Evidências do impacto da suplementação múltipla com micronutrientes no crescimento de pré-escolares: revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedraza,Dixis Figueroa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292014000100017
Resumo: Objetivos: agregar evidências sobre o efeito da suplementação múltipla com micronutrientes no crescimento de crianças pré-escolares, com ênfase nos efeitos combinados ou isolados do zinco, ferro e vitamina A. Métodos: foi realizada uma busca por ensaios clínicos aleatorizados e artigos de revisão sistemática com metanálise na base de dados PubMed. Foram selecionados artigos publicados entre 1995 e maio de 2013, considerando a combinação dos descritores (child, preschool OR infant) AND (growth) AND (zinc AND iron AND vitamin A) OR (zinc AND iron) OR (zinc AND vitamin A) OR (iron AND vitamin A). Resultados: foram selecionados 33 artigos para a presente revisão, 29 do tipo ensaio clínico e quatro de revisão sistemática com metanálise. A administração de suplementos nutricionais contendo combinações de zinco, ferro e vitamina A pode aumentar o potencial de crescimento das crianças, sendo mais evidente o efeito quando comparada a suplementação com múltiplos micronutrientes vs placebo ou dieta habitual, e com os esquemas de suplementação dupla e única. A combinação de zinco e vitamina A é a melhor opção de suplementação dupla. O efeito da suplementação tripla em relação às outras opções (placebo, única, dupla, múltipla), bem como os possíveis efeitos diferenciados da suplementação segundo a condição nutricional e/ou idade das crianças, ainda precisam de investigação mais aprofundada para orientar as estratégias de prevenção. Conclusões: a suplementação múltipla com micronutrientes tem efeitos positivos no crescimento linear que dependem do esquema de suplementação adotado.
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