The Arch Method in the Pre-Operative Education of Laryngostomized Patients

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sonobe, Helena Megumi
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Hayashida, Miyeko, Mendes, Isabel Amélia Costa, Zago, Márcia Maria Fontão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
Texto Completo: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2291
Resumo: This is a qualitative study addressing the pre-operative educational activity with laryngostomized patients through the Pedagogy of Problematization – The Arch Method, which consists of the observation of reality, key-point, theorization, solution hypotheses, and application to reality phases. As a result of its dynamic and flexible nature, it was possible to meet the needs presented by the five patients included in the study, who evaluated positively the experience. The need for the development of interpersonal skills by nurses dealing with different therapeutic situations during educational activities became evident.
id INCA-1_2214284423d0dae620be3f205b8fbdb2
oai_identifier_str oai:rbc.inca.gov.br:article/2291
network_acronym_str INCA-1
network_name_str Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
repository_id_str
spelling The Arch Method in the Pre-Operative Education of Laryngostomized PatientsO Método do Arco no Ensino Pré-Operatório de Pacientes LaringectomizadosPacientesLaringectomiaCuidados Pré-OperatóriosCuidados de EnfermagemEducaçãoPatientsLaringectomyPreoperative CareNursing CareEducationThis is a qualitative study addressing the pre-operative educational activity with laryngostomized patients through the Pedagogy of Problematization – The Arch Method, which consists of the observation of reality, key-point, theorization, solution hypotheses, and application to reality phases. As a result of its dynamic and flexible nature, it was possible to meet the needs presented by the five patients included in the study, who evaluated positively the experience. The need for the development of interpersonal skills by nurses dealing with different therapeutic situations during educational activities became evident.Trata-se de estudo qualitativo com o objetivo de planejar, implementar e avaliar a ação educativa pré-operatória aos pacientes laringectomizados baseada no método do arco, constituído pelas etapas de observação da realidade, ponto-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. Utilizaram-se entrevistas informais em abordagem individualizada e pautada no relacionamento interpessoal centrado no paciente enquanto educando, mantendo a postura de educadora enquanto facilitadora da aprendizagem. Como estratégia para fornecer subsídios teóricos e práticos específicos, identificados como necessários pelo paciente, empregou-se um álbum seriado, folheto de orientação e materiais como cânula de traqueostomia, sondas e drenos. Decorrente de seu caráter dinâmico e flexível, foi possível o atendimento das necessidades apresentadas pelos cinco pacientes incluídos neste estudo, que avaliaram de forma positiva a experiência. Ficou evidente a necessidade do desenvolvimento de habilidades interpessoais da enfermeira para lidar com as diferentes situações terapêuticas durante as atividades de ensino. A aplicação do método mostrou-se útil, haja visto o impacto que resultou na adaptação do paciente à realidade no pós-operatório, traduzido especialmente na promoção do auto cuidado, independência e segurança para o retorno ao convívio social.INCA2001-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos, Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/229110.32635/2176-9745.RBC.2001v47n4.2291Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 47 No. 4 (2001): Oct./Nov./Dec.; 425-433Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 47 Núm. 4 (2001): oct./nov./dic.; 425-433Revista Brasileira de Cancerologia; v. 47 n. 4 (2001): out./nov./dez.; 425-4332176-9745reponame:Revista Brasileira de Cancerologia (Online)instname:Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)instacron:INCAporhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2291/1430Sonobe, Helena Megumi Hayashida, Miyeko Mendes, Isabel Amélia CostaZago, Márcia Maria Fontãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-29T20:40:27Zoai:rbc.inca.gov.br:article/2291Revistahttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revistaPUBhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/oairbc@inca.gov.br0034-71162176-9745opendoar:2021-11-29T20:40:27Revista Brasileira de Cancerologia (Online) - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)false
dc.title.none.fl_str_mv The Arch Method in the Pre-Operative Education of Laryngostomized Patients
O Método do Arco no Ensino Pré-Operatório de Pacientes Laringectomizados
title The Arch Method in the Pre-Operative Education of Laryngostomized Patients
spellingShingle The Arch Method in the Pre-Operative Education of Laryngostomized Patients
Sonobe, Helena Megumi
Pacientes
Laringectomia
Cuidados Pré-Operatórios
Cuidados de Enfermagem
Educação
Patients
Laringectomy
Preoperative Care
Nursing Care
Education
title_short The Arch Method in the Pre-Operative Education of Laryngostomized Patients
title_full The Arch Method in the Pre-Operative Education of Laryngostomized Patients
title_fullStr The Arch Method in the Pre-Operative Education of Laryngostomized Patients
title_full_unstemmed The Arch Method in the Pre-Operative Education of Laryngostomized Patients
title_sort The Arch Method in the Pre-Operative Education of Laryngostomized Patients
author Sonobe, Helena Megumi
author_facet Sonobe, Helena Megumi
Hayashida, Miyeko
Mendes, Isabel Amélia Costa
Zago, Márcia Maria Fontão
author_role author
author2 Hayashida, Miyeko
Mendes, Isabel Amélia Costa
Zago, Márcia Maria Fontão
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sonobe, Helena Megumi
Hayashida, Miyeko
Mendes, Isabel Amélia Costa
Zago, Márcia Maria Fontão
dc.subject.por.fl_str_mv Pacientes
Laringectomia
Cuidados Pré-Operatórios
Cuidados de Enfermagem
Educação
Patients
Laringectomy
Preoperative Care
Nursing Care
Education
topic Pacientes
Laringectomia
Cuidados Pré-Operatórios
Cuidados de Enfermagem
Educação
Patients
Laringectomy
Preoperative Care
Nursing Care
Education
description This is a qualitative study addressing the pre-operative educational activity with laryngostomized patients through the Pedagogy of Problematization – The Arch Method, which consists of the observation of reality, key-point, theorization, solution hypotheses, and application to reality phases. As a result of its dynamic and flexible nature, it was possible to meet the needs presented by the five patients included in the study, who evaluated positively the experience. The need for the development of interpersonal skills by nurses dealing with different therapeutic situations during educational activities became evident.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos, Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2291
10.32635/2176-9745.RBC.2001v47n4.2291
url https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2291
identifier_str_mv 10.32635/2176-9745.RBC.2001v47n4.2291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2291/1430
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INCA
publisher.none.fl_str_mv INCA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 47 No. 4 (2001): Oct./Nov./Dec.; 425-433
Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 47 Núm. 4 (2001): oct./nov./dic.; 425-433
Revista Brasileira de Cancerologia; v. 47 n. 4 (2001): out./nov./dez.; 425-433
2176-9745
reponame:Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
instname:Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
instacron:INCA
instname_str Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
instacron_str INCA
institution INCA
reponame_str Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
collection Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Cancerologia (Online) - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
repository.mail.fl_str_mv rbc@inca.gov.br
_version_ 1797042250095525888