Localizações e Manifestações Pulmonares dos Linfomas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, M. Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
Texto Completo: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/3738
Resumo: Os linfomas constituem um grupe de neoplasias malignas que se originam no tecido linfóide ou no tecido reticular e que compreende a Doença de Hodgkin, os vários tipos de linfossarcoma, o reticulossarcoma e a micosis fungóide. Em regra, quando o diagnóstico de linfoma é estabelecido, a doença já se encontra mais ou menos generalizada. Assim, até vinte anos atrás, prevalecia o conceito de terem sempre essas doenças origem multifocal e prognóstico reservado. Todavia, à medida que se foram acumulando os conhecimentos e relatados os resultados finais obtidos com o tratamento cirúrgico ou radiológico obliterante de formas localizadas de linfoma, certo otimismo passou a prevalecer. Na realidade, o que se observa hoje em dia é que o prognóstico para o doente de linfoblastoma é melhor do que era anos atrás. Possivelmente, o fato está ligado à maior agressividade do tratamento, principalmente, das formas localizadas e iniciais da doença. Por outro lado, insistem os autores, terem os linfomas viscerais melhor prognóstico e comportamento biológico diferente dos que partem dos gânglios linfáticos e numerosas publicações têm aparecido, na literatura médica de todos os países, relativas ao tratamento cirúrgico dos linfomas primitivos do pulmão. Como nesses últimos 15 anos tivéssemos examinado e acompanhado de perto 546 doentes de linfoma, sem diagnosticar caso de LINFOMA PRIMÁRIO DO PULMÃO, resolvemos empreender o presente estudo com a finalidade de verificar possível êrro havido na avaliação de nossos doentes.
id INCA-1_57fca37ac61203069ee34611cdbeacf4
oai_identifier_str oai:rbc.inca.gov.br:article/3738
network_acronym_str INCA-1
network_name_str Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
repository_id_str
spelling Localizações e Manifestações Pulmonares dos LinfomasLinfoma/diagnósticoDoença de HodgkinNeoplasias PulmonaresLymphoma/diagnosisHodgkin DiseaseLung NeoplasmsLinfoma/diagnósticoEnfermedad de HodgkinNeoplasias PulmonaresOs linfomas constituem um grupe de neoplasias malignas que se originam no tecido linfóide ou no tecido reticular e que compreende a Doença de Hodgkin, os vários tipos de linfossarcoma, o reticulossarcoma e a micosis fungóide. Em regra, quando o diagnóstico de linfoma é estabelecido, a doença já se encontra mais ou menos generalizada. Assim, até vinte anos atrás, prevalecia o conceito de terem sempre essas doenças origem multifocal e prognóstico reservado. Todavia, à medida que se foram acumulando os conhecimentos e relatados os resultados finais obtidos com o tratamento cirúrgico ou radiológico obliterante de formas localizadas de linfoma, certo otimismo passou a prevalecer. Na realidade, o que se observa hoje em dia é que o prognóstico para o doente de linfoblastoma é melhor do que era anos atrás. Possivelmente, o fato está ligado à maior agressividade do tratamento, principalmente, das formas localizadas e iniciais da doença. Por outro lado, insistem os autores, terem os linfomas viscerais melhor prognóstico e comportamento biológico diferente dos que partem dos gânglios linfáticos e numerosas publicações têm aparecido, na literatura médica de todos os países, relativas ao tratamento cirúrgico dos linfomas primitivos do pulmão. Como nesses últimos 15 anos tivéssemos examinado e acompanhado de perto 546 doentes de linfoma, sem diagnosticar caso de LINFOMA PRIMÁRIO DO PULMÃO, resolvemos empreender o presente estudo com a finalidade de verificar possível êrro havido na avaliação de nossos doentes.INCA2023-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos, Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/373810.32635/2176-9745.RBC.1964v20n28.3738Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 20 No. 28 (1964): Oct.; 5-119Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 20 Núm. 28 (1964): oct.; 5-119Revista Brasileira de Cancerologia; v. 20 n. 28 (1964): out.; 5-1192176-9745reponame:Revista Brasileira de Cancerologia (Online)instname:Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)instacron:INCAporhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/3738/2597https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, M. Santos2023-09-05T17:39:42Zoai:rbc.inca.gov.br:article/3738Revistahttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revistaPUBhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/oairbc@inca.gov.br0034-71162176-9745opendoar:2023-09-05T17:39:42Revista Brasileira de Cancerologia (Online) - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)false
dc.title.none.fl_str_mv Localizações e Manifestações Pulmonares dos Linfomas
title Localizações e Manifestações Pulmonares dos Linfomas
spellingShingle Localizações e Manifestações Pulmonares dos Linfomas
Silva, M. Santos
Linfoma/diagnóstico
Doença de Hodgkin
Neoplasias Pulmonares
Lymphoma/diagnosis
Hodgkin Disease
Lung Neoplasms
Linfoma/diagnóstico
Enfermedad de Hodgkin
Neoplasias Pulmonares
title_short Localizações e Manifestações Pulmonares dos Linfomas
title_full Localizações e Manifestações Pulmonares dos Linfomas
title_fullStr Localizações e Manifestações Pulmonares dos Linfomas
title_full_unstemmed Localizações e Manifestações Pulmonares dos Linfomas
title_sort Localizações e Manifestações Pulmonares dos Linfomas
author Silva, M. Santos
author_facet Silva, M. Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, M. Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Linfoma/diagnóstico
Doença de Hodgkin
Neoplasias Pulmonares
Lymphoma/diagnosis
Hodgkin Disease
Lung Neoplasms
Linfoma/diagnóstico
Enfermedad de Hodgkin
Neoplasias Pulmonares
topic Linfoma/diagnóstico
Doença de Hodgkin
Neoplasias Pulmonares
Lymphoma/diagnosis
Hodgkin Disease
Lung Neoplasms
Linfoma/diagnóstico
Enfermedad de Hodgkin
Neoplasias Pulmonares
description Os linfomas constituem um grupe de neoplasias malignas que se originam no tecido linfóide ou no tecido reticular e que compreende a Doença de Hodgkin, os vários tipos de linfossarcoma, o reticulossarcoma e a micosis fungóide. Em regra, quando o diagnóstico de linfoma é estabelecido, a doença já se encontra mais ou menos generalizada. Assim, até vinte anos atrás, prevalecia o conceito de terem sempre essas doenças origem multifocal e prognóstico reservado. Todavia, à medida que se foram acumulando os conhecimentos e relatados os resultados finais obtidos com o tratamento cirúrgico ou radiológico obliterante de formas localizadas de linfoma, certo otimismo passou a prevalecer. Na realidade, o que se observa hoje em dia é que o prognóstico para o doente de linfoblastoma é melhor do que era anos atrás. Possivelmente, o fato está ligado à maior agressividade do tratamento, principalmente, das formas localizadas e iniciais da doença. Por outro lado, insistem os autores, terem os linfomas viscerais melhor prognóstico e comportamento biológico diferente dos que partem dos gânglios linfáticos e numerosas publicações têm aparecido, na literatura médica de todos os países, relativas ao tratamento cirúrgico dos linfomas primitivos do pulmão. Como nesses últimos 15 anos tivéssemos examinado e acompanhado de perto 546 doentes de linfoma, sem diagnosticar caso de LINFOMA PRIMÁRIO DO PULMÃO, resolvemos empreender o presente estudo com a finalidade de verificar possível êrro havido na avaliação de nossos doentes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos, Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/3738
10.32635/2176-9745.RBC.1964v20n28.3738
url https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/3738
identifier_str_mv 10.32635/2176-9745.RBC.1964v20n28.3738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/3738/2597
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INCA
publisher.none.fl_str_mv INCA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 20 No. 28 (1964): Oct.; 5-119
Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 20 Núm. 28 (1964): oct.; 5-119
Revista Brasileira de Cancerologia; v. 20 n. 28 (1964): out.; 5-119
2176-9745
reponame:Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
instname:Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
instacron:INCA
instname_str Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
instacron_str INCA
institution INCA
reponame_str Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
collection Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Cancerologia (Online) - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
repository.mail.fl_str_mv rbc@inca.gov.br
_version_ 1797042238105059328