Rastreamento do Câncer de Mama no Brasil: um Estudo de Padrões Espaciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Knupp, Virginia Maria de Azevedo Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Melo, Enirtes Caetano Prates
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
Texto Completo: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/215
Resumo: Introdução: As elevadas taxas de incidência e mortalidade do câncer de mama no Brasil são um grande desafio para o setor saúde que, nos últimos anos, investiram em diferentes políticas públicas, especialmente nas ações de detecção precoce.  Objetivos: Avaliar o acesso às ações de detecção precoce do câncer de mama no Brasil entre pacientes atendidas no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir dos dados dos Sistemas de Informação em Saúde (SIS). Método: Estudo ecológico de  pacientes atendidas no SUS em 2012, por meio de dados coletados nos Sistemas de Informação sobre Mortalidade, Informação Ambulatorial e do Controle do Câncer de Mama em 2014. A análise por regionais de saúde iniciou-se com a descrição  espacial das variáveis mamografia de rastreamento, procedimentos diagnósticos, taxa de mortalidade e condições socioeconômicas. Em seguida, foi realizada a análise de componentes principais com a redução das variáveis em quatro  constructos. Por fim, realizou-se a análise de grupamentos com mapeamento dos constructos. Resultados: Observou-se um padrão marcado por desigualdades intra e inter-regionais para as ações de detecção precoce. As regionais de saúde com  piores condições socioeconômicas, de um modo geral, apresentaram piores indicadores de acesso para todos os procedimentos de rastreamento e confirmação diagnóstica do câncer de mama. Conclusão: As ações de detecção precoce do câncer  de mama configuram-se essencialmente por padrões de desigualdades, em que piores condições socioeconômicas estão associadas com piores indicadores de acesso.
id INCA-1_24dfc653eb460f260572d77afe0992d2
oai_identifier_str oai:rbc.inca.gov.br:article/215
network_acronym_str INCA-1
network_name_str Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
repository_id_str
spelling Rastreamento do Câncer de Mama no Brasil: um Estudo de Padrões EspaciaisNeoplasias da Mama/prevenção & controleDetecção Precoce de CâncerAnálise de Componente PrincipalSistemas de Informação em SaúdeSistema Único de SaúdeIntrodução: As elevadas taxas de incidência e mortalidade do câncer de mama no Brasil são um grande desafio para o setor saúde que, nos últimos anos, investiram em diferentes políticas públicas, especialmente nas ações de detecção precoce.  Objetivos: Avaliar o acesso às ações de detecção precoce do câncer de mama no Brasil entre pacientes atendidas no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir dos dados dos Sistemas de Informação em Saúde (SIS). Método: Estudo ecológico de  pacientes atendidas no SUS em 2012, por meio de dados coletados nos Sistemas de Informação sobre Mortalidade, Informação Ambulatorial e do Controle do Câncer de Mama em 2014. A análise por regionais de saúde iniciou-se com a descrição  espacial das variáveis mamografia de rastreamento, procedimentos diagnósticos, taxa de mortalidade e condições socioeconômicas. Em seguida, foi realizada a análise de componentes principais com a redução das variáveis em quatro  constructos. Por fim, realizou-se a análise de grupamentos com mapeamento dos constructos. Resultados: Observou-se um padrão marcado por desigualdades intra e inter-regionais para as ações de detecção precoce. As regionais de saúde com  piores condições socioeconômicas, de um modo geral, apresentaram piores indicadores de acesso para todos os procedimentos de rastreamento e confirmação diagnóstica do câncer de mama. Conclusão: As ações de detecção precoce do câncer  de mama configuram-se essencialmente por padrões de desigualdades, em que piores condições socioeconômicas estão associadas com piores indicadores de acesso.INCA2019-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/21510.32635/2176-9745.RBC.2016v62n4.215Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 62 No. 4 (2016): Oct./Nov./Dec.; 343Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 62 Núm. 4 (2016): oct./nov./dic.; 343Revista Brasileira de Cancerologia; v. 62 n. 4 (2016): out./nov./dez.; 3432176-974510.32635/2176-9745.RBC.2016v62n4reponame:Revista Brasileira de Cancerologia (Online)instname:Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)instacron:INCAporhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/215/116Knupp, Virginia Maria de Azevedo OliveiraMelo, Enirtes Caetano Pratesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-29T20:04:39Zoai:rbc.inca.gov.br:article/215Revistahttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revistaPUBhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/oairbc@inca.gov.br0034-71162176-9745opendoar:2021-11-29T20:04:39Revista Brasileira de Cancerologia (Online) - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)false
dc.title.none.fl_str_mv Rastreamento do Câncer de Mama no Brasil: um Estudo de Padrões Espaciais
title Rastreamento do Câncer de Mama no Brasil: um Estudo de Padrões Espaciais
spellingShingle Rastreamento do Câncer de Mama no Brasil: um Estudo de Padrões Espaciais
Knupp, Virginia Maria de Azevedo Oliveira
Neoplasias da Mama/prevenção & controle
Detecção Precoce de Câncer
Análise de Componente Principal
Sistemas de Informação em Saúde
Sistema Único de Saúde
title_short Rastreamento do Câncer de Mama no Brasil: um Estudo de Padrões Espaciais
title_full Rastreamento do Câncer de Mama no Brasil: um Estudo de Padrões Espaciais
title_fullStr Rastreamento do Câncer de Mama no Brasil: um Estudo de Padrões Espaciais
title_full_unstemmed Rastreamento do Câncer de Mama no Brasil: um Estudo de Padrões Espaciais
title_sort Rastreamento do Câncer de Mama no Brasil: um Estudo de Padrões Espaciais
author Knupp, Virginia Maria de Azevedo Oliveira
author_facet Knupp, Virginia Maria de Azevedo Oliveira
Melo, Enirtes Caetano Prates
author_role author
author2 Melo, Enirtes Caetano Prates
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Knupp, Virginia Maria de Azevedo Oliveira
Melo, Enirtes Caetano Prates
dc.subject.por.fl_str_mv Neoplasias da Mama/prevenção & controle
Detecção Precoce de Câncer
Análise de Componente Principal
Sistemas de Informação em Saúde
Sistema Único de Saúde
topic Neoplasias da Mama/prevenção & controle
Detecção Precoce de Câncer
Análise de Componente Principal
Sistemas de Informação em Saúde
Sistema Único de Saúde
description Introdução: As elevadas taxas de incidência e mortalidade do câncer de mama no Brasil são um grande desafio para o setor saúde que, nos últimos anos, investiram em diferentes políticas públicas, especialmente nas ações de detecção precoce.  Objetivos: Avaliar o acesso às ações de detecção precoce do câncer de mama no Brasil entre pacientes atendidas no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir dos dados dos Sistemas de Informação em Saúde (SIS). Método: Estudo ecológico de  pacientes atendidas no SUS em 2012, por meio de dados coletados nos Sistemas de Informação sobre Mortalidade, Informação Ambulatorial e do Controle do Câncer de Mama em 2014. A análise por regionais de saúde iniciou-se com a descrição  espacial das variáveis mamografia de rastreamento, procedimentos diagnósticos, taxa de mortalidade e condições socioeconômicas. Em seguida, foi realizada a análise de componentes principais com a redução das variáveis em quatro  constructos. Por fim, realizou-se a análise de grupamentos com mapeamento dos constructos. Resultados: Observou-se um padrão marcado por desigualdades intra e inter-regionais para as ações de detecção precoce. As regionais de saúde com  piores condições socioeconômicas, de um modo geral, apresentaram piores indicadores de acesso para todos os procedimentos de rastreamento e confirmação diagnóstica do câncer de mama. Conclusão: As ações de detecção precoce do câncer  de mama configuram-se essencialmente por padrões de desigualdades, em que piores condições socioeconômicas estão associadas com piores indicadores de acesso.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/215
10.32635/2176-9745.RBC.2016v62n4.215
url https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/215
identifier_str_mv 10.32635/2176-9745.RBC.2016v62n4.215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/215/116
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INCA
publisher.none.fl_str_mv INCA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 62 No. 4 (2016): Oct./Nov./Dec.; 343
Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 62 Núm. 4 (2016): oct./nov./dic.; 343
Revista Brasileira de Cancerologia; v. 62 n. 4 (2016): out./nov./dez.; 343
2176-9745
10.32635/2176-9745.RBC.2016v62n4
reponame:Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
instname:Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
instacron:INCA
instname_str Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
instacron_str INCA
institution INCA
reponame_str Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
collection Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Cancerologia (Online) - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
repository.mail.fl_str_mv rbc@inca.gov.br
_version_ 1797042242855108608