Em busca do corpo perfeito: as crianças na cultura da beleza e da sedução
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2736 |
Resumo: | O processo de produção do corpo busca uma perfeição que se consagra combase em conceitos de beleza, saúde e felicidade. Na perspectiva dos estudos dainfância, é analisado e discutido como crianças entre 4 e 10 anos de idade, de turmas da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, significam seu próprio corpo e o do outro em suas relações e nas experiências que constroem. A análise destaca como o corpo tem assumido relevância na produção cultural e lúdica das crianças ao se apresentar como produto que se põe à mostra, admirado, apreciado, avaliado, rejeitado, copiado e conquistado, alvo de artefatos e performances e, em algumas situações, de práticas discriminatórias. |
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Em busca do corpo perfeito: as crianças na cultura da beleza e da seduçãoinfância; corpo; beleza.O processo de produção do corpo busca uma perfeição que se consagra combase em conceitos de beleza, saúde e felicidade. Na perspectiva dos estudos dainfância, é analisado e discutido como crianças entre 4 e 10 anos de idade, de turmas da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, significam seu próprio corpo e o do outro em suas relações e nas experiências que constroem. A análise destaca como o corpo tem assumido relevância na produção cultural e lúdica das crianças ao se apresentar como produto que se põe à mostra, admirado, apreciado, avaliado, rejeitado, copiado e conquistado, alvo de artefatos e performances e, em algumas situações, de práticas discriminatórias.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisSalgado, Raquel GonçalvesFerrarini, Anabela Rute Kohlmann2016-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/273610.24109/2176-6673.emaberto.29i95.2736Em Aberto; v. 29, n. 95 (2016): Diferenças e educação: um enfoque cultural217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.29i95reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2736/2569Direitos autorais 2016 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:02Zmail@mail.com - |
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