXIMAÇÃO COM OS LÍRICOS MODERNOS FRANCESES
title RAREFAÇÃO DO SENTIDO, PLURIVOCIDADE SEMÂNTICA E RITMO NO “PRELÚDIO” DE A DIVINA QUIMERA, DE EDUARDO GUIMARAENS: APROXIMAÇÃO COM OS LÍRICOS MODERNOS FRANCESES
spellingShingle RAREFAÇÃO DO SENTIDO, PLURIVOCIDADE SEMÂNTICA E RITMO NO “PRELÚDIO” DE A DIVINA QUIMERA, DE EDUARDO GUIMARAENS: APROXIMAÇÃO COM OS LÍRICOS MODERNOS FRANCESES
Timm, Mateus Robaski
Palavras-chave
Lírica Moderna. Simbolismo Sul-rio-grandense. Teorias da Poesia./Keywords
Modern Lyric. Symbolism of Rio Grande do Sul. Theories of Poetry.
title_short RAREFAÇÃO DO SENTIDO, PLURIVOCIDADE SEMÂNTICA E RITMO NO “PRELÚDIO” DE A DIVINA QUIMERA, DE EDUARDO GUIMARAENS: APROXIMAÇÃO COM OS LÍRICOS MODERNOS FRANCESES
title_full RAREFAÇÃO DO SENTIDO, PLURIVOCIDADE SEMÂNTICA E RITMO NO “PRELÚDIO” DE A DIVINA QUIMERA, DE EDUARDO GUIMARAENS: APROXIMAÇÃO COM OS LÍRICOS MODERNOS FRANCESES
title_fullStr RAREFAÇÃO DO SENTIDO, PLURIVOCIDADE SEMÂNTICA E RITMO NO “PRELÚDIO” DE A DIVINA QUIMERA, DE EDUARDO GUIMARAENS: APROXIMAÇÃO COM OS LÍRICOS MODERNOS FRANCESES
title_full_unstemmed RAREFAÇÃO DO SENTIDO, PLURIVOCIDADE SEMÂNTICA E RITMO NO “PRELÚDIO” DE A DIVINA QUIMERA, DE EDUARDO GUIMARAENS: APROXIMAÇÃO COM OS LÍRICOS MODERNOS FRANCESES
title_sort RAREFAÇÃO DO SENTIDO, PLURIVOCIDADE SEMÂNTICA E RITMO NO “PRELÚDIO” DE A DIVINA QUIMERA, DE EDUARDO GUIMARAENS: APROXIMAÇÃO COM OS LÍRICOS MODERNOS FRANCESES
author Timm, Mateus Robaski
author_facet Timm, Mateus Robaski
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Timm, Mateus Robaski
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave
Lírica Moderna. Simbolismo Sul-rio-grandense. Teorias da Poesia./Keywords
Modern Lyric. Symbolism of Rio Grande do Sul. Theories of Poetry.
topic Palavras-chave
Lírica Moderna. Simbolismo Sul-rio-grandense. Teorias da Poesia./Keywords
Modern Lyric. Symbolism of Rio Grande do Sul. Theories of Poetry.
description ResumoEste artigo busca evidenciar como A divina quimera (1916), de Eduardo Guimaraens (1892-1928), contribuiu para o desenvolvimento da lírica moderna. Esta, que foi, em muitos aspectos, uma corrente inovadora na literatura ocidental, pretendeu distanciar-se das práticas linguísticas vigentes na literatura ocidental, no final do século XIX, seja do discurso lógico-científico, seja das técnicas “realistas” empregadas pelos escritores literários. Por conta disto, Eduardo Guimaraens cultivou a rarefação do sentido, fazendo com que a significação do poema apareça de forma imprecisa, possibilitando que múltiplas e não excludentes leituras sejam possíveis das suas criações literárias. Esta técnica poética implica que o leitor participe ativamente na produção do sentido, o que faz com que a obra amplie a cada leitura suas possibilidades de compreensão.AbstractThis article seeks to show how Eduardo Guimaraens’ The divine chimera (1916) contributed to the development of the modern lyric. This, in many ways, innovative stage of Western literature, intended to distance itself from the most prestigious linguistic practices at the end of the 19th century, whether from the logical-scientific discourse or from the “realistic” techniques employed by the literary writers. Thus, Eduardo Guimaraens cultivated the rarefaction of meaning, making the signification of the poem appear imprecise, since multiple and non-exclusive readings are possible from his literary creations. This poetic technique implies that the reader actively participates in the production of meaning, which makes the work of art amplifies in each new reading his own significance.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/104045
url https://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/104045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/104045/57859
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul; n. 158 (2020): REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO SUL
2595-7031
1678-3484
reponame:Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)
instname:Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS)
instacron:IHGRGS
instname_str Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS)
instacron_str IHGRGS
institution IHGRGS
reponame_str Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)
collection Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) - Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS)
repository.mail.fl_str_mv revistaihgrgs@ufrgs.br
_version_ 1797052918509076480