GEOMETRY AND ITS DIFFERENT APPLICABILITIES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Talita Aparecida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barbosa, Eremita Nogueira Marques, Moreira, Rosana Mendes Maciel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia Generalis
Texto Completo: https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/109
Resumo: Introdução: A alfabetização matemática é exigida no meio social, pois com maior ou menor complexidade está presente em todos os lugares. No entanto, a falta de didática, de recursos metodológicos e de conhecimentos partindo do professor, em conjunto com o desinteresse dos alunos, dificulta o processo ensino-aprendizagem, uma vez que a matemática não se resume somente a números e cálculos. Tão importante como estes, a Geometria também é uma ferramenta muito utilizada em diferentes âmbitos, pois permite ao cidadão a compreensão do espaço, sua ocupação e medidas. O mundo está repleto de formas geométricas, o que confirma a enorme contribuição da geometria para o desenvolvimento humano, sendo necessária e significante, assim como números e álgebra, sua utilização no espaço social. Objetivos: Pesquisar sobre a importância da Geometria dentro da vida cotidiana, buscando descrever em quais áreas a geometria é aplicável, como por exemplo: nas profissões, na natureza e no cotidiano; trazer a Geometria como aliada dentro do processo ensino-aprendizagem, podendo gerar motivação e interesse nos alunos e professores, visando uma aprendizagem significativa. Metodologias: O desenvolvimento desta pesquisa bibliográfica se deu pela leitura de artigos e textos disponíveis no google acadêmico, buscando entender os diferentes locais onde a geometria está presente, bem como sua importância e aplicação, dando mais ênfase nessa disciplina dentro de sala de aula, trazendo dicas e sugestões gerando interesse e maior participação dos alunos e professores. Foram pesquisados artigos do período de 2008 a 2020 usando os descritores Geometria, aplicações, aprendizagem. Considerações Finais: O ensino da Geometria auxilia o educando a entender o mundo, possibilita a compreensão do espaço em que vive, intervém nos problemas diários, possibilitando desenvolver habilidades e potencialidades ligadas à matemática. Em suma, deve ser trabalhada desde o inicio da formação educacional em diferentes situações e níveis. Portanto, é verídico que o ramo matemático em questão está presente desde os primórdios da civilização (Tangran, leis trigonométricas, cálculos de áreas) e também em processos evolutivos importantes (engenharias, arquitetura, urbanismo, sistemas informacionais). Logo, é necessário desenvolver materiais que façam uso da geometria englobando a realidade de vida dos educandos tornando-a, assim, mais atrativa. E válido citar a importante e continua mudança que deve ser feito nas instituições formadoras de opinião (Universidades), para que os formandos saiam com bastante conhecimento nas mais diversas metodologias de ensino, como por exemplo, o ensino computacional intermediário, no qual se faz ferramenta pertinente e de significativa importância para os mais diversos desafios em sala de aula. Tal efeito foi notado, principalmente, no ano de 2020 quando o ensino se tornou remoto em todo o país devido à pandemia de COVID-19. 
id INDEP-1_1fc542fb3f4e21c33a34df2df8e76059
oai_identifier_str oai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/109
network_acronym_str INDEP-1
network_name_str Scientia Generalis
repository_id_str
spelling GEOMETRY AND ITS DIFFERENT APPLICABILITIESLA GEOMETRÍA Y SUS DIFERENTES APLICABILIDADESA GEOMETRIA E SUAS DIFERENTES APLICABILIDADESGeometria; Aplicações; Aprendizagem.Introdução: A alfabetização matemática é exigida no meio social, pois com maior ou menor complexidade está presente em todos os lugares. No entanto, a falta de didática, de recursos metodológicos e de conhecimentos partindo do professor, em conjunto com o desinteresse dos alunos, dificulta o processo ensino-aprendizagem, uma vez que a matemática não se resume somente a números e cálculos. Tão importante como estes, a Geometria também é uma ferramenta muito utilizada em diferentes âmbitos, pois permite ao cidadão a compreensão do espaço, sua ocupação e medidas. O mundo está repleto de formas geométricas, o que confirma a enorme contribuição da geometria para o desenvolvimento humano, sendo necessária e significante, assim como números e álgebra, sua utilização no espaço social. Objetivos: Pesquisar sobre a importância da Geometria dentro da vida cotidiana, buscando descrever em quais áreas a geometria é aplicável, como por exemplo: nas profissões, na natureza e no cotidiano; trazer a Geometria como aliada dentro do processo ensino-aprendizagem, podendo gerar motivação e interesse nos alunos e professores, visando uma aprendizagem significativa. Metodologias: O desenvolvimento desta pesquisa bibliográfica se deu pela leitura de artigos e textos disponíveis no google acadêmico, buscando entender os diferentes locais onde a geometria está presente, bem como sua importância e aplicação, dando mais ênfase nessa disciplina dentro de sala de aula, trazendo dicas e sugestões gerando interesse e maior participação dos alunos e professores. Foram pesquisados artigos do período de 2008 a 2020 usando os descritores Geometria, aplicações, aprendizagem. Considerações Finais: O ensino da Geometria auxilia o educando a entender o mundo, possibilita a compreensão do espaço em que vive, intervém nos problemas diários, possibilitando desenvolver habilidades e potencialidades ligadas à matemática. Em suma, deve ser trabalhada desde o inicio da formação educacional em diferentes situações e níveis. Portanto, é verídico que o ramo matemático em questão está presente desde os primórdios da civilização (Tangran, leis trigonométricas, cálculos de áreas) e também em processos evolutivos importantes (engenharias, arquitetura, urbanismo, sistemas informacionais). Logo, é necessário desenvolver materiais que façam uso da geometria englobando a realidade de vida dos educandos tornando-a, assim, mais atrativa. E válido citar a importante e continua mudança que deve ser feito nas instituições formadoras de opinião (Universidades), para que os formandos saiam com bastante conhecimento nas mais diversas metodologias de ensino, como por exemplo, o ensino computacional intermediário, no qual se faz ferramenta pertinente e de significativa importância para os mais diversos desafios em sala de aula. Tal efeito foi notado, principalmente, no ano de 2020 quando o ensino se tornou remoto em todo o país devido à pandemia de COVID-19. Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2021-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/109Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 50-50Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 50-50Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 50-502675-2999reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/109/85Copyright (c) 2021 Talita Aparecida Rodrigues, Eremita Nogueira Marques Barbosa, Rosana Mendes Maciel Moreirahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Talita Aparecida Barbosa, Eremita Nogueira Marques Moreira, Rosana Mendes Maciel 2023-08-01T03:32:02Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/109Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-08-01T03:32:02Scientia Generalis - Publicação independentefalse
dc.title.none.fl_str_mv GEOMETRY AND ITS DIFFERENT APPLICABILITIES
LA GEOMETRÍA Y SUS DIFERENTES APLICABILIDADES
A GEOMETRIA E SUAS DIFERENTES APLICABILIDADES
title GEOMETRY AND ITS DIFFERENT APPLICABILITIES
spellingShingle GEOMETRY AND ITS DIFFERENT APPLICABILITIES
Rodrigues, Talita Aparecida
Geometria; Aplicações; Aprendizagem.
title_short GEOMETRY AND ITS DIFFERENT APPLICABILITIES
title_full GEOMETRY AND ITS DIFFERENT APPLICABILITIES
title_fullStr GEOMETRY AND ITS DIFFERENT APPLICABILITIES
title_full_unstemmed GEOMETRY AND ITS DIFFERENT APPLICABILITIES
title_sort GEOMETRY AND ITS DIFFERENT APPLICABILITIES
author Rodrigues, Talita Aparecida
author_facet Rodrigues, Talita Aparecida
Barbosa, Eremita Nogueira Marques
Moreira, Rosana Mendes Maciel
author_role author
author2 Barbosa, Eremita Nogueira Marques
Moreira, Rosana Mendes Maciel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Talita Aparecida
Barbosa, Eremita Nogueira Marques
Moreira, Rosana Mendes Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria; Aplicações; Aprendizagem.
topic Geometria; Aplicações; Aprendizagem.
description Introdução: A alfabetização matemática é exigida no meio social, pois com maior ou menor complexidade está presente em todos os lugares. No entanto, a falta de didática, de recursos metodológicos e de conhecimentos partindo do professor, em conjunto com o desinteresse dos alunos, dificulta o processo ensino-aprendizagem, uma vez que a matemática não se resume somente a números e cálculos. Tão importante como estes, a Geometria também é uma ferramenta muito utilizada em diferentes âmbitos, pois permite ao cidadão a compreensão do espaço, sua ocupação e medidas. O mundo está repleto de formas geométricas, o que confirma a enorme contribuição da geometria para o desenvolvimento humano, sendo necessária e significante, assim como números e álgebra, sua utilização no espaço social. Objetivos: Pesquisar sobre a importância da Geometria dentro da vida cotidiana, buscando descrever em quais áreas a geometria é aplicável, como por exemplo: nas profissões, na natureza e no cotidiano; trazer a Geometria como aliada dentro do processo ensino-aprendizagem, podendo gerar motivação e interesse nos alunos e professores, visando uma aprendizagem significativa. Metodologias: O desenvolvimento desta pesquisa bibliográfica se deu pela leitura de artigos e textos disponíveis no google acadêmico, buscando entender os diferentes locais onde a geometria está presente, bem como sua importância e aplicação, dando mais ênfase nessa disciplina dentro de sala de aula, trazendo dicas e sugestões gerando interesse e maior participação dos alunos e professores. Foram pesquisados artigos do período de 2008 a 2020 usando os descritores Geometria, aplicações, aprendizagem. Considerações Finais: O ensino da Geometria auxilia o educando a entender o mundo, possibilita a compreensão do espaço em que vive, intervém nos problemas diários, possibilitando desenvolver habilidades e potencialidades ligadas à matemática. Em suma, deve ser trabalhada desde o inicio da formação educacional em diferentes situações e níveis. Portanto, é verídico que o ramo matemático em questão está presente desde os primórdios da civilização (Tangran, leis trigonométricas, cálculos de áreas) e também em processos evolutivos importantes (engenharias, arquitetura, urbanismo, sistemas informacionais). Logo, é necessário desenvolver materiais que façam uso da geometria englobando a realidade de vida dos educandos tornando-a, assim, mais atrativa. E válido citar a importante e continua mudança que deve ser feito nas instituições formadoras de opinião (Universidades), para que os formandos saiam com bastante conhecimento nas mais diversas metodologias de ensino, como por exemplo, o ensino computacional intermediário, no qual se faz ferramenta pertinente e de significativa importância para os mais diversos desafios em sala de aula. Tal efeito foi notado, principalmente, no ano de 2020 quando o ensino se tornou remoto em todo o país devido à pandemia de COVID-19. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/109
url https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/109/85
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
dc.source.none.fl_str_mv Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 50-50
Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 50-50
Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 50-50
2675-2999
reponame:Scientia Generalis
instname:Publicação independente
instacron:INDEP
instname_str Publicação independente
instacron_str INDEP
institution INDEP
reponame_str Scientia Generalis
collection Scientia Generalis
repository.name.fl_str_mv Scientia Generalis - Publicação independente
repository.mail.fl_str_mv editor@scientiageneralis.com.br
_version_ 1797042483944751104