Validação do conteúdo de um instrumento para avaliação da prontidão do prematuro para início da alimentação oral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fujinaga,Cristina I.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Scochi,Carmen G. S., Santos,Claudia B., Zamberlan,Nelma E., Leite,Adriana M.
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292008000400004
Resumo: OBJETIVOS: elaborar e validar o conteúdo e a aparência de um instrumento de avaliação da prontidão do prematuro em iniciar a transição da alimentação gástrica para via oral. MÉTODOS: para validação do conteúdo do instrumento e seu respectivo guia instrucional, estabeleceu-se um percentual mínimo de concordância de 85% entre os "juízes ", fonoaudiólogos com experiência na área de neonatologia. RESULTADOS: obteve-se concordância acima de 85% nos itens avaliados. O instrumento e guia instrucional validados ficaram constituídos dos seguintes itens: idade corrigida, estado de organização comportamental (estado de consciência, postura e tônus global), postura oral (lábios e língua), reflexos orais (procura, sucção, mordida e vômito) e sucção não-nutritiva (movimentação e canolamento de língua, movimentação da mandíbula, força de sucção, sucções por pausa, manutenção do ritmo de sucção por pausa e do estado alerta e sinais de estresse). CONCLUSÕES: o instrumento e guia instrucional objetivam e sistematizam a avaliação do bebê prematuro iniciar a transição da alimentação gástrica para via oral. Para o uso em unidades neonatais, há necessidade de sua validação clínica.
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