The Arch Method in the Pre-Operative Education of Laryngostomized Patients
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Cancerologia (Online) |
Texto Completo: | https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2291 |
Resumo: | This is a qualitative study addressing the pre-operative educational activity with laryngostomized patients through the Pedagogy of Problematization – The Arch Method, which consists of the observation of reality, key-point, theorization, solution hypotheses, and application to reality phases. As a result of its dynamic and flexible nature, it was possible to meet the needs presented by the five patients included in the study, who evaluated positively the experience. The need for the development of interpersonal skills by nurses dealing with different therapeutic situations during educational activities became evident. |
id |
INCA-1_2214284423d0dae620be3f205b8fbdb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rbc.inca.gov.br:article/2291 |
network_acronym_str |
INCA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Cancerologia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The Arch Method in the Pre-Operative Education of Laryngostomized PatientsO Método do Arco no Ensino Pré-Operatório de Pacientes LaringectomizadosPacientesLaringectomiaCuidados Pré-OperatóriosCuidados de EnfermagemEducaçãoPatientsLaringectomyPreoperative CareNursing CareEducationThis is a qualitative study addressing the pre-operative educational activity with laryngostomized patients through the Pedagogy of Problematization – The Arch Method, which consists of the observation of reality, key-point, theorization, solution hypotheses, and application to reality phases. As a result of its dynamic and flexible nature, it was possible to meet the needs presented by the five patients included in the study, who evaluated positively the experience. The need for the development of interpersonal skills by nurses dealing with different therapeutic situations during educational activities became evident.Trata-se de estudo qualitativo com o objetivo de planejar, implementar e avaliar a ação educativa pré-operatória aos pacientes laringectomizados baseada no método do arco, constituído pelas etapas de observação da realidade, ponto-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. Utilizaram-se entrevistas informais em abordagem individualizada e pautada no relacionamento interpessoal centrado no paciente enquanto educando, mantendo a postura de educadora enquanto facilitadora da aprendizagem. Como estratégia para fornecer subsídios teóricos e práticos específicos, identificados como necessários pelo paciente, empregou-se um álbum seriado, folheto de orientação e materiais como cânula de traqueostomia, sondas e drenos. Decorrente de seu caráter dinâmico e flexível, foi possível o atendimento das necessidades apresentadas pelos cinco pacientes incluídos neste estudo, que avaliaram de forma positiva a experiência. Ficou evidente a necessidade do desenvolvimento de habilidades interpessoais da enfermeira para lidar com as diferentes situações terapêuticas durante as atividades de ensino. A aplicação do método mostrou-se útil, haja visto o impacto que resultou na adaptação do paciente à realidade no pós-operatório, traduzido especialmente na promoção do auto cuidado, independência e segurança para o retorno ao convívio social.INCA2001-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos, Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/229110.32635/2176-9745.RBC.2001v47n4.2291Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 47 No. 4 (2001): Oct./Nov./Dec.; 425-433Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 47 Núm. 4 (2001): oct./nov./dic.; 425-433Revista Brasileira de Cancerologia; v. 47 n. 4 (2001): out./nov./dez.; 425-4332176-9745reponame:Revista Brasileira de Cancerologia (Online)instname:Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)instacron:INCAporhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2291/1430Sonobe, Helena Megumi Hayashida, Miyeko Mendes, Isabel Amélia CostaZago, Márcia Maria Fontãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-29T20:40:27Zoai:rbc.inca.gov.br:article/2291Revistahttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revistaPUBhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/oairbc@inca.gov.br0034-71162176-9745opendoar:2021-11-29T20:40:27Revista Brasileira de Cancerologia (Online) - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The Arch Method in the Pre-Operative Education of Laryngostomized Patients O Método do Arco no Ensino Pré-Operatório de Pacientes Laringectomizados |
title |
The Arch Method in the Pre-Operative Education of Laryngostomized Patients |
spellingShingle |
The Arch Method in the Pre-Operative Education of Laryngostomized Patients Sonobe, Helena Megumi Pacientes Laringectomia Cuidados Pré-Operatórios Cuidados de Enfermagem Educação Patients Laringectomy Preoperative Care Nursing Care Education |
title_short |
The Arch Method in the Pre-Operative Education of Laryngostomized Patients |
title_full |
The Arch Method in the Pre-Operative Education of Laryngostomized Patients |
title_fullStr |
The Arch Method in the Pre-Operative Education of Laryngostomized Patients |
title_full_unstemmed |
The Arch Method in the Pre-Operative Education of Laryngostomized Patients |
title_sort |
The Arch Method in the Pre-Operative Education of Laryngostomized Patients |
author |
Sonobe, Helena Megumi |
author_facet |
Sonobe, Helena Megumi Hayashida, Miyeko Mendes, Isabel Amélia Costa Zago, Márcia Maria Fontão |
author_role |
author |
author2 |
Hayashida, Miyeko Mendes, Isabel Amélia Costa Zago, Márcia Maria Fontão |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sonobe, Helena Megumi Hayashida, Miyeko Mendes, Isabel Amélia Costa Zago, Márcia Maria Fontão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pacientes Laringectomia Cuidados Pré-Operatórios Cuidados de Enfermagem Educação Patients Laringectomy Preoperative Care Nursing Care Education |
topic |
Pacientes Laringectomia Cuidados Pré-Operatórios Cuidados de Enfermagem Educação Patients Laringectomy Preoperative Care Nursing Care Education |
description |
This is a qualitative study addressing the pre-operative educational activity with laryngostomized patients through the Pedagogy of Problematization – The Arch Method, which consists of the observation of reality, key-point, theorization, solution hypotheses, and application to reality phases. As a result of its dynamic and flexible nature, it was possible to meet the needs presented by the five patients included in the study, who evaluated positively the experience. The need for the development of interpersonal skills by nurses dealing with different therapeutic situations during educational activities became evident. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos, Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2291 10.32635/2176-9745.RBC.2001v47n4.2291 |
url |
https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2291 |
identifier_str_mv |
10.32635/2176-9745.RBC.2001v47n4.2291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2291/1430 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INCA |
publisher.none.fl_str_mv |
INCA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 47 No. 4 (2001): Oct./Nov./Dec.; 425-433 Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 47 Núm. 4 (2001): oct./nov./dic.; 425-433 Revista Brasileira de Cancerologia; v. 47 n. 4 (2001): out./nov./dez.; 425-433 2176-9745 reponame:Revista Brasileira de Cancerologia (Online) instname:Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) instacron:INCA |
instname_str |
Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) |
instacron_str |
INCA |
institution |
INCA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Cancerologia (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Cancerologia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Cancerologia (Online) - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbc@inca.gov.br |
_version_ |
1797042250095525888 |