A Ficção Científica como parte do processo e Revolução da Ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rinaldi Feliciano, Sandro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Epistemologia
Texto Completo: https://epistemologia.com.br/academico/index.php/epistemologia/article/view/5
Resumo: Em Filosofia da Ciência: Carnap, Hume, Descartes, Pascal, Popper, Kuhn, dentre outros não menos importantes são alguns nomes mais citados. Os dois últimos possuem as teorias que possivelmente estejam dentre as mais estudadas, ainda que não sejam sistemas definitivos, mas que de alguma forma ainda permeia o desenvolvimento da ciência atual. Popper com seu modelo hipotético-dedutivo traz a falseabilidade como aquilo que permite a uma teoria científica permanecer como modelo aceito ou não, e substituir outras. O modelo popperiano pode ser utilizado como um dos procedimentos em estudos teóricos de publicações onde no caso, uma vez publicado, outros teóricos revisarão o estudo em busca de falhas conceituais ou matemáticas. Kuhn, por outro lado, diz que a ciência é composta de revoluções, onde o modelo vigente é um paradigma no qual é feita “ciência comum”, e uma vez que problemas sejam observados, as soluções para estes tendem a formar um novo paradigma. A função deste ensaio é verificar se a Ficção Científica, (mostrado geralmente como histórias), podem de alguma forma ter influências, diretas ou indiretas no desenvolvimento da ciência, se estas influências possuem bases nas teorias popperianas, ou kuhniano; se tal influencia é realizada através de algo como propagandas sugeridas pela própria comunidade científica, segundo Feyerabend, ou ainda um amadurecimento histórico, como sugere Fleck; podem também ter relação com as visões de David Bloor e Steven Shapin, mais sociológicas.
id INDEP-2_b933b0c47fbd1d73d95da2dd70c37c55
oai_identifier_str oai:academico.epistemologia.com.br:article/5
network_acronym_str INDEP-2
network_name_str Revista Epistemologia
repository_id_str
spelling A Ficção Científica como parte do processo e Revolução da CiênciaKarl PopperThomas KuhnFicção CientíficaKarl PopperThomas KuhnFicção CientíficaEm Filosofia da Ciência: Carnap, Hume, Descartes, Pascal, Popper, Kuhn, dentre outros não menos importantes são alguns nomes mais citados. Os dois últimos possuem as teorias que possivelmente estejam dentre as mais estudadas, ainda que não sejam sistemas definitivos, mas que de alguma forma ainda permeia o desenvolvimento da ciência atual. Popper com seu modelo hipotético-dedutivo traz a falseabilidade como aquilo que permite a uma teoria científica permanecer como modelo aceito ou não, e substituir outras. O modelo popperiano pode ser utilizado como um dos procedimentos em estudos teóricos de publicações onde no caso, uma vez publicado, outros teóricos revisarão o estudo em busca de falhas conceituais ou matemáticas. Kuhn, por outro lado, diz que a ciência é composta de revoluções, onde o modelo vigente é um paradigma no qual é feita “ciência comum”, e uma vez que problemas sejam observados, as soluções para estes tendem a formar um novo paradigma. A função deste ensaio é verificar se a Ficção Científica, (mostrado geralmente como histórias), podem de alguma forma ter influências, diretas ou indiretas no desenvolvimento da ciência, se estas influências possuem bases nas teorias popperianas, ou kuhniano; se tal influencia é realizada através de algo como propagandas sugeridas pela própria comunidade científica, segundo Feyerabend, ou ainda um amadurecimento histórico, como sugere Fleck; podem também ter relação com as visões de David Bloor e Steven Shapin, mais sociológicas.Edição independente2023-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://epistemologia.com.br/academico/index.php/epistemologia/article/view/510.5281/zenodo.7853859Revista Epistemologia; v. 4 n. 4 (2023): Revista Epistemologia - v.4, n. 4, (2023); 9-222526-47612526-4761reponame:Revista Epistemologiainstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://epistemologia.com.br/academico/index.php/epistemologia/article/view/5/4Copyright (c) 2023 Sandro Rinaldi Felicianohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRinaldi Feliciano, Sandro2023-12-12T20:14:25Zoai:academico.epistemologia.com.br:article/5Revistahttps://epistemologia.com.br/academico/index.php/epistemologiaPRIhttps://epistemologia.com.br/academico/index.php/epistemologia/oaiarnaldo@networkcore.eti.br2526-47612526-4761opendoar:2023-12-12T20:14:25Revista Epistemologia - Publicação independentefalse
dc.title.none.fl_str_mv A Ficção Científica como parte do processo e Revolução da Ciência
title A Ficção Científica como parte do processo e Revolução da Ciência
spellingShingle A Ficção Científica como parte do processo e Revolução da Ciência
Rinaldi Feliciano, Sandro
Karl Popper
Thomas Kuhn
Ficção Científica
Karl Popper
Thomas Kuhn
Ficção Científica
title_short A Ficção Científica como parte do processo e Revolução da Ciência
title_full A Ficção Científica como parte do processo e Revolução da Ciência
title_fullStr A Ficção Científica como parte do processo e Revolução da Ciência
title_full_unstemmed A Ficção Científica como parte do processo e Revolução da Ciência
title_sort A Ficção Científica como parte do processo e Revolução da Ciência
author Rinaldi Feliciano, Sandro
author_facet Rinaldi Feliciano, Sandro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rinaldi Feliciano, Sandro
dc.subject.por.fl_str_mv Karl Popper
Thomas Kuhn
Ficção Científica
Karl Popper
Thomas Kuhn
Ficção Científica
topic Karl Popper
Thomas Kuhn
Ficção Científica
Karl Popper
Thomas Kuhn
Ficção Científica
description Em Filosofia da Ciência: Carnap, Hume, Descartes, Pascal, Popper, Kuhn, dentre outros não menos importantes são alguns nomes mais citados. Os dois últimos possuem as teorias que possivelmente estejam dentre as mais estudadas, ainda que não sejam sistemas definitivos, mas que de alguma forma ainda permeia o desenvolvimento da ciência atual. Popper com seu modelo hipotético-dedutivo traz a falseabilidade como aquilo que permite a uma teoria científica permanecer como modelo aceito ou não, e substituir outras. O modelo popperiano pode ser utilizado como um dos procedimentos em estudos teóricos de publicações onde no caso, uma vez publicado, outros teóricos revisarão o estudo em busca de falhas conceituais ou matemáticas. Kuhn, por outro lado, diz que a ciência é composta de revoluções, onde o modelo vigente é um paradigma no qual é feita “ciência comum”, e uma vez que problemas sejam observados, as soluções para estes tendem a formar um novo paradigma. A função deste ensaio é verificar se a Ficção Científica, (mostrado geralmente como histórias), podem de alguma forma ter influências, diretas ou indiretas no desenvolvimento da ciência, se estas influências possuem bases nas teorias popperianas, ou kuhniano; se tal influencia é realizada através de algo como propagandas sugeridas pela própria comunidade científica, segundo Feyerabend, ou ainda um amadurecimento histórico, como sugere Fleck; podem também ter relação com as visões de David Bloor e Steven Shapin, mais sociológicas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://epistemologia.com.br/academico/index.php/epistemologia/article/view/5
10.5281/zenodo.7853859
url https://epistemologia.com.br/academico/index.php/epistemologia/article/view/5
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.7853859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://epistemologia.com.br/academico/index.php/epistemologia/article/view/5/4
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Sandro Rinaldi Feliciano
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Sandro Rinaldi Feliciano
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edição independente
publisher.none.fl_str_mv Edição independente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Epistemologia; v. 4 n. 4 (2023): Revista Epistemologia - v.4, n. 4, (2023); 9-22
2526-4761
2526-4761
reponame:Revista Epistemologia
instname:Publicação independente
instacron:INDEP
instname_str Publicação independente
instacron_str INDEP
institution INDEP
reponame_str Revista Epistemologia
collection Revista Epistemologia
repository.name.fl_str_mv Revista Epistemologia - Publicação independente
repository.mail.fl_str_mv arnaldo@networkcore.eti.br
_version_ 1797042368057180160