Avaliação antropométrica de pacientes com suspeita de erros inatos do metabolismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito-Silva,Francilia de Kássia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Oliveira,Ana Paula Pereira de, Santana-da-Silva,Luiz Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292012000300009
Resumo: OBJETIVOS: avaliar antropometricamente os pacientes com suspeita de erros inatos do metabolismo (EIM) e descrever a prevalência de distúrbios nutricionais (desnutrição, sobrepeso e obesidade). MÉTODOS: foram avaliados 55 pacientes de 0 a 10 anos, de acordo com os índices antropométricos (A/I, P/I E P/A e IMC/I), no laboratório de erros inatos do metabolismo (LEIM) da Universidade Federal do Pará, através de balança e antropômetro. Os dados foram coletados a partir da ficha de atendimento do LEIM. Para o diagnóstico nutricional foram utilizados os programas Anthro e Anthro Plus e o programa SPSS para a análise estatística. RESULTADOS: os pacientes atendidos pertenciam, na maioria, a faixa etária de sete meses a nove anos. Os principais sintomas foram atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e infecções frequentes. Quanto ao estado nutricional, foi observado déficit de 23,7% no indicador de peso para idade, déficit de 50,9% no indicador de altura para idade, excesso de peso e obesidade de 15,4% para peso para altura, e 25,1% para índice de massa corporal para idade. CONCLUSÕES: os pacientes apresentaram estado nutricional inadequados, o qual na ausência de diagnóstico de EIM, os fatores envolvidos devem ser mais bem averiguados.
id IMIPFF-1_8f819aed39372f164a850129ec95d741
oai_identifier_str oai:scielo:S1519-38292012000300009
network_acronym_str IMIPFF-1
network_name_str Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação antropométrica de pacientes com suspeita de erros inatos do metabolismoAntropometriaErros inatos do metabolismoEstado nutricionalOBJETIVOS: avaliar antropometricamente os pacientes com suspeita de erros inatos do metabolismo (EIM) e descrever a prevalência de distúrbios nutricionais (desnutrição, sobrepeso e obesidade). MÉTODOS: foram avaliados 55 pacientes de 0 a 10 anos, de acordo com os índices antropométricos (A/I, P/I E P/A e IMC/I), no laboratório de erros inatos do metabolismo (LEIM) da Universidade Federal do Pará, através de balança e antropômetro. Os dados foram coletados a partir da ficha de atendimento do LEIM. Para o diagnóstico nutricional foram utilizados os programas Anthro e Anthro Plus e o programa SPSS para a análise estatística. RESULTADOS: os pacientes atendidos pertenciam, na maioria, a faixa etária de sete meses a nove anos. Os principais sintomas foram atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e infecções frequentes. Quanto ao estado nutricional, foi observado déficit de 23,7% no indicador de peso para idade, déficit de 50,9% no indicador de altura para idade, excesso de peso e obesidade de 15,4% para peso para altura, e 25,1% para índice de massa corporal para idade. CONCLUSÕES: os pacientes apresentaram estado nutricional inadequados, o qual na ausência de diagnóstico de EIM, os fatores envolvidos devem ser mais bem averiguados.Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292012000300009Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil v.12 n.3 2012reponame:Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)instname:Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)instacron:IMIPFF10.1590/S1519-38292012000300009info:eu-repo/semantics/openAccessBrito-Silva,Francilia de KássiaOliveira,Ana Paula Pereira deSantana-da-Silva,Luiz Carlospor2012-09-28T00:00:00Zoai:scielo:S1519-38292012000300009Revistahttp://www.scielo.br/rbsmihttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@imip.org.br1806-93041519-3829opendoar:2012-09-28T00:00Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online) - Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação antropométrica de pacientes com suspeita de erros inatos do metabolismo
title Avaliação antropométrica de pacientes com suspeita de erros inatos do metabolismo
spellingShingle Avaliação antropométrica de pacientes com suspeita de erros inatos do metabolismo
Brito-Silva,Francilia de Kássia
Antropometria
Erros inatos do metabolismo
Estado nutricional
title_short Avaliação antropométrica de pacientes com suspeita de erros inatos do metabolismo
title_full Avaliação antropométrica de pacientes com suspeita de erros inatos do metabolismo
title_fullStr Avaliação antropométrica de pacientes com suspeita de erros inatos do metabolismo
title_full_unstemmed Avaliação antropométrica de pacientes com suspeita de erros inatos do metabolismo
title_sort Avaliação antropométrica de pacientes com suspeita de erros inatos do metabolismo
author Brito-Silva,Francilia de Kássia
author_facet Brito-Silva,Francilia de Kássia
Oliveira,Ana Paula Pereira de
Santana-da-Silva,Luiz Carlos
author_role author
author2 Oliveira,Ana Paula Pereira de
Santana-da-Silva,Luiz Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito-Silva,Francilia de Kássia
Oliveira,Ana Paula Pereira de
Santana-da-Silva,Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Antropometria
Erros inatos do metabolismo
Estado nutricional
topic Antropometria
Erros inatos do metabolismo
Estado nutricional
description OBJETIVOS: avaliar antropometricamente os pacientes com suspeita de erros inatos do metabolismo (EIM) e descrever a prevalência de distúrbios nutricionais (desnutrição, sobrepeso e obesidade). MÉTODOS: foram avaliados 55 pacientes de 0 a 10 anos, de acordo com os índices antropométricos (A/I, P/I E P/A e IMC/I), no laboratório de erros inatos do metabolismo (LEIM) da Universidade Federal do Pará, através de balança e antropômetro. Os dados foram coletados a partir da ficha de atendimento do LEIM. Para o diagnóstico nutricional foram utilizados os programas Anthro e Anthro Plus e o programa SPSS para a análise estatística. RESULTADOS: os pacientes atendidos pertenciam, na maioria, a faixa etária de sete meses a nove anos. Os principais sintomas foram atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e infecções frequentes. Quanto ao estado nutricional, foi observado déficit de 23,7% no indicador de peso para idade, déficit de 50,9% no indicador de altura para idade, excesso de peso e obesidade de 15,4% para peso para altura, e 25,1% para índice de massa corporal para idade. CONCLUSÕES: os pacientes apresentaram estado nutricional inadequados, o qual na ausência de diagnóstico de EIM, os fatores envolvidos devem ser mais bem averiguados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292012000300009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292012000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1519-38292012000300009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil v.12 n.3 2012
reponame:Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
instname:Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)
instacron:IMIPFF
instname_str Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)
instacron_str IMIPFF
institution IMIPFF
reponame_str Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
collection Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online) - Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@imip.org.br
_version_ 1752129929016770560