OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO CANGURU COM RECÉM NASCIDOS NEONATOS NA UNIDADE TERAPIA INTENSIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valadão, Thallyta Cristina Gonçalves Gama
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sousa , Luiza Araújo Amâncio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia Generalis
Texto Completo: https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/212
Resumo: Introdução: O Método Canguru é um modelo humanizado ao recém-nascido, internado na Unidade Terapia Intensiva Neonatal, o neonato é colocado em contato pele a pele com sua mãe, em forma vertical junto ao seio materno, isto ocorre de forma gradativa. A equipe multidisciplinar é treinada para orientar de maneira segura a mãe a realizar esse método. Ele oferece vários benefícios. Sua criação ocorreu na Colômbia em 1979 pelos Doutores Hector Martines e Edgar Rey Sanabria do Hospital San Juan de Dias, trata de um estudo de revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, abrangendo o período de artigos do ano de 20218 a 2020. Objetivo: Conhecer quais os benefícios que o método canguru pode oferecer para seu recém-nascido na UTI neonatal. Metodologia: O método de pesquisa empregado foi a revisão integrativa que se caracteriza por proporcionar a síntese de conhecimento, sendo este, um instrumento da Prática Baseada em Evidências. Considerações: A Metodologia Canguru é uma intervenção em que o neonato é colocado no peito da mãe em posição vertical pele a pele de ambos cobertos por um pano ou cobertor, em uma posição inclinada de 30 a 40 graus. O tempo em que o neonato e a mãe permaneciam nesta posição varia sendo necessário ficar no mínimo 30 minutos com o máximo de 80 minutos. Os benefícios do método canguru pôde ser agrupados em prematuridade, as características do método canguru, os benefícios que este método oferece para o recém-nascido e a assistência da enfermagem, mostrando a importância da humanização entre a equipe da UTI neonatal com a mãe e os familiares do recém-nascido.
id INDEP-1_7fe005e62851e7d9a75ac53a6dabcf4a
oai_identifier_str oai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/212
network_acronym_str INDEP-1
network_name_str Scientia Generalis
repository_id_str
spelling OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO CANGURU COM RECÉM NASCIDOS NEONATOS NA UNIDADE TERAPIA INTENSIVAMétodo CanguruPrematurosBenefíciosIntrodução: O Método Canguru é um modelo humanizado ao recém-nascido, internado na Unidade Terapia Intensiva Neonatal, o neonato é colocado em contato pele a pele com sua mãe, em forma vertical junto ao seio materno, isto ocorre de forma gradativa. A equipe multidisciplinar é treinada para orientar de maneira segura a mãe a realizar esse método. Ele oferece vários benefícios. Sua criação ocorreu na Colômbia em 1979 pelos Doutores Hector Martines e Edgar Rey Sanabria do Hospital San Juan de Dias, trata de um estudo de revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, abrangendo o período de artigos do ano de 20218 a 2020. Objetivo: Conhecer quais os benefícios que o método canguru pode oferecer para seu recém-nascido na UTI neonatal. Metodologia: O método de pesquisa empregado foi a revisão integrativa que se caracteriza por proporcionar a síntese de conhecimento, sendo este, um instrumento da Prática Baseada em Evidências. Considerações: A Metodologia Canguru é uma intervenção em que o neonato é colocado no peito da mãe em posição vertical pele a pele de ambos cobertos por um pano ou cobertor, em uma posição inclinada de 30 a 40 graus. O tempo em que o neonato e a mãe permaneciam nesta posição varia sendo necessário ficar no mínimo 30 minutos com o máximo de 80 minutos. Os benefícios do método canguru pôde ser agrupados em prematuridade, as características do método canguru, os benefícios que este método oferece para o recém-nascido e a assistência da enfermagem, mostrando a importância da humanização entre a equipe da UTI neonatal com a mãe e os familiares do recém-nascido.Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2022-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/212Scientia Generalis; v. 2 n. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 1-1Scientia Generalis; Vol. 2 No. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 1-1Scientia Generalis; Vol. 2 Núm. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 1-12675-299927363//v2S1reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/212/153Copyright (c) 2022 Thallyta Cristina Gonçalves Gama Valadão, Luiza Araújo Amâncio Sousa https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValadão, Thallyta Cristina Gonçalves Gama Sousa , Luiza Araújo Amâncio 2023-08-01T03:32:06Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/212Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-08-01T03:32:06Scientia Generalis - Publicação independentefalse
dc.title.none.fl_str_mv OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO CANGURU COM RECÉM NASCIDOS NEONATOS NA UNIDADE TERAPIA INTENSIVA
title OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO CANGURU COM RECÉM NASCIDOS NEONATOS NA UNIDADE TERAPIA INTENSIVA
spellingShingle OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO CANGURU COM RECÉM NASCIDOS NEONATOS NA UNIDADE TERAPIA INTENSIVA
Valadão, Thallyta Cristina Gonçalves Gama
Método Canguru
Prematuros
Benefícios
title_short OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO CANGURU COM RECÉM NASCIDOS NEONATOS NA UNIDADE TERAPIA INTENSIVA
title_full OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO CANGURU COM RECÉM NASCIDOS NEONATOS NA UNIDADE TERAPIA INTENSIVA
title_fullStr OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO CANGURU COM RECÉM NASCIDOS NEONATOS NA UNIDADE TERAPIA INTENSIVA
title_full_unstemmed OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO CANGURU COM RECÉM NASCIDOS NEONATOS NA UNIDADE TERAPIA INTENSIVA
title_sort OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO CANGURU COM RECÉM NASCIDOS NEONATOS NA UNIDADE TERAPIA INTENSIVA
author Valadão, Thallyta Cristina Gonçalves Gama
author_facet Valadão, Thallyta Cristina Gonçalves Gama
Sousa , Luiza Araújo Amâncio
author_role author
author2 Sousa , Luiza Araújo Amâncio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valadão, Thallyta Cristina Gonçalves Gama
Sousa , Luiza Araújo Amâncio
dc.subject.por.fl_str_mv Método Canguru
Prematuros
Benefícios
topic Método Canguru
Prematuros
Benefícios
description Introdução: O Método Canguru é um modelo humanizado ao recém-nascido, internado na Unidade Terapia Intensiva Neonatal, o neonato é colocado em contato pele a pele com sua mãe, em forma vertical junto ao seio materno, isto ocorre de forma gradativa. A equipe multidisciplinar é treinada para orientar de maneira segura a mãe a realizar esse método. Ele oferece vários benefícios. Sua criação ocorreu na Colômbia em 1979 pelos Doutores Hector Martines e Edgar Rey Sanabria do Hospital San Juan de Dias, trata de um estudo de revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, abrangendo o período de artigos do ano de 20218 a 2020. Objetivo: Conhecer quais os benefícios que o método canguru pode oferecer para seu recém-nascido na UTI neonatal. Metodologia: O método de pesquisa empregado foi a revisão integrativa que se caracteriza por proporcionar a síntese de conhecimento, sendo este, um instrumento da Prática Baseada em Evidências. Considerações: A Metodologia Canguru é uma intervenção em que o neonato é colocado no peito da mãe em posição vertical pele a pele de ambos cobertos por um pano ou cobertor, em uma posição inclinada de 30 a 40 graus. O tempo em que o neonato e a mãe permaneciam nesta posição varia sendo necessário ficar no mínimo 30 minutos com o máximo de 80 minutos. Os benefícios do método canguru pôde ser agrupados em prematuridade, as características do método canguru, os benefícios que este método oferece para o recém-nascido e a assistência da enfermagem, mostrando a importância da humanização entre a equipe da UTI neonatal com a mãe e os familiares do recém-nascido.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/212
url https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/212/153
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Thallyta Cristina Gonçalves Gama Valadão, Luiza Araújo Amâncio Sousa
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Thallyta Cristina Gonçalves Gama Valadão, Luiza Araújo Amâncio Sousa
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
dc.source.none.fl_str_mv Scientia Generalis; v. 2 n. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 1-1
Scientia Generalis; Vol. 2 No. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 1-1
Scientia Generalis; Vol. 2 Núm. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 1-1
2675-2999
27363//v2S1
reponame:Scientia Generalis
instname:Publicação independente
instacron:INDEP
instname_str Publicação independente
instacron_str INDEP
institution INDEP
reponame_str Scientia Generalis
collection Scientia Generalis
repository.name.fl_str_mv Scientia Generalis - Publicação independente
repository.mail.fl_str_mv editor@scientiageneralis.com.br
_version_ 1797042484518322176