GEOMETRY AND ITS DIFFERENT APPLICABILITIES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia Generalis |
Texto Completo: | https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/109 |
Resumo: | Introdução: A alfabetização matemática é exigida no meio social, pois com maior ou menor complexidade está presente em todos os lugares. No entanto, a falta de didática, de recursos metodológicos e de conhecimentos partindo do professor, em conjunto com o desinteresse dos alunos, dificulta o processo ensino-aprendizagem, uma vez que a matemática não se resume somente a números e cálculos. Tão importante como estes, a Geometria também é uma ferramenta muito utilizada em diferentes âmbitos, pois permite ao cidadão a compreensão do espaço, sua ocupação e medidas. O mundo está repleto de formas geométricas, o que confirma a enorme contribuição da geometria para o desenvolvimento humano, sendo necessária e significante, assim como números e álgebra, sua utilização no espaço social. Objetivos: Pesquisar sobre a importância da Geometria dentro da vida cotidiana, buscando descrever em quais áreas a geometria é aplicável, como por exemplo: nas profissões, na natureza e no cotidiano; trazer a Geometria como aliada dentro do processo ensino-aprendizagem, podendo gerar motivação e interesse nos alunos e professores, visando uma aprendizagem significativa. Metodologias: O desenvolvimento desta pesquisa bibliográfica se deu pela leitura de artigos e textos disponíveis no google acadêmico, buscando entender os diferentes locais onde a geometria está presente, bem como sua importância e aplicação, dando mais ênfase nessa disciplina dentro de sala de aula, trazendo dicas e sugestões gerando interesse e maior participação dos alunos e professores. Foram pesquisados artigos do período de 2008 a 2020 usando os descritores Geometria, aplicações, aprendizagem. Considerações Finais: O ensino da Geometria auxilia o educando a entender o mundo, possibilita a compreensão do espaço em que vive, intervém nos problemas diários, possibilitando desenvolver habilidades e potencialidades ligadas à matemática. Em suma, deve ser trabalhada desde o inicio da formação educacional em diferentes situações e níveis. Portanto, é verídico que o ramo matemático em questão está presente desde os primórdios da civilização (Tangran, leis trigonométricas, cálculos de áreas) e também em processos evolutivos importantes (engenharias, arquitetura, urbanismo, sistemas informacionais). Logo, é necessário desenvolver materiais que façam uso da geometria englobando a realidade de vida dos educandos tornando-a, assim, mais atrativa. E válido citar a importante e continua mudança que deve ser feito nas instituições formadoras de opinião (Universidades), para que os formandos saiam com bastante conhecimento nas mais diversas metodologias de ensino, como por exemplo, o ensino computacional intermediário, no qual se faz ferramenta pertinente e de significativa importância para os mais diversos desafios em sala de aula. Tal efeito foi notado, principalmente, no ano de 2020 quando o ensino se tornou remoto em todo o país devido à pandemia de COVID-19. |
id |
INDEP-1_1fc542fb3f4e21c33a34df2df8e76059 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/109 |
network_acronym_str |
INDEP-1 |
network_name_str |
Scientia Generalis |
repository_id_str |
|
spelling |
GEOMETRY AND ITS DIFFERENT APPLICABILITIESLA GEOMETRÍA Y SUS DIFERENTES APLICABILIDADESA GEOMETRIA E SUAS DIFERENTES APLICABILIDADESGeometria; Aplicações; Aprendizagem.Introdução: A alfabetização matemática é exigida no meio social, pois com maior ou menor complexidade está presente em todos os lugares. No entanto, a falta de didática, de recursos metodológicos e de conhecimentos partindo do professor, em conjunto com o desinteresse dos alunos, dificulta o processo ensino-aprendizagem, uma vez que a matemática não se resume somente a números e cálculos. Tão importante como estes, a Geometria também é uma ferramenta muito utilizada em diferentes âmbitos, pois permite ao cidadão a compreensão do espaço, sua ocupação e medidas. O mundo está repleto de formas geométricas, o que confirma a enorme contribuição da geometria para o desenvolvimento humano, sendo necessária e significante, assim como números e álgebra, sua utilização no espaço social. Objetivos: Pesquisar sobre a importância da Geometria dentro da vida cotidiana, buscando descrever em quais áreas a geometria é aplicável, como por exemplo: nas profissões, na natureza e no cotidiano; trazer a Geometria como aliada dentro do processo ensino-aprendizagem, podendo gerar motivação e interesse nos alunos e professores, visando uma aprendizagem significativa. Metodologias: O desenvolvimento desta pesquisa bibliográfica se deu pela leitura de artigos e textos disponíveis no google acadêmico, buscando entender os diferentes locais onde a geometria está presente, bem como sua importância e aplicação, dando mais ênfase nessa disciplina dentro de sala de aula, trazendo dicas e sugestões gerando interesse e maior participação dos alunos e professores. Foram pesquisados artigos do período de 2008 a 2020 usando os descritores Geometria, aplicações, aprendizagem. Considerações Finais: O ensino da Geometria auxilia o educando a entender o mundo, possibilita a compreensão do espaço em que vive, intervém nos problemas diários, possibilitando desenvolver habilidades e potencialidades ligadas à matemática. Em suma, deve ser trabalhada desde o inicio da formação educacional em diferentes situações e níveis. Portanto, é verídico que o ramo matemático em questão está presente desde os primórdios da civilização (Tangran, leis trigonométricas, cálculos de áreas) e também em processos evolutivos importantes (engenharias, arquitetura, urbanismo, sistemas informacionais). Logo, é necessário desenvolver materiais que façam uso da geometria englobando a realidade de vida dos educandos tornando-a, assim, mais atrativa. E válido citar a importante e continua mudança que deve ser feito nas instituições formadoras de opinião (Universidades), para que os formandos saiam com bastante conhecimento nas mais diversas metodologias de ensino, como por exemplo, o ensino computacional intermediário, no qual se faz ferramenta pertinente e de significativa importância para os mais diversos desafios em sala de aula. Tal efeito foi notado, principalmente, no ano de 2020 quando o ensino se tornou remoto em todo o país devido à pandemia de COVID-19. Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2021-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/109Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 50-50Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 50-50Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 50-502675-2999reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/109/85Copyright (c) 2021 Talita Aparecida Rodrigues, Eremita Nogueira Marques Barbosa, Rosana Mendes Maciel Moreirahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Talita Aparecida Barbosa, Eremita Nogueira Marques Moreira, Rosana Mendes Maciel 2023-08-01T03:32:02Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/109Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-08-01T03:32:02Scientia Generalis - Publicação independentefalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
GEOMETRY AND ITS DIFFERENT APPLICABILITIES LA GEOMETRÍA Y SUS DIFERENTES APLICABILIDADES A GEOMETRIA E SUAS DIFERENTES APLICABILIDADES |
title |
GEOMETRY AND ITS DIFFERENT APPLICABILITIES |
spellingShingle |
GEOMETRY AND ITS DIFFERENT APPLICABILITIES Rodrigues, Talita Aparecida Geometria; Aplicações; Aprendizagem. |
title_short |
GEOMETRY AND ITS DIFFERENT APPLICABILITIES |
title_full |
GEOMETRY AND ITS DIFFERENT APPLICABILITIES |
title_fullStr |
GEOMETRY AND ITS DIFFERENT APPLICABILITIES |
title_full_unstemmed |
GEOMETRY AND ITS DIFFERENT APPLICABILITIES |
title_sort |
GEOMETRY AND ITS DIFFERENT APPLICABILITIES |
author |
Rodrigues, Talita Aparecida |
author_facet |
Rodrigues, Talita Aparecida Barbosa, Eremita Nogueira Marques Moreira, Rosana Mendes Maciel |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Eremita Nogueira Marques Moreira, Rosana Mendes Maciel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Talita Aparecida Barbosa, Eremita Nogueira Marques Moreira, Rosana Mendes Maciel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria; Aplicações; Aprendizagem. |
topic |
Geometria; Aplicações; Aprendizagem. |
description |
Introdução: A alfabetização matemática é exigida no meio social, pois com maior ou menor complexidade está presente em todos os lugares. No entanto, a falta de didática, de recursos metodológicos e de conhecimentos partindo do professor, em conjunto com o desinteresse dos alunos, dificulta o processo ensino-aprendizagem, uma vez que a matemática não se resume somente a números e cálculos. Tão importante como estes, a Geometria também é uma ferramenta muito utilizada em diferentes âmbitos, pois permite ao cidadão a compreensão do espaço, sua ocupação e medidas. O mundo está repleto de formas geométricas, o que confirma a enorme contribuição da geometria para o desenvolvimento humano, sendo necessária e significante, assim como números e álgebra, sua utilização no espaço social. Objetivos: Pesquisar sobre a importância da Geometria dentro da vida cotidiana, buscando descrever em quais áreas a geometria é aplicável, como por exemplo: nas profissões, na natureza e no cotidiano; trazer a Geometria como aliada dentro do processo ensino-aprendizagem, podendo gerar motivação e interesse nos alunos e professores, visando uma aprendizagem significativa. Metodologias: O desenvolvimento desta pesquisa bibliográfica se deu pela leitura de artigos e textos disponíveis no google acadêmico, buscando entender os diferentes locais onde a geometria está presente, bem como sua importância e aplicação, dando mais ênfase nessa disciplina dentro de sala de aula, trazendo dicas e sugestões gerando interesse e maior participação dos alunos e professores. Foram pesquisados artigos do período de 2008 a 2020 usando os descritores Geometria, aplicações, aprendizagem. Considerações Finais: O ensino da Geometria auxilia o educando a entender o mundo, possibilita a compreensão do espaço em que vive, intervém nos problemas diários, possibilitando desenvolver habilidades e potencialidades ligadas à matemática. Em suma, deve ser trabalhada desde o inicio da formação educacional em diferentes situações e níveis. Portanto, é verídico que o ramo matemático em questão está presente desde os primórdios da civilização (Tangran, leis trigonométricas, cálculos de áreas) e também em processos evolutivos importantes (engenharias, arquitetura, urbanismo, sistemas informacionais). Logo, é necessário desenvolver materiais que façam uso da geometria englobando a realidade de vida dos educandos tornando-a, assim, mais atrativa. E válido citar a importante e continua mudança que deve ser feito nas instituições formadoras de opinião (Universidades), para que os formandos saiam com bastante conhecimento nas mais diversas metodologias de ensino, como por exemplo, o ensino computacional intermediário, no qual se faz ferramenta pertinente e de significativa importância para os mais diversos desafios em sala de aula. Tal efeito foi notado, principalmente, no ano de 2020 quando o ensino se tornou remoto em todo o país devido à pandemia de COVID-19. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/109 |
url |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/109/85 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis Scientia Generalis Scientia Generalis |
publisher.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis Scientia Generalis Scientia Generalis |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 50-50 Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 50-50 Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 50-50 2675-2999 reponame:Scientia Generalis instname:Publicação independente instacron:INDEP |
instname_str |
Publicação independente |
instacron_str |
INDEP |
institution |
INDEP |
reponame_str |
Scientia Generalis |
collection |
Scientia Generalis |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia Generalis - Publicação independente |
repository.mail.fl_str_mv |
editor@scientiageneralis.com.br |
_version_ |
1797042483944751104 |