Conhecimentos e práticas de educadoras infantis sobre anemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira-Palombo,Claudia Nery
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Fujimori,Elizabeth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292006000200008
Resumo: OBJETIVOS: identificar e analisar conhecimentos e práticas de educadoras de uma creche, relativos à anemia. MÉTODOS: estudo desenvolvido em creche pública que atende população da periferia da cidade de São Paulo. A maioria das crianças freqüentava posto de saúde, creche há mais de seis meses e pertencia a famílias de baixa renda. Todas as 15 educadoras haviam concluído o segundo grau. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo. RESULTADOS: os conhecimentos e práticas das educadoras decorriam do senso comum, sendo adquiridos no dia-a-dia, com a própria experiência. Muitas apresentaram conceitos equivocados, que podem prejudicar a prestação de cuidados. Para elas, o controle e a prevenção da anemia depende da "educação dos pais", perspectiva que pode dificultar a construção da parceria educadores/pais, pois impede a percepção de que os problemas são determinados socialmente e não decorrentes apenas dos cuidados prestados pela família. Algumas reconheciam crianças anêmicas e procuravam contribuir para seu controle, porém a maioria atribuía essa responsabilidade aos profissionais de saúde, não relacionando com as condições e práticas de cuidado de sua competência. CONCLUSÕES: aponta-se a necessidade de incluir conhecimentos sobre anemia e práticas de cuidados, tanto na formação inicial, quanto continuada dos educadores infantis.
id IMIPFF-1_fe0bb275a74585a0c1c0c46de9ee06d8
oai_identifier_str oai:scielo:S1519-38292006000200008
network_acronym_str IMIPFF-1
network_name_str Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
repository_id_str
spelling Conhecimentos e práticas de educadoras infantis sobre anemiaAnemiaCrechesCuidado da criançaOBJETIVOS: identificar e analisar conhecimentos e práticas de educadoras de uma creche, relativos à anemia. MÉTODOS: estudo desenvolvido em creche pública que atende população da periferia da cidade de São Paulo. A maioria das crianças freqüentava posto de saúde, creche há mais de seis meses e pertencia a famílias de baixa renda. Todas as 15 educadoras haviam concluído o segundo grau. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo. RESULTADOS: os conhecimentos e práticas das educadoras decorriam do senso comum, sendo adquiridos no dia-a-dia, com a própria experiência. Muitas apresentaram conceitos equivocados, que podem prejudicar a prestação de cuidados. Para elas, o controle e a prevenção da anemia depende da "educação dos pais", perspectiva que pode dificultar a construção da parceria educadores/pais, pois impede a percepção de que os problemas são determinados socialmente e não decorrentes apenas dos cuidados prestados pela família. Algumas reconheciam crianças anêmicas e procuravam contribuir para seu controle, porém a maioria atribuía essa responsabilidade aos profissionais de saúde, não relacionando com as condições e práticas de cuidado de sua competência. CONCLUSÕES: aponta-se a necessidade de incluir conhecimentos sobre anemia e práticas de cuidados, tanto na formação inicial, quanto continuada dos educadores infantis.Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292006000200008Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil v.6 n.2 2006reponame:Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)instname:Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)instacron:IMIPFF10.1590/S1519-38292006000200008info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira-Palombo,Claudia NeryFujimori,Elizabethpor2006-09-04T00:00:00Zoai:scielo:S1519-38292006000200008Revistahttp://www.scielo.br/rbsmihttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@imip.org.br1806-93041519-3829opendoar:2006-09-04T00:00Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online) - Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimentos e práticas de educadoras infantis sobre anemia
title Conhecimentos e práticas de educadoras infantis sobre anemia
spellingShingle Conhecimentos e práticas de educadoras infantis sobre anemia
Teixeira-Palombo,Claudia Nery
Anemia
Creches
Cuidado da criança
title_short Conhecimentos e práticas de educadoras infantis sobre anemia
title_full Conhecimentos e práticas de educadoras infantis sobre anemia
title_fullStr Conhecimentos e práticas de educadoras infantis sobre anemia
title_full_unstemmed Conhecimentos e práticas de educadoras infantis sobre anemia
title_sort Conhecimentos e práticas de educadoras infantis sobre anemia
author Teixeira-Palombo,Claudia Nery
author_facet Teixeira-Palombo,Claudia Nery
Fujimori,Elizabeth
author_role author
author2 Fujimori,Elizabeth
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira-Palombo,Claudia Nery
Fujimori,Elizabeth
dc.subject.por.fl_str_mv Anemia
Creches
Cuidado da criança
topic Anemia
Creches
Cuidado da criança
description OBJETIVOS: identificar e analisar conhecimentos e práticas de educadoras de uma creche, relativos à anemia. MÉTODOS: estudo desenvolvido em creche pública que atende população da periferia da cidade de São Paulo. A maioria das crianças freqüentava posto de saúde, creche há mais de seis meses e pertencia a famílias de baixa renda. Todas as 15 educadoras haviam concluído o segundo grau. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo. RESULTADOS: os conhecimentos e práticas das educadoras decorriam do senso comum, sendo adquiridos no dia-a-dia, com a própria experiência. Muitas apresentaram conceitos equivocados, que podem prejudicar a prestação de cuidados. Para elas, o controle e a prevenção da anemia depende da "educação dos pais", perspectiva que pode dificultar a construção da parceria educadores/pais, pois impede a percepção de que os problemas são determinados socialmente e não decorrentes apenas dos cuidados prestados pela família. Algumas reconheciam crianças anêmicas e procuravam contribuir para seu controle, porém a maioria atribuía essa responsabilidade aos profissionais de saúde, não relacionando com as condições e práticas de cuidado de sua competência. CONCLUSÕES: aponta-se a necessidade de incluir conhecimentos sobre anemia e práticas de cuidados, tanto na formação inicial, quanto continuada dos educadores infantis.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292006000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292006000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1519-38292006000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil v.6 n.2 2006
reponame:Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
instname:Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)
instacron:IMIPFF
instname_str Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)
instacron_str IMIPFF
institution IMIPFF
reponame_str Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
collection Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online) - Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@imip.org.br
_version_ 1752129927631601664