Em busca do corpo perfeito: as crianças na cultura da beleza e da sedução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado, Raquel Gonçalves
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ferrarini, Anabela Rute Kohlmann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2736
Resumo: O processo de produção do corpo busca uma perfeição que se consagra combase em conceitos de beleza, saúde e felicidade. Na perspectiva dos estudos dainfância, é analisado e discutido como crianças entre 4 e 10 anos de idade, de turmas da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, significam seu próprio corpo e o do outro em suas relações e nas experiências que constroem. A análise destaca como o corpo tem assumido relevância na produção cultural e lúdica das crianças ao se apresentar como produto que se põe à mostra, admirado, apreciado, avaliado, rejeitado, copiado e conquistado, alvo de artefatos e performances e, em algumas situações, de práticas discriminatórias.
id INEP-1_16aa16d5cdc7ce8fdf1921c3efff390d
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/2736
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling Em busca do corpo perfeito: as crianças na cultura da beleza e da seduçãoinfância; corpo; beleza.O processo de produção do corpo busca uma perfeição que se consagra combase em conceitos de beleza, saúde e felicidade. Na perspectiva dos estudos dainfância, é analisado e discutido como crianças entre 4 e 10 anos de idade, de turmas da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, significam seu próprio corpo e o do outro em suas relações e nas experiências que constroem. A análise destaca como o corpo tem assumido relevância na produção cultural e lúdica das crianças ao se apresentar como produto que se põe à mostra, admirado, apreciado, avaliado, rejeitado, copiado e conquistado, alvo de artefatos e performances e, em algumas situações, de práticas discriminatórias.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisSalgado, Raquel GonçalvesFerrarini, Anabela Rute Kohlmann2016-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/273610.24109/2176-6673.emaberto.29i95.2736Em Aberto; v. 29, n. 95 (2016): Diferenças e educação: um enfoque cultural217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.29i95reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2736/2569Direitos autorais 2016 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:02Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Em busca do corpo perfeito: as crianças na cultura da beleza e da sedução
title Em busca do corpo perfeito: as crianças na cultura da beleza e da sedução
spellingShingle Em busca do corpo perfeito: as crianças na cultura da beleza e da sedução
Salgado, Raquel Gonçalves
infância; corpo; beleza.
title_short Em busca do corpo perfeito: as crianças na cultura da beleza e da sedução
title_full Em busca do corpo perfeito: as crianças na cultura da beleza e da sedução
title_fullStr Em busca do corpo perfeito: as crianças na cultura da beleza e da sedução
title_full_unstemmed Em busca do corpo perfeito: as crianças na cultura da beleza e da sedução
title_sort Em busca do corpo perfeito: as crianças na cultura da beleza e da sedução
author Salgado, Raquel Gonçalves
author_facet Salgado, Raquel Gonçalves
Ferrarini, Anabela Rute Kohlmann
author_role author
author2 Ferrarini, Anabela Rute Kohlmann
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgado, Raquel Gonçalves
Ferrarini, Anabela Rute Kohlmann
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv infância; corpo; beleza.
topic infância; corpo; beleza.
dc.description.none.fl_txt_mv O processo de produção do corpo busca uma perfeição que se consagra combase em conceitos de beleza, saúde e felicidade. Na perspectiva dos estudos dainfância, é analisado e discutido como crianças entre 4 e 10 anos de idade, de turmas da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, significam seu próprio corpo e o do outro em suas relações e nas experiências que constroem. A análise destaca como o corpo tem assumido relevância na produção cultural e lúdica das crianças ao se apresentar como produto que se põe à mostra, admirado, apreciado, avaliado, rejeitado, copiado e conquistado, alvo de artefatos e performances e, em algumas situações, de práticas discriminatórias.
description O processo de produção do corpo busca uma perfeição que se consagra combase em conceitos de beleza, saúde e felicidade. Na perspectiva dos estudos dainfância, é analisado e discutido como crianças entre 4 e 10 anos de idade, de turmas da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, significam seu próprio corpo e o do outro em suas relações e nas experiências que constroem. A análise destaca como o corpo tem assumido relevância na produção cultural e lúdica das crianças ao se apresentar como produto que se põe à mostra, admirado, apreciado, avaliado, rejeitado, copiado e conquistado, alvo de artefatos e performances e, em algumas situações, de práticas discriminatórias.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2736
10.24109/2176-6673.emaberto.29i95.2736
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2736
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.29i95.2736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2736/2569
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 29, n. 95 (2016): Diferenças e educação: um enfoque cultural
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.29i95
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1635981642972528640