Gênero, sexualidade e envelhecimento: (micro) políticas de subjetivação e educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2742 |
Resumo: | Ensaio de uma cartografia das (micro)políticas do gênero e da sexualidade apartir de elementos e figurações linguísticas da literatura de Caio Fernando Abreu e de linhas narrativas presentes em matéria de capa do Jornal do Nuances – grupo pela livre expressão sexual – e no documentário “Meu tempo não parou”, realizado em Porto Alegre pelo grupo citado. Em via(da)gem entre-discursos-fluxos de sexualidades dissidentes, busca-se um modo de experimentação da sexualidade e do gênero, marcada em uma figura(ação) de linguagem: Irene. A homossexualidade em contexto porto-alegrense e seus espaços-tempos de sociabilidade desde a metade do século passado servem como fios que tecem esta composição cartográfica. Encontramos aqui uma problematização dos processos de subjetivação contemporâneos na trama gênero, sexualidade e envelhecimento a partir de olhares educacionais. |
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Gênero, sexualidade e envelhecimento: (micro) políticas de subjetivação e educaçãogênero; sexualidade; velhice; memória; dissidência sexual; Aids.Ensaio de uma cartografia das (micro)políticas do gênero e da sexualidade apartir de elementos e figurações linguísticas da literatura de Caio Fernando Abreu e de linhas narrativas presentes em matéria de capa do Jornal do Nuances – grupo pela livre expressão sexual – e no documentário “Meu tempo não parou”, realizado em Porto Alegre pelo grupo citado. Em via(da)gem entre-discursos-fluxos de sexualidades dissidentes, busca-se um modo de experimentação da sexualidade e do gênero, marcada em uma figura(ação) de linguagem: Irene. A homossexualidade em contexto porto-alegrense e seus espaços-tempos de sociabilidade desde a metade do século passado servem como fios que tecem esta composição cartográfica. Encontramos aqui uma problematização dos processos de subjetivação contemporâneos na trama gênero, sexualidade e envelhecimento a partir de olhares educacionais.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisPocahy, Fernando2016-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/274210.24109/2176-6673.emaberto.29i95.2742Em Aberto; v. 29, n. 95 (2016): Diferenças e educação: um enfoque cultural217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.29i95reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2742/2565Direitos autorais 2016 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:02Zmail@mail.com - |
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