RAREFAÇÃO DO SENTIDO, PLURIVOCIDADE SEMÂNTICA E RITMO NO “PRELÚDIO” DE A DIVINA QUIMERA, DE EDUARDO GUIMARAENS: APROXIMAÇÃO COM OS LÍRICOS MODERNOS FRANCESES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/104045 |
Resumo: | ResumoEste artigo busca evidenciar como A divina quimera (1916), de Eduardo Guimaraens (1892-1928), contribuiu para o desenvolvimento da lírica moderna. Esta, que foi, em muitos aspectos, uma corrente inovadora na literatura ocidental, pretendeu distanciar-se das práticas linguísticas vigentes na literatura ocidental, no final do século XIX, seja do discurso lógico-científico, seja das técnicas “realistas” empregadas pelos escritores literários. Por conta disto, Eduardo Guimaraens cultivou a rarefação do sentido, fazendo com que a significação do poema apareça de forma imprecisa, possibilitando que múltiplas e não excludentes leituras sejam possíveis das suas criações literárias. Esta técnica poética implica que o leitor participe ativamente na produção do sentido, o que faz com que a obra amplie a cada leitura suas possibilidades de compreensão.AbstractThis article seeks to show how Eduardo Guimaraens’ The divine chimera (1916) contributed to the development of the modern lyric. This, in many ways, innovative stage of Western literature, intended to distance itself from the most prestigious linguistic practices at the end of the 19th century, whether from the logical-scientific discourse or from the “realistic” techniques employed by the literary writers. Thus, Eduardo Guimaraens cultivated the rarefaction of meaning, making the signification of the poem appear imprecise, since multiple and non-exclusive readings are possible from his literary creations. This poetic technique implies that the reader actively participates in the production of meaning, which makes the work of art amplifies in each new reading his own significance. |
id |
IHGRGS-2_73a84130c11f59379bcd241018deae81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/104045 |
network_acronym_str |
IHGRGS-2 |
network_name_str |
Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
RAREFAÇÃO DO SENTIDO, PLURIVOCIDADE SEMÂNTICA E RITMO NO “PRELÚDIO” DE A DIVINA QUIMERA, DE EDUARDO GUIMARAENS: APROXIMAÇÃO COM OS LÍRICOS MODERNOS FRANCESESPalavras-chaveLírica Moderna. Simbolismo Sul-rio-grandense. Teorias da Poesia./KeywordsModern Lyric. Symbolism of Rio Grande do Sul. Theories of Poetry.ResumoEste artigo busca evidenciar como A divina quimera (1916), de Eduardo Guimaraens (1892-1928), contribuiu para o desenvolvimento da lírica moderna. Esta, que foi, em muitos aspectos, uma corrente inovadora na literatura ocidental, pretendeu distanciar-se das práticas linguísticas vigentes na literatura ocidental, no final do século XIX, seja do discurso lógico-científico, seja das técnicas “realistas” empregadas pelos escritores literários. Por conta disto, Eduardo Guimaraens cultivou a rarefação do sentido, fazendo com que a significação do poema apareça de forma imprecisa, possibilitando que múltiplas e não excludentes leituras sejam possíveis das suas criações literárias. Esta técnica poética implica que o leitor participe ativamente na produção do sentido, o que faz com que a obra amplie a cada leitura suas possibilidades de compreensão.AbstractThis article seeks to show how Eduardo Guimaraens’ The divine chimera (1916) contributed to the development of the modern lyric. This, in many ways, innovative stage of Western literature, intended to distance itself from the most prestigious linguistic practices at the end of the 19th century, whether from the logical-scientific discourse or from the “realistic” techniques employed by the literary writers. Thus, Eduardo Guimaraens cultivated the rarefaction of meaning, making the signification of the poem appear imprecise, since multiple and non-exclusive readings are possible from his literary creations. This poetic technique implies that the reader actively participates in the production of meaning, which makes the work of art amplifies in each new reading his own significance.Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul2020-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/104045Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul; n. 158 (2020): REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO SUL2595-70311678-3484reponame:Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)instname:Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS)instacron:IHGRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/104045/57859Copyright (c) 2020 Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/openAccessTimm, Mateus Robaski2023-07-30T16:23:29Zoai:seer.ufrgs.br:article/104045Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/oairevistaihgrgs@ufrgs.br2595-70311678-3484opendoar:2023-07-30T16:23:29Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) - Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RAREFAÇÃO DO SENTIDO, PLURIVOCIDADE SEMÂNTICA E RITMO NO “PRELÚDIO” DE A DIVINA QUIMERA, DE EDUARDO GUIMARAENS: APROXIMAÇÃO COM OS LÍRICOS MODERNOS FRANCESES |
title |
RAREFAÇÃO DO SENTIDO, PLURIVOCIDADE SEMÂNTICA E RITMO NO “PRELÚDIO” DE A DIVINA QUIMERA, DE EDUARDO GUIMARAENS: APROXIMAÇÃO COM OS LÍRICOS MODERNOS FRANCESES |
spellingShingle |
RAREFAÇÃO DO SENTIDO, PLURIVOCIDADE SEMÂNTICA E RITMO NO “PRELÚDIO” DE A DIVINA QUIMERA, DE EDUARDO GUIMARAENS: APROXIMAÇÃO COM OS LÍRICOS MODERNOS FRANCESES Timm, Mateus Robaski Palavras-chave Lírica Moderna. Simbolismo Sul-rio-grandense. Teorias da Poesia./Keywords Modern Lyric. Symbolism of Rio Grande do Sul. Theories of Poetry. |
title_short |
RAREFAÇÃO DO SENTIDO, PLURIVOCIDADE SEMÂNTICA E RITMO NO “PRELÚDIO” DE A DIVINA QUIMERA, DE EDUARDO GUIMARAENS: APROXIMAÇÃO COM OS LÍRICOS MODERNOS FRANCESES |
title_full |
RAREFAÇÃO DO SENTIDO, PLURIVOCIDADE SEMÂNTICA E RITMO NO “PRELÚDIO” DE A DIVINA QUIMERA, DE EDUARDO GUIMARAENS: APROXIMAÇÃO COM OS LÍRICOS MODERNOS FRANCESES |
title_fullStr |
RAREFAÇÃO DO SENTIDO, PLURIVOCIDADE SEMÂNTICA E RITMO NO “PRELÚDIO” DE A DIVINA QUIMERA, DE EDUARDO GUIMARAENS: APROXIMAÇÃO COM OS LÍRICOS MODERNOS FRANCESES |
title_full_unstemmed |
RAREFAÇÃO DO SENTIDO, PLURIVOCIDADE SEMÂNTICA E RITMO NO “PRELÚDIO” DE A DIVINA QUIMERA, DE EDUARDO GUIMARAENS: APROXIMAÇÃO COM OS LÍRICOS MODERNOS FRANCESES |
title_sort |
RAREFAÇÃO DO SENTIDO, PLURIVOCIDADE SEMÂNTICA E RITMO NO “PRELÚDIO” DE A DIVINA QUIMERA, DE EDUARDO GUIMARAENS: APROXIMAÇÃO COM OS LÍRICOS MODERNOS FRANCESES |
author |
Timm, Mateus Robaski |
author_facet |
Timm, Mateus Robaski |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Timm, Mateus Robaski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave Lírica Moderna. Simbolismo Sul-rio-grandense. Teorias da Poesia./Keywords Modern Lyric. Symbolism of Rio Grande do Sul. Theories of Poetry. |
topic |
Palavras-chave Lírica Moderna. Simbolismo Sul-rio-grandense. Teorias da Poesia./Keywords Modern Lyric. Symbolism of Rio Grande do Sul. Theories of Poetry. |
description |
ResumoEste artigo busca evidenciar como A divina quimera (1916), de Eduardo Guimaraens (1892-1928), contribuiu para o desenvolvimento da lírica moderna. Esta, que foi, em muitos aspectos, uma corrente inovadora na literatura ocidental, pretendeu distanciar-se das práticas linguísticas vigentes na literatura ocidental, no final do século XIX, seja do discurso lógico-científico, seja das técnicas “realistas” empregadas pelos escritores literários. Por conta disto, Eduardo Guimaraens cultivou a rarefação do sentido, fazendo com que a significação do poema apareça de forma imprecisa, possibilitando que múltiplas e não excludentes leituras sejam possíveis das suas criações literárias. Esta técnica poética implica que o leitor participe ativamente na produção do sentido, o que faz com que a obra amplie a cada leitura suas possibilidades de compreensão.AbstractThis article seeks to show how Eduardo Guimaraens’ The divine chimera (1916) contributed to the development of the modern lyric. This, in many ways, innovative stage of Western literature, intended to distance itself from the most prestigious linguistic practices at the end of the 19th century, whether from the logical-scientific discourse or from the “realistic” techniques employed by the literary writers. Thus, Eduardo Guimaraens cultivated the rarefaction of meaning, making the signification of the poem appear imprecise, since multiple and non-exclusive readings are possible from his literary creations. This poetic technique implies that the reader actively participates in the production of meaning, which makes the work of art amplifies in each new reading his own significance. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/104045 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/104045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/104045/57859 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul; n. 158 (2020): REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO SUL 2595-7031 1678-3484 reponame:Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) instname:Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS) instacron:IHGRGS |
instname_str |
Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS) |
instacron_str |
IHGRGS |
institution |
IHGRGS |
reponame_str |
Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) |
collection |
Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) - Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaihgrgs@ufrgs.br |
_version_ |
1797052918509076480 |