Influence of Emotional State on Immunological System in Cancer Patients versus Coping

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canal, Glaúcia Cezati
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Real, Helenice Martins, Arantes, Valéria Cristina Pim F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
Texto Completo: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1618
Resumo: A influência do emocional sobre o sistema imunológico nos pacientes com câncer aumenta em demasia suas possibilidades de recuperação ou até, em alguns casos, constitui um mau prognóstico; em contrapartida cada paciente conta com um modo particular de enfrentamento da doença. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto emocional do câncer sobre o sistema imunológico dos pacientes e as diferentes formas de enfrentamento de cada paciente. Foi utilizada uma abordagem quanti-qualitativa e documental, utilizando para isso entrevista individual, análise de prontuários e exames laboratoriais, em pacientes de 20 a 45 anos, com menos de cinco anos de tratamento de neoplasias em geral, os quais relataram sobre sua vivência com a doença. O grupo trabalhado apresentou características semelhantes a outros estudos feitos na área. Em geral, os participantes demonstraram deficiência no conhecimento da doença. O uso de coping foi positivo nos casos em que foi utilizado. Nos exames laboratoriais, a alta imunológica coincide com o uso de coping observado em prontuários e nas entrevistas; sugerese que pacientes em tratamento de neoplasias sejam estimulados a utilizar essas formas de enfrentamento. Ficou evidente que o emocional atua sobre o sistema imunológico diante de situações como, por exemplo, a de descobrir ser portador de uma doença neoplásica. Para que essa influência seja positiva, verificou-se que o uso de coping é um viés que pode propiciar boas respostas ao tratamento.
id INCA-1_ffd1b6ea401101ff6b8cc4e419ce8a7a
oai_identifier_str oai:rbc.inca.gov.br:article/1618
network_acronym_str INCA-1
network_name_str Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
repository_id_str
spelling Influence of Emotional State on Immunological System in Cancer Patients versus CopingInfluencia del Emocional en el Sistema Inmunológico en Pacientes con Cáncer versus CopingInfluência do Emocional sobre o Sistema Imunológico em Pacientes com Câncer versus CopingNeoplasias/psicologiaSistema ImunitárioNeoplasms/psychologyImmune SystemNeoplasias/psicologíaSistema InmunológicoA influência do emocional sobre o sistema imunológico nos pacientes com câncer aumenta em demasia suas possibilidades de recuperação ou até, em alguns casos, constitui um mau prognóstico; em contrapartida cada paciente conta com um modo particular de enfrentamento da doença. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto emocional do câncer sobre o sistema imunológico dos pacientes e as diferentes formas de enfrentamento de cada paciente. Foi utilizada uma abordagem quanti-qualitativa e documental, utilizando para isso entrevista individual, análise de prontuários e exames laboratoriais, em pacientes de 20 a 45 anos, com menos de cinco anos de tratamento de neoplasias em geral, os quais relataram sobre sua vivência com a doença. O grupo trabalhado apresentou características semelhantes a outros estudos feitos na área. Em geral, os participantes demonstraram deficiência no conhecimento da doença. O uso de coping foi positivo nos casos em que foi utilizado. Nos exames laboratoriais, a alta imunológica coincide com o uso de coping observado em prontuários e nas entrevistas; sugerese que pacientes em tratamento de neoplasias sejam estimulados a utilizar essas formas de enfrentamento. Ficou evidente que o emocional atua sobre o sistema imunológico diante de situações como, por exemplo, a de descobrir ser portador de uma doença neoplásica. Para que essa influência seja positiva, verificou-se que o uso de coping é um viés que pode propiciar boas respostas ao tratamento.INCA2009-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/161810.32635/2176-9745.RBC.2009v55n3.1618Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 55 No. 3 (2009): July/Aug./Sept.; 305Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 55 Núm. 3 (2009): jul./ago./sept.; 305Revista Brasileira de Cancerologia; v. 55 n. 3 (2009): jul./ago./set.; 3052176-9745reponame:Revista Brasileira de Cancerologia (Online)instname:Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)instacron:INCAporhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1618/962Canal, Glaúcia CezatiReal, Helenice MartinsArantes, Valéria Cristina Pim F.info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-29T20:20:29Zoai:rbc.inca.gov.br:article/1618Revistahttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revistaPUBhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/oairbc@inca.gov.br0034-71162176-9745opendoar:2021-11-29T20:20:29Revista Brasileira de Cancerologia (Online) - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)false
dc.title.none.fl_str_mv Influence of Emotional State on Immunological System in Cancer Patients versus Coping
Influencia del Emocional en el Sistema Inmunológico en Pacientes con Cáncer versus Coping
Influência do Emocional sobre o Sistema Imunológico em Pacientes com Câncer versus Coping
title Influence of Emotional State on Immunological System in Cancer Patients versus Coping
spellingShingle Influence of Emotional State on Immunological System in Cancer Patients versus Coping
Canal, Glaúcia Cezati
Neoplasias/psicologia
Sistema Imunitário
Neoplasms/psychology
Immune System
Neoplasias/psicología
Sistema Inmunológico
title_short Influence of Emotional State on Immunological System in Cancer Patients versus Coping
title_full Influence of Emotional State on Immunological System in Cancer Patients versus Coping
title_fullStr Influence of Emotional State on Immunological System in Cancer Patients versus Coping
title_full_unstemmed Influence of Emotional State on Immunological System in Cancer Patients versus Coping
title_sort Influence of Emotional State on Immunological System in Cancer Patients versus Coping
author Canal, Glaúcia Cezati
author_facet Canal, Glaúcia Cezati
Real, Helenice Martins
Arantes, Valéria Cristina Pim F.
author_role author
author2 Real, Helenice Martins
Arantes, Valéria Cristina Pim F.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canal, Glaúcia Cezati
Real, Helenice Martins
Arantes, Valéria Cristina Pim F.
dc.subject.por.fl_str_mv Neoplasias/psicologia
Sistema Imunitário
Neoplasms/psychology
Immune System
Neoplasias/psicología
Sistema Inmunológico
topic Neoplasias/psicologia
Sistema Imunitário
Neoplasms/psychology
Immune System
Neoplasias/psicología
Sistema Inmunológico
description A influência do emocional sobre o sistema imunológico nos pacientes com câncer aumenta em demasia suas possibilidades de recuperação ou até, em alguns casos, constitui um mau prognóstico; em contrapartida cada paciente conta com um modo particular de enfrentamento da doença. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto emocional do câncer sobre o sistema imunológico dos pacientes e as diferentes formas de enfrentamento de cada paciente. Foi utilizada uma abordagem quanti-qualitativa e documental, utilizando para isso entrevista individual, análise de prontuários e exames laboratoriais, em pacientes de 20 a 45 anos, com menos de cinco anos de tratamento de neoplasias em geral, os quais relataram sobre sua vivência com a doença. O grupo trabalhado apresentou características semelhantes a outros estudos feitos na área. Em geral, os participantes demonstraram deficiência no conhecimento da doença. O uso de coping foi positivo nos casos em que foi utilizado. Nos exames laboratoriais, a alta imunológica coincide com o uso de coping observado em prontuários e nas entrevistas; sugerese que pacientes em tratamento de neoplasias sejam estimulados a utilizar essas formas de enfrentamento. Ficou evidente que o emocional atua sobre o sistema imunológico diante de situações como, por exemplo, a de descobrir ser portador de uma doença neoplásica. Para que essa influência seja positiva, verificou-se que o uso de coping é um viés que pode propiciar boas respostas ao tratamento.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1618
10.32635/2176-9745.RBC.2009v55n3.1618
url https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1618
identifier_str_mv 10.32635/2176-9745.RBC.2009v55n3.1618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1618/962
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INCA
publisher.none.fl_str_mv INCA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 55 No. 3 (2009): July/Aug./Sept.; 305
Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 55 Núm. 3 (2009): jul./ago./sept.; 305
Revista Brasileira de Cancerologia; v. 55 n. 3 (2009): jul./ago./set.; 305
2176-9745
reponame:Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
instname:Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
instacron:INCA
instname_str Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
instacron_str INCA
institution INCA
reponame_str Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
collection Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Cancerologia (Online) - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
repository.mail.fl_str_mv rbc@inca.gov.br
_version_ 1797042247459405824