Neuropatia do Ulnar no punho sem alteração sensitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Marcelo Ribeiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Hansenologia Internationalis (Online)
Texto Completo: https://periodicos.saude.sp.gov.br/hansenologia/article/view/35097
Resumo: Paciente de 31 anos, sem patologias que afetem o sistema nervoso periférico, tem acidente automobilístico há seis meses, com fratura de bacia e rótula. Após período de três meses, iniciou deambulação com auxilio de muleta no membro superior esquerdo. Após quatro semanas do uso da muleta notou que a mão esquerda estava fraca, porém sem alteração sensitiva. Ao exame dos membros superiores paciente apresenta fraqueza dos músculos da mão esquerda inervados pelo ulnar com MRC 4, sem déficit sensitivo no território do ulnar. Restante do exame normal. Flexor ulnar do carpo normal. Eletromiografia revela ondas positivas 2+ a 3+/4+, com recrutamento rarefeito 2+/4+, com potenciais de unidade motora com morfologias normais, no primeiro interósseo dorsal da mão (FDI) e no abdutor do dedo mínimo (ADM), na mão esquerda. Demais músculos avaliados normais (deltoide, triceps, pronador redondo, extensor do índex, abdutor curto do polegar e flexor ulnar do carpo) Neurocondução revela potencial motor do ulnar esquerdo com amplitude reduzida com captação no ADM e no FDI, revelando ainda bloqueio parcial de condução do ramo profundo do ulnar entre estímulo na palma e punho, com captação no FDI. Demais nervos testados normais (ulnar sensitivo-motor direito, mediano sensitivo-motor bilateral, radial superficial bilateral e ulnar sensitivo esquerdo). Hipótese Diagnóstica: Neuropatia do ulnar no punho, afetando apenas o ramo profundo, proximal a saída dos ramos para os músculos da região hipotenar (abdutor do dedo mínimo, adutor do dedo mínimo e flexor do dedo mínimo): Síndrome do Canal de Guyon tipo II.
id ILSL-1_4ad0313abd7dcfc96f28943bc7713d7a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.saude.sp.gov.br:article/35097
network_acronym_str ILSL-1
network_name_str Hansenologia Internationalis (Online)
repository_id_str
spelling Neuropatia do Ulnar no punho sem alteração sensitivaPaciente de 31 anos, sem patologias que afetem o sistema nervoso periférico, tem acidente automobilístico há seis meses, com fratura de bacia e rótula. Após período de três meses, iniciou deambulação com auxilio de muleta no membro superior esquerdo. Após quatro semanas do uso da muleta notou que a mão esquerda estava fraca, porém sem alteração sensitiva. Ao exame dos membros superiores paciente apresenta fraqueza dos músculos da mão esquerda inervados pelo ulnar com MRC 4, sem déficit sensitivo no território do ulnar. Restante do exame normal. Flexor ulnar do carpo normal. Eletromiografia revela ondas positivas 2+ a 3+/4+, com recrutamento rarefeito 2+/4+, com potenciais de unidade motora com morfologias normais, no primeiro interósseo dorsal da mão (FDI) e no abdutor do dedo mínimo (ADM), na mão esquerda. Demais músculos avaliados normais (deltoide, triceps, pronador redondo, extensor do índex, abdutor curto do polegar e flexor ulnar do carpo) Neurocondução revela potencial motor do ulnar esquerdo com amplitude reduzida com captação no ADM e no FDI, revelando ainda bloqueio parcial de condução do ramo profundo do ulnar entre estímulo na palma e punho, com captação no FDI. Demais nervos testados normais (ulnar sensitivo-motor direito, mediano sensitivo-motor bilateral, radial superficial bilateral e ulnar sensitivo esquerdo). Hipótese Diagnóstica: Neuropatia do ulnar no punho, afetando apenas o ramo profundo, proximal a saída dos ramos para os músculos da região hipotenar (abdutor do dedo mínimo, adutor do dedo mínimo e flexor do dedo mínimo): Síndrome do Canal de Guyon tipo II.Instituto Lauro de Souza Lima da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNão avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.saude.sp.gov.br/hansenologia/article/view/35097Hansenologia Internationalis: leprosy and other infectious diseases; Vol. 37 No. 1 (2012); 102Hansenologia Internationalis: hanseníase e outras doenças infecciosas; v. 37 n. 1 (2012); 1021982-5161reponame:Hansenologia Internationalis (Online)instname:Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL)instacron:ILSLporhttps://periodicos.saude.sp.gov.br/hansenologia/article/view/35097/33573https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaetano, Marcelo Ribeiro2023-01-18T19:53:38Zoai:ojs.periodicos.saude.sp.gov.br:article/35097Revistahttps://periodicos.saude.sp.gov.br/hansenologiaPRIhttps://periodicos.saude.sp.gov.br/hansenologia/oaihansen_int@ilsl.br || hansenologia.internationalis@gmail.com || periodicossp@saude.sp.gov.br1982-51610100-3283opendoar:2023-01-18T19:53:38Hansenologia Internationalis (Online) - Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL)false
dc.title.none.fl_str_mv Neuropatia do Ulnar no punho sem alteração sensitiva
title Neuropatia do Ulnar no punho sem alteração sensitiva
spellingShingle Neuropatia do Ulnar no punho sem alteração sensitiva
Caetano, Marcelo Ribeiro
title_short Neuropatia do Ulnar no punho sem alteração sensitiva
title_full Neuropatia do Ulnar no punho sem alteração sensitiva
title_fullStr Neuropatia do Ulnar no punho sem alteração sensitiva
title_full_unstemmed Neuropatia do Ulnar no punho sem alteração sensitiva
title_sort Neuropatia do Ulnar no punho sem alteração sensitiva
author Caetano, Marcelo Ribeiro
author_facet Caetano, Marcelo Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Marcelo Ribeiro
description Paciente de 31 anos, sem patologias que afetem o sistema nervoso periférico, tem acidente automobilístico há seis meses, com fratura de bacia e rótula. Após período de três meses, iniciou deambulação com auxilio de muleta no membro superior esquerdo. Após quatro semanas do uso da muleta notou que a mão esquerda estava fraca, porém sem alteração sensitiva. Ao exame dos membros superiores paciente apresenta fraqueza dos músculos da mão esquerda inervados pelo ulnar com MRC 4, sem déficit sensitivo no território do ulnar. Restante do exame normal. Flexor ulnar do carpo normal. Eletromiografia revela ondas positivas 2+ a 3+/4+, com recrutamento rarefeito 2+/4+, com potenciais de unidade motora com morfologias normais, no primeiro interósseo dorsal da mão (FDI) e no abdutor do dedo mínimo (ADM), na mão esquerda. Demais músculos avaliados normais (deltoide, triceps, pronador redondo, extensor do índex, abdutor curto do polegar e flexor ulnar do carpo) Neurocondução revela potencial motor do ulnar esquerdo com amplitude reduzida com captação no ADM e no FDI, revelando ainda bloqueio parcial de condução do ramo profundo do ulnar entre estímulo na palma e punho, com captação no FDI. Demais nervos testados normais (ulnar sensitivo-motor direito, mediano sensitivo-motor bilateral, radial superficial bilateral e ulnar sensitivo esquerdo). Hipótese Diagnóstica: Neuropatia do ulnar no punho, afetando apenas o ramo profundo, proximal a saída dos ramos para os músculos da região hipotenar (abdutor do dedo mínimo, adutor do dedo mínimo e flexor do dedo mínimo): Síndrome do Canal de Guyon tipo II.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.saude.sp.gov.br/hansenologia/article/view/35097
url https://periodicos.saude.sp.gov.br/hansenologia/article/view/35097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.saude.sp.gov.br/hansenologia/article/view/35097/33573
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Lauro de Souza Lima da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Lauro de Souza Lima da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Hansenologia Internationalis: leprosy and other infectious diseases; Vol. 37 No. 1 (2012); 102
Hansenologia Internationalis: hanseníase e outras doenças infecciosas; v. 37 n. 1 (2012); 102
1982-5161
reponame:Hansenologia Internationalis (Online)
instname:Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL)
instacron:ILSL
instname_str Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL)
instacron_str ILSL
institution ILSL
reponame_str Hansenologia Internationalis (Online)
collection Hansenologia Internationalis (Online)
repository.name.fl_str_mv Hansenologia Internationalis (Online) - Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL)
repository.mail.fl_str_mv hansen_int@ilsl.br || hansenologia.internationalis@gmail.com || periodicossp@saude.sp.gov.br
_version_ 1796797578786897920