AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO EM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amanda Soares Nunes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Soares Melo , Hugo Christiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia Generalis
Texto Completo: https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/328
Resumo: Introdução: O sono é um estágio de recuperação, que auxilia na conservação da saúde mental e física dos indivíduos. A saúde em geral tem grande relação com o tempo de descanso do indivíduo. Um corpo cansado tende a ter uma predisposição a certas doenças. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi aplicar o questionário de Pittsburgh a professores do ensino médio e fundamental para avaliar a qualidade do sono dos mesmos. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo descritivo realizado com 51 professores do ensino médio e fundamental, maiores de 21 anos. Os sujeitos responderam a Escala de Pittsburgh, que é um instrumento que tem como finalidade fornecer uma medida de qualidade do sono padronizada, junto com outras perguntas que visavam avaliar a qualidade de vida dos mesmos. A análise dos dados foi feita no software SPSS Statistics. Considerações: A maioria dos professores avaliados foram considerados com qualidade do sono ruim (52,94%) ou pelo menos com presença de distúrbio do sono (19,61%). A pesquisa também detectou uma alta incidência de sobrepeso aparente na amostra, e uma relação estatística desse sobrepeso com a qualidade do sono ruim. A pesquisa também apontou que a ansiedade não parece ser um fator que explica esse alto índice de qualidade do sono ruim. Fato interessante foi detectado de que os professores que faziam uso de álcool parecem ter um fator de proteção do sono, apesar de que este fato não indica que os mesmos estejam protegidos dos efeitos maléficos dos distúrbios do sono. O estudo serviu para indicar a atenção necessária para a qualidade do sono de professores, no entanto estudos maiores são necessários para apontar soluções para o referido problema.
id INDEP-1_076b9abb0d417b0abf29e843c12f381f
oai_identifier_str oai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/328
network_acronym_str INDEP-1
network_name_str Scientia Generalis
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO EM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIODissoniasDistúrbios do Início e da Manutenção do SonoDocentesIntrodução: O sono é um estágio de recuperação, que auxilia na conservação da saúde mental e física dos indivíduos. A saúde em geral tem grande relação com o tempo de descanso do indivíduo. Um corpo cansado tende a ter uma predisposição a certas doenças. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi aplicar o questionário de Pittsburgh a professores do ensino médio e fundamental para avaliar a qualidade do sono dos mesmos. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo descritivo realizado com 51 professores do ensino médio e fundamental, maiores de 21 anos. Os sujeitos responderam a Escala de Pittsburgh, que é um instrumento que tem como finalidade fornecer uma medida de qualidade do sono padronizada, junto com outras perguntas que visavam avaliar a qualidade de vida dos mesmos. A análise dos dados foi feita no software SPSS Statistics. Considerações: A maioria dos professores avaliados foram considerados com qualidade do sono ruim (52,94%) ou pelo menos com presença de distúrbio do sono (19,61%). A pesquisa também detectou uma alta incidência de sobrepeso aparente na amostra, e uma relação estatística desse sobrepeso com a qualidade do sono ruim. A pesquisa também apontou que a ansiedade não parece ser um fator que explica esse alto índice de qualidade do sono ruim. Fato interessante foi detectado de que os professores que faziam uso de álcool parecem ter um fator de proteção do sono, apesar de que este fato não indica que os mesmos estejam protegidos dos efeitos maléficos dos distúrbios do sono. O estudo serviu para indicar a atenção necessária para a qualidade do sono de professores, no entanto estudos maiores são necessários para apontar soluções para o referido problema.Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2022-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/328Scientia Generalis; v. 2 n. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 75-75Scientia Generalis; Vol. 2 No. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 75-75Scientia Generalis; Vol. 2 Núm. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 75-752675-299927363//v2S1reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/328/254Copyright (c) 2022 Amanda Soares Nunes , Hugo Christiano Soares Melo https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmanda Soares Nunes Soares Melo , Hugo Christiano 2023-08-01T03:32:12Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/328Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-08-01T03:32:12Scientia Generalis - Publicação independentefalse
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO EM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
title AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO EM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO EM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Amanda Soares Nunes
Dissonias
Distúrbios do Início e da Manutenção do Sono
Docentes
title_short AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO EM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
title_full AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO EM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO EM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO EM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
title_sort AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO EM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
author Amanda Soares Nunes
author_facet Amanda Soares Nunes
Soares Melo , Hugo Christiano
author_role author
author2 Soares Melo , Hugo Christiano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amanda Soares Nunes
Soares Melo , Hugo Christiano
dc.subject.por.fl_str_mv Dissonias
Distúrbios do Início e da Manutenção do Sono
Docentes
topic Dissonias
Distúrbios do Início e da Manutenção do Sono
Docentes
description Introdução: O sono é um estágio de recuperação, que auxilia na conservação da saúde mental e física dos indivíduos. A saúde em geral tem grande relação com o tempo de descanso do indivíduo. Um corpo cansado tende a ter uma predisposição a certas doenças. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi aplicar o questionário de Pittsburgh a professores do ensino médio e fundamental para avaliar a qualidade do sono dos mesmos. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo descritivo realizado com 51 professores do ensino médio e fundamental, maiores de 21 anos. Os sujeitos responderam a Escala de Pittsburgh, que é um instrumento que tem como finalidade fornecer uma medida de qualidade do sono padronizada, junto com outras perguntas que visavam avaliar a qualidade de vida dos mesmos. A análise dos dados foi feita no software SPSS Statistics. Considerações: A maioria dos professores avaliados foram considerados com qualidade do sono ruim (52,94%) ou pelo menos com presença de distúrbio do sono (19,61%). A pesquisa também detectou uma alta incidência de sobrepeso aparente na amostra, e uma relação estatística desse sobrepeso com a qualidade do sono ruim. A pesquisa também apontou que a ansiedade não parece ser um fator que explica esse alto índice de qualidade do sono ruim. Fato interessante foi detectado de que os professores que faziam uso de álcool parecem ter um fator de proteção do sono, apesar de que este fato não indica que os mesmos estejam protegidos dos efeitos maléficos dos distúrbios do sono. O estudo serviu para indicar a atenção necessária para a qualidade do sono de professores, no entanto estudos maiores são necessários para apontar soluções para o referido problema.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/328
url https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/328/254
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Amanda Soares Nunes , Hugo Christiano Soares Melo
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Amanda Soares Nunes , Hugo Christiano Soares Melo
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
dc.source.none.fl_str_mv Scientia Generalis; v. 2 n. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 75-75
Scientia Generalis; Vol. 2 No. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 75-75
Scientia Generalis; Vol. 2 Núm. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 75-75
2675-2999
27363//v2S1
reponame:Scientia Generalis
instname:Publicação independente
instacron:INDEP
instname_str Publicação independente
instacron_str INDEP
institution INDEP
reponame_str Scientia Generalis
collection Scientia Generalis
repository.name.fl_str_mv Scientia Generalis - Publicação independente
repository.mail.fl_str_mv editor@scientiageneralis.com.br
_version_ 1797042485237645312