O tema da avaliação educacional na Constituição de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Cândido Alberto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2601
Resumo: A análise do contexto político e econômico da chamada década perdida (a de 1980), revela que o declínio do governo militar e a crise da dívida externa levaram à perspectiva de redemocratização, com nova assembleia constituinte. Concomitante aos cortes nos custos sociais, emergiram conceitos como descentralização, eficiência e avaliação externa. O último estava subjacente na Constituinte, embora só tenha sido explicitado ao final, como condição à liberdade de ensino, resultando das implicações do embate entre educação pública e particular. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), concebida como lei geral da educação, estabeleceu um sistema nacional de avaliação e dispôs sobre a avaliação do aproveitamento dos alunos, introduzindo inovações. 
id INEP-1_13236d6e10c66b6a04774b913ababfc4
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/2601
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling O tema da avaliação educacional na Constituição de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996avaliação educacional; legislação educacional; políticas educacionais; avaliação do aproveitamento; administração da educação.A análise do contexto político e econômico da chamada década perdida (a de 1980), revela que o declínio do governo militar e a crise da dívida externa levaram à perspectiva de redemocratização, com nova assembleia constituinte. Concomitante aos cortes nos custos sociais, emergiram conceitos como descentralização, eficiência e avaliação externa. O último estava subjacente na Constituinte, embora só tenha sido explicitado ao final, como condição à liberdade de ensino, resultando das implicações do embate entre educação pública e particular. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), concebida como lei geral da educação, estabeleceu um sistema nacional de avaliação e dispôs sobre a avaliação do aproveitamento dos alunos, introduzindo inovações. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisGomes, Cândido Alberto2016-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/260110.24109/2176-6673.emaberto.29i96.%pEm Aberto; v. 29, n. 96 (2016): Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb): 25 anos217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.29i96reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2601/2597Direitos autorais 2016 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:02Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O tema da avaliação educacional na Constituição de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996
title O tema da avaliação educacional na Constituição de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996
spellingShingle O tema da avaliação educacional na Constituição de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996
Gomes, Cândido Alberto
avaliação educacional; legislação educacional; políticas educacionais; avaliação do aproveitamento; administração da educação.
title_short O tema da avaliação educacional na Constituição de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996
title_full O tema da avaliação educacional na Constituição de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996
title_fullStr O tema da avaliação educacional na Constituição de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996
title_full_unstemmed O tema da avaliação educacional na Constituição de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996
title_sort O tema da avaliação educacional na Constituição de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996
author Gomes, Cândido Alberto
author_facet Gomes, Cândido Alberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Cândido Alberto
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação educacional; legislação educacional; políticas educacionais; avaliação do aproveitamento; administração da educação.
topic avaliação educacional; legislação educacional; políticas educacionais; avaliação do aproveitamento; administração da educação.
dc.description.none.fl_txt_mv A análise do contexto político e econômico da chamada década perdida (a de 1980), revela que o declínio do governo militar e a crise da dívida externa levaram à perspectiva de redemocratização, com nova assembleia constituinte. Concomitante aos cortes nos custos sociais, emergiram conceitos como descentralização, eficiência e avaliação externa. O último estava subjacente na Constituinte, embora só tenha sido explicitado ao final, como condição à liberdade de ensino, resultando das implicações do embate entre educação pública e particular. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), concebida como lei geral da educação, estabeleceu um sistema nacional de avaliação e dispôs sobre a avaliação do aproveitamento dos alunos, introduzindo inovações. 
description A análise do contexto político e econômico da chamada década perdida (a de 1980), revela que o declínio do governo militar e a crise da dívida externa levaram à perspectiva de redemocratização, com nova assembleia constituinte. Concomitante aos cortes nos custos sociais, emergiram conceitos como descentralização, eficiência e avaliação externa. O último estava subjacente na Constituinte, embora só tenha sido explicitado ao final, como condição à liberdade de ensino, resultando das implicações do embate entre educação pública e particular. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), concebida como lei geral da educação, estabeleceu um sistema nacional de avaliação e dispôs sobre a avaliação do aproveitamento dos alunos, introduzindo inovações. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2601
10.24109/2176-6673.emaberto.29i96.%p
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2601
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.29i96.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2601/2597
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 29, n. 96 (2016): Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb): 25 anos
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.29i96
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1635981642960994304