Câncer, Como Causa de Morte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scorzelli Junior, Achilles
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
Texto Completo: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/4161
Resumo: Os dados de muitos países, inclusive o Brasil, vêm revelando a importância crescente do câncer na mortalidade, situando-o entre os mais destacados aspectos médico-sociais da nosologia atual. O fato de que ainda não tenha sido desvendada sua etiologia coloca-o entre as mais sérias apreensões da espécie humana, que se vê ameaçada, avassaladoramente, por doença, ou, provavelmente, grupo de doenças cuja origem é desconhecida e para a qual não se obteve ainda tratamento específico e radical. Na realidade, o câncer vem se apresentando como fenômeno apavorante, sobretudo para as coletividades humanas mais adiantadas, justamente aquelas que, por outros motivos, alcançaram as melhores condições de vida e bem estar. Os esforços da investigação científica têm, não obstante, conduzido a expressivos sucessos, possibilitando, cada vez mais, o diagnóstico precoce e a utilização benéfica de recursos terapêuticos. A obtenção de dados amplos e adequados constitui um subsídio essencialmente importante a essa investigação, permitindo a comparação, no espaço e no tempo, das várias formas e localizações do câncer. Principalmente com relação a suas mais graves expressões, o câncer pode ser aferido pelos dados de mortalidade, que, de certo modo, prestam informação sôbre a marcha da morbidade, representando, fundamental para os rumos a serem seguidos em seu combate. A bioestatística, "bússola da Saúde Pública”, no dizer de Osvaldo Cruz, quando empreendeu profícua luta contra doenças pestilenciais, sagra-se, para o câncer, como recurso de não menor significação.
id INCA-1_0d12d3cd02db7bab1e19f7cb16d27fc2
oai_identifier_str oai:rbc.inca.gov.br:article/4161
network_acronym_str INCA-1
network_name_str Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
repository_id_str
spelling Câncer, Como Causa de MorteNeoplasias/mortalidadeNeoplasias/epidemiologiaDetecção Precoce de CâncerDemografiaNeoplasms/mortalityNeoplasms/epidemiologyEarly Detection of CancerDemographyNeoplasias/mortalidadeNeoplasias/epidemiologiaDetección Precoz del CáncerDemografíaOs dados de muitos países, inclusive o Brasil, vêm revelando a importância crescente do câncer na mortalidade, situando-o entre os mais destacados aspectos médico-sociais da nosologia atual. O fato de que ainda não tenha sido desvendada sua etiologia coloca-o entre as mais sérias apreensões da espécie humana, que se vê ameaçada, avassaladoramente, por doença, ou, provavelmente, grupo de doenças cuja origem é desconhecida e para a qual não se obteve ainda tratamento específico e radical. Na realidade, o câncer vem se apresentando como fenômeno apavorante, sobretudo para as coletividades humanas mais adiantadas, justamente aquelas que, por outros motivos, alcançaram as melhores condições de vida e bem estar. Os esforços da investigação científica têm, não obstante, conduzido a expressivos sucessos, possibilitando, cada vez mais, o diagnóstico precoce e a utilização benéfica de recursos terapêuticos. A obtenção de dados amplos e adequados constitui um subsídio essencialmente importante a essa investigação, permitindo a comparação, no espaço e no tempo, das várias formas e localizações do câncer. Principalmente com relação a suas mais graves expressões, o câncer pode ser aferido pelos dados de mortalidade, que, de certo modo, prestam informação sôbre a marcha da morbidade, representando, fundamental para os rumos a serem seguidos em seu combate. A bioestatística, "bússola da Saúde Pública”, no dizer de Osvaldo Cruz, quando empreendeu profícua luta contra doenças pestilenciais, sagra-se, para o câncer, como recurso de não menor significação.INCA2023-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos, Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/416110.32635/2176-9745.RBC.1956v13n15.4161Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 13 No. 15 (1956): Dec.; 71-89Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 13 Núm. 15 (1956): dic.; 71-89Revista Brasileira de Cancerologia; v. 13 n. 15 (1956): dez.; 71-892176-9745reponame:Revista Brasileira de Cancerologia (Online)instname:Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)instacron:INCAporhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/4161/2956Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Cancerologiahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScorzelli Junior, Achilles2023-09-06T19:06:32Zoai:rbc.inca.gov.br:article/4161Revistahttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revistaPUBhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/oairbc@inca.gov.br0034-71162176-9745opendoar:2023-09-06T19:06:32Revista Brasileira de Cancerologia (Online) - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)false
dc.title.none.fl_str_mv Câncer, Como Causa de Morte
title Câncer, Como Causa de Morte
spellingShingle Câncer, Como Causa de Morte
Scorzelli Junior, Achilles
Neoplasias/mortalidade
Neoplasias/epidemiologia
Detecção Precoce de Câncer
Demografia
Neoplasms/mortality
Neoplasms/epidemiology
Early Detection of Cancer
Demography
Neoplasias/mortalidade
Neoplasias/epidemiologia
Detección Precoz del Cáncer
Demografía
title_short Câncer, Como Causa de Morte
title_full Câncer, Como Causa de Morte
title_fullStr Câncer, Como Causa de Morte
title_full_unstemmed Câncer, Como Causa de Morte
title_sort Câncer, Como Causa de Morte
author Scorzelli Junior, Achilles
author_facet Scorzelli Junior, Achilles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scorzelli Junior, Achilles
dc.subject.por.fl_str_mv Neoplasias/mortalidade
Neoplasias/epidemiologia
Detecção Precoce de Câncer
Demografia
Neoplasms/mortality
Neoplasms/epidemiology
Early Detection of Cancer
Demography
Neoplasias/mortalidade
Neoplasias/epidemiologia
Detección Precoz del Cáncer
Demografía
topic Neoplasias/mortalidade
Neoplasias/epidemiologia
Detecção Precoce de Câncer
Demografia
Neoplasms/mortality
Neoplasms/epidemiology
Early Detection of Cancer
Demography
Neoplasias/mortalidade
Neoplasias/epidemiologia
Detección Precoz del Cáncer
Demografía
description Os dados de muitos países, inclusive o Brasil, vêm revelando a importância crescente do câncer na mortalidade, situando-o entre os mais destacados aspectos médico-sociais da nosologia atual. O fato de que ainda não tenha sido desvendada sua etiologia coloca-o entre as mais sérias apreensões da espécie humana, que se vê ameaçada, avassaladoramente, por doença, ou, provavelmente, grupo de doenças cuja origem é desconhecida e para a qual não se obteve ainda tratamento específico e radical. Na realidade, o câncer vem se apresentando como fenômeno apavorante, sobretudo para as coletividades humanas mais adiantadas, justamente aquelas que, por outros motivos, alcançaram as melhores condições de vida e bem estar. Os esforços da investigação científica têm, não obstante, conduzido a expressivos sucessos, possibilitando, cada vez mais, o diagnóstico precoce e a utilização benéfica de recursos terapêuticos. A obtenção de dados amplos e adequados constitui um subsídio essencialmente importante a essa investigação, permitindo a comparação, no espaço e no tempo, das várias formas e localizações do câncer. Principalmente com relação a suas mais graves expressões, o câncer pode ser aferido pelos dados de mortalidade, que, de certo modo, prestam informação sôbre a marcha da morbidade, representando, fundamental para os rumos a serem seguidos em seu combate. A bioestatística, "bússola da Saúde Pública”, no dizer de Osvaldo Cruz, quando empreendeu profícua luta contra doenças pestilenciais, sagra-se, para o câncer, como recurso de não menor significação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos, Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/4161
10.32635/2176-9745.RBC.1956v13n15.4161
url https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/4161
identifier_str_mv 10.32635/2176-9745.RBC.1956v13n15.4161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/4161/2956
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Cancerologia
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Cancerologia
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INCA
publisher.none.fl_str_mv INCA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 13 No. 15 (1956): Dec.; 71-89
Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 13 Núm. 15 (1956): dic.; 71-89
Revista Brasileira de Cancerologia; v. 13 n. 15 (1956): dez.; 71-89
2176-9745
reponame:Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
instname:Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
instacron:INCA
instname_str Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
instacron_str INCA
institution INCA
reponame_str Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
collection Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Cancerologia (Online) - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
repository.mail.fl_str_mv rbc@inca.gov.br
_version_ 1797042239526928384