Percepção e recepção da imagem no cinema clássico hollywoodiano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4144 |
Resumo: | Uma reflexão sobre percepção da imagem de filmes clássicos hollywoodianos das décadas de 30, 40 e 50 do século 20 é apresentada com base em três filmes, um de cada década: Terra dos deuses (The good earth – 1937), de Sidney Franklin; Como era verde meu vale (How green was my valley – 1941), de John Ford; e Rastros de ódio (The searchers – 1956), de John Ford. Para a análise da imagem fílmica – realizada pelos próprios autores, que se colocaram como espectadores/apreciadores dos filmes referenciados –, utilizaram-se fundamentos da semiótica e da estética. Ao final, destacou-se a necessidade de compreender os filmes como uma produção artística coletiva, gerada dentro de um formato estabelecido por padrões e convenções sociais de um tempo, de um lugar, na qual a imagem é fundamental para a apreciação estética. |
id |
INEP-1_23b6d0100c26064829fb48cf8655d204 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.172.29.9.66:article/4144 |
network_acronym_str |
INEP-1 |
network_name_str |
Em Aberto |
spelling |
Percepção e recepção da imagem no cinema clássico hollywoodianoCinema Clássico; Imagem; Hollywood;Cinema ClássicoUma reflexão sobre percepção da imagem de filmes clássicos hollywoodianos das décadas de 30, 40 e 50 do século 20 é apresentada com base em três filmes, um de cada década: Terra dos deuses (The good earth – 1937), de Sidney Franklin; Como era verde meu vale (How green was my valley – 1941), de John Ford; e Rastros de ódio (The searchers – 1956), de John Ford. Para a análise da imagem fílmica – realizada pelos próprios autores, que se colocaram como espectadores/apreciadores dos filmes referenciados –, utilizaram-se fundamentos da semiótica e da estética. Ao final, destacou-se a necessidade de compreender os filmes como uma produção artística coletiva, gerada dentro de um formato estabelecido por padrões e convenções sociais de um tempo, de um lugar, na qual a imagem é fundamental para a apreciação estética.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisMelo Junior, Valdir Heitkoeter deSilva Junior, Nelson2018-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/414410.24109/2176-6673.emaberto.31i103.4144Em Aberto; v. 31, n. 103 (2018): Imagem e ensino: possíveis diálogos217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.31i103reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4144/pdfDireitos autorais 2018 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção e recepção da imagem no cinema clássico hollywoodiano |
title |
Percepção e recepção da imagem no cinema clássico hollywoodiano |
spellingShingle |
Percepção e recepção da imagem no cinema clássico hollywoodiano Melo Junior, Valdir Heitkoeter de Cinema Clássico; Imagem; Hollywood; Cinema Clássico |
title_short |
Percepção e recepção da imagem no cinema clássico hollywoodiano |
title_full |
Percepção e recepção da imagem no cinema clássico hollywoodiano |
title_fullStr |
Percepção e recepção da imagem no cinema clássico hollywoodiano |
title_full_unstemmed |
Percepção e recepção da imagem no cinema clássico hollywoodiano |
title_sort |
Percepção e recepção da imagem no cinema clássico hollywoodiano |
author |
Melo Junior, Valdir Heitkoeter de |
author_facet |
Melo Junior, Valdir Heitkoeter de Silva Junior, Nelson |
author_role |
author |
author2 |
Silva Junior, Nelson |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo Junior, Valdir Heitkoeter de Silva Junior, Nelson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Clássico; Imagem; Hollywood; Cinema Clássico |
topic |
Cinema Clássico; Imagem; Hollywood; Cinema Clássico |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Uma reflexão sobre percepção da imagem de filmes clássicos hollywoodianos das décadas de 30, 40 e 50 do século 20 é apresentada com base em três filmes, um de cada década: Terra dos deuses (The good earth – 1937), de Sidney Franklin; Como era verde meu vale (How green was my valley – 1941), de John Ford; e Rastros de ódio (The searchers – 1956), de John Ford. Para a análise da imagem fílmica – realizada pelos próprios autores, que se colocaram como espectadores/apreciadores dos filmes referenciados –, utilizaram-se fundamentos da semiótica e da estética. Ao final, destacou-se a necessidade de compreender os filmes como uma produção artística coletiva, gerada dentro de um formato estabelecido por padrões e convenções sociais de um tempo, de um lugar, na qual a imagem é fundamental para a apreciação estética. |
description |
Uma reflexão sobre percepção da imagem de filmes clássicos hollywoodianos das décadas de 30, 40 e 50 do século 20 é apresentada com base em três filmes, um de cada década: Terra dos deuses (The good earth – 1937), de Sidney Franklin; Como era verde meu vale (How green was my valley – 1941), de John Ford; e Rastros de ódio (The searchers – 1956), de John Ford. Para a análise da imagem fílmica – realizada pelos próprios autores, que se colocaram como espectadores/apreciadores dos filmes referenciados –, utilizaram-se fundamentos da semiótica e da estética. Ao final, destacou-se a necessidade de compreender os filmes como uma produção artística coletiva, gerada dentro de um formato estabelecido por padrões e convenções sociais de um tempo, de um lugar, na qual a imagem é fundamental para a apreciação estética. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4144 10.24109/2176-6673.emaberto.31i103.4144 |
url |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4144 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.31i103.4144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4144/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Aberto; v. 31, n. 103 (2018): Imagem e ensino: possíveis diálogos 21766673 0104-1037 10.24109/2176-6673.emaberto.31i103 reponame:Em Aberto instname:INEP instacron:INEP |
reponame_str |
Em Aberto |
collection |
Em Aberto |
instname_str |
INEP |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1635981643438096384 |