O ensino da cancerologia nos cursos de graduação em enfermagem: por que e para quê?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gutierrez, Maria Gaby Rivero de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Castro, Rosa Apparecida Pimenta de, Aguinaga, Stella
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
Texto Completo: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2994
Resumo: The present study was developed wíth the objective of updating data related to oncology content taught at the undergraduate nursing schools, offering some background to discuss curriculum changes at these schools. In Brazil, there are 96 nursing schools and sixty of them were surveyed, 55 refered teaching oncology content in theirprogram. Analysis of the results showed that the content is concentrated in Medical-Surgical Nursing discipline, the allocation of time for both theory and practice varies a lot, and that the content is delivered in an ísolated format. In most schools, oncology content is taught at the 2nd and 3rd years. The authors consider that the epidemiological profile of cancer in Brazil, as well as the deficiencies foundat the undergraduate teaching of oncology content, point to a reevaluation of human resources development in nursing, improving nurses' ability to care for cancer patients and to participate in control programs.
id INCA-1_755c4750ef6f2c1430a89fd0566294a8
oai_identifier_str oai:rbc.inca.gov.br:article/2994
network_acronym_str INCA-1
network_name_str Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
repository_id_str
spelling O ensino da cancerologia nos cursos de graduação em enfermagem: por que e para quê?Oncologia/educaçãoEducação em EnfermagemAvaliação EducacionalMedical Oncology/educationEducation, NursingEducational MeasurementThe present study was developed wíth the objective of updating data related to oncology content taught at the undergraduate nursing schools, offering some background to discuss curriculum changes at these schools. In Brazil, there are 96 nursing schools and sixty of them were surveyed, 55 refered teaching oncology content in theirprogram. Analysis of the results showed that the content is concentrated in Medical-Surgical Nursing discipline, the allocation of time for both theory and practice varies a lot, and that the content is delivered in an ísolated format. In most schools, oncology content is taught at the 2nd and 3rd years. The authors consider that the epidemiological profile of cancer in Brazil, as well as the deficiencies foundat the undergraduate teaching of oncology content, point to a reevaluation of human resources development in nursing, improving nurses' ability to care for cancer patients and to participate in control programs.O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de atualizar os dados relativos ao ensino da cancerologia nos cursos de graduação em enfermagem no Brasil e oferecer subsídios para a discussão e proposta de um programa básico dessa matéria nos referidos cursos. A população do estudo foi constituída por 60 escolas que responderam a um questionário que lhes fora enviado pelas autoras, e 55 (91,7%) delas informaram que ministram conteúdos relativos à oncologia em seus currículos. Os resultados do estudo mostram que a concentração do ensino de enfermagem em oncologia se dá na disciplina Enfermagem Médico-Cirúrgica (52 indicações). A variação da carga teórica está situada entre o mínimo de 2 e o máximo de 87 horas e, da carga horária prática, de 4 a 198 horas. Quanto à forma de ministrar o conteúdo, 54,5% das escolas informaram que as aulas são dadas de forma estanque ou isolada em cada disciplina, e que o ensino prático é desenvolvido principalmente em unidades gerais onde eventualmente são internados pacientes com câncer (48 citações). Na maioria das escolas, o ensino da cancerologia se concentra nas 2 e 3a séries do gradeado curricular. As autoras consideram que o panorama epidemiológico do câncer no Brasil, assim como a constatação de deficiências no ensino e na assistência de enfermagem à clientela alvo da oncologia, requerem um posicionamento das escolas e dos serviços no sentido de investirem na formação de recursos humanos, a fim de capacitá-los para atuar na área da oncologia, nos níveis de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.INCA2023-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos, Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/299410.32635/2176-9745.RBC.1993v39n1.2994Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 39 No. 1 (1993): Jan./Feb./Mar.; 11-20Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 39 Núm. 1 (1993): ene./feb./mar.; 11-20Revista Brasileira de Cancerologia; v. 39 n. 1 (1993): jan./fev./mar.; 11-202176-9745reponame:Revista Brasileira de Cancerologia (Online)instname:Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)instacron:INCAporhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2994/1862https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGutierrez, Maria Gaby Rivero de Castro, Rosa Apparecida Pimenta de Aguinaga, Stella2023-06-19T13:34:02Zoai:rbc.inca.gov.br:article/2994Revistahttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revistaPUBhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/oairbc@inca.gov.br0034-71162176-9745opendoar:2023-06-19T13:34:02Revista Brasileira de Cancerologia (Online) - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da cancerologia nos cursos de graduação em enfermagem: por que e para quê?
title O ensino da cancerologia nos cursos de graduação em enfermagem: por que e para quê?
spellingShingle O ensino da cancerologia nos cursos de graduação em enfermagem: por que e para quê?
Gutierrez, Maria Gaby Rivero de
Oncologia/educação
Educação em Enfermagem
Avaliação Educacional
Medical Oncology/education
Education, Nursing
Educational Measurement
title_short O ensino da cancerologia nos cursos de graduação em enfermagem: por que e para quê?
title_full O ensino da cancerologia nos cursos de graduação em enfermagem: por que e para quê?
title_fullStr O ensino da cancerologia nos cursos de graduação em enfermagem: por que e para quê?
title_full_unstemmed O ensino da cancerologia nos cursos de graduação em enfermagem: por que e para quê?
title_sort O ensino da cancerologia nos cursos de graduação em enfermagem: por que e para quê?
author Gutierrez, Maria Gaby Rivero de
author_facet Gutierrez, Maria Gaby Rivero de
Castro, Rosa Apparecida Pimenta de
Aguinaga, Stella
author_role author
author2 Castro, Rosa Apparecida Pimenta de
Aguinaga, Stella
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gutierrez, Maria Gaby Rivero de
Castro, Rosa Apparecida Pimenta de
Aguinaga, Stella
dc.subject.por.fl_str_mv Oncologia/educação
Educação em Enfermagem
Avaliação Educacional
Medical Oncology/education
Education, Nursing
Educational Measurement
topic Oncologia/educação
Educação em Enfermagem
Avaliação Educacional
Medical Oncology/education
Education, Nursing
Educational Measurement
description The present study was developed wíth the objective of updating data related to oncology content taught at the undergraduate nursing schools, offering some background to discuss curriculum changes at these schools. In Brazil, there are 96 nursing schools and sixty of them were surveyed, 55 refered teaching oncology content in theirprogram. Analysis of the results showed that the content is concentrated in Medical-Surgical Nursing discipline, the allocation of time for both theory and practice varies a lot, and that the content is delivered in an ísolated format. In most schools, oncology content is taught at the 2nd and 3rd years. The authors consider that the epidemiological profile of cancer in Brazil, as well as the deficiencies foundat the undergraduate teaching of oncology content, point to a reevaluation of human resources development in nursing, improving nurses' ability to care for cancer patients and to participate in control programs.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos, Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2994
10.32635/2176-9745.RBC.1993v39n1.2994
url https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2994
identifier_str_mv 10.32635/2176-9745.RBC.1993v39n1.2994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2994/1862
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INCA
publisher.none.fl_str_mv INCA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 39 No. 1 (1993): Jan./Feb./Mar.; 11-20
Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 39 Núm. 1 (1993): ene./feb./mar.; 11-20
Revista Brasileira de Cancerologia; v. 39 n. 1 (1993): jan./fev./mar.; 11-20
2176-9745
reponame:Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
instname:Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
instacron:INCA
instname_str Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
instacron_str INCA
institution INCA
reponame_str Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
collection Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Cancerologia (Online) - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
repository.mail.fl_str_mv rbc@inca.gov.br
_version_ 1797042233809043456