A extensão universitária na perspectiva da universidade do encontro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4470 |
Resumo: | O artigo apresenta e discute o conceito de universidade do encontro, que tem por base uma proposta de trabalho colaborativo partilhado entre docentes, discentes e comunidade extensionista, para ampliar os espaços integradores na universidade, fortalecer a relação entre ensino, pesquisa e extensão e viabilizar práticas pedagógicas renovadas na educação superior. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, e a coleta dos dados foi realizada mediante questionário com perguntas abertas a quatro servidoras de uma universidade pública do sul do Brasil, visando identificar traços da universidade do encontro, seus desafios e relevância na articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Na interpretação dos dados, aplicou-se a análise de conteúdo. Constatou-se que a extensão nos cursos de graduação possibilita a universidade do encontro, a qual favorece o surgimento do aluno e do professor reflexivo e pesquisador, que integram conhecimentos científicos e experiência. |
id |
INEP-1_3caa94b2523fc018aa908b22c5ec8139 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.172.29.9.66:article/4470 |
network_acronym_str |
INEP-1 |
network_name_str |
Em Aberto |
spelling |
A extensão universitária na perspectiva da universidade do encontroeducação superior; estudo de caso; extensão universitária; integração ensino-pesquisa-extensão; universidade do encontroA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PERSPECTIVA DA UNIVERSIDADE DO ENCONTROO artigo apresenta e discute o conceito de universidade do encontro, que tem por base uma proposta de trabalho colaborativo partilhado entre docentes, discentes e comunidade extensionista, para ampliar os espaços integradores na universidade, fortalecer a relação entre ensino, pesquisa e extensão e viabilizar práticas pedagógicas renovadas na educação superior. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, e a coleta dos dados foi realizada mediante questionário com perguntas abertas a quatro servidoras de uma universidade pública do sul do Brasil, visando identificar traços da universidade do encontro, seus desafios e relevância na articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Na interpretação dos dados, aplicou-se a análise de conteúdo. Constatou-se que a extensão nos cursos de graduação possibilita a universidade do encontro, a qual favorece o surgimento do aluno e do professor reflexivo e pesquisador, que integram conhecimentos científicos e experiência.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisAndrade, Rubya Mara Munhóz deMorosini, Marília CostaLopes, Daniela Oliveira2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/447010.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4470Em Aberto; v. 32, n. 106 (2019): Inovação pedagógica no ensino superior217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.32i106reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4470/pdfDireitos autorais 2019 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-11T14:16:30Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A extensão universitária na perspectiva da universidade do encontro |
title |
A extensão universitária na perspectiva da universidade do encontro |
spellingShingle |
A extensão universitária na perspectiva da universidade do encontro Andrade, Rubya Mara Munhóz de educação superior; estudo de caso; extensão universitária; integração ensino-pesquisa-extensão; universidade do encontro A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PERSPECTIVA DA UNIVERSIDADE DO ENCONTRO |
title_short |
A extensão universitária na perspectiva da universidade do encontro |
title_full |
A extensão universitária na perspectiva da universidade do encontro |
title_fullStr |
A extensão universitária na perspectiva da universidade do encontro |
title_full_unstemmed |
A extensão universitária na perspectiva da universidade do encontro |
title_sort |
A extensão universitária na perspectiva da universidade do encontro |
author |
Andrade, Rubya Mara Munhóz de |
author_facet |
Andrade, Rubya Mara Munhóz de Morosini, Marília Costa Lopes, Daniela Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Morosini, Marília Costa Lopes, Daniela Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Rubya Mara Munhóz de Morosini, Marília Costa Lopes, Daniela Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação superior; estudo de caso; extensão universitária; integração ensino-pesquisa-extensão; universidade do encontro A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PERSPECTIVA DA UNIVERSIDADE DO ENCONTRO |
topic |
educação superior; estudo de caso; extensão universitária; integração ensino-pesquisa-extensão; universidade do encontro A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PERSPECTIVA DA UNIVERSIDADE DO ENCONTRO |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O artigo apresenta e discute o conceito de universidade do encontro, que tem por base uma proposta de trabalho colaborativo partilhado entre docentes, discentes e comunidade extensionista, para ampliar os espaços integradores na universidade, fortalecer a relação entre ensino, pesquisa e extensão e viabilizar práticas pedagógicas renovadas na educação superior. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, e a coleta dos dados foi realizada mediante questionário com perguntas abertas a quatro servidoras de uma universidade pública do sul do Brasil, visando identificar traços da universidade do encontro, seus desafios e relevância na articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Na interpretação dos dados, aplicou-se a análise de conteúdo. Constatou-se que a extensão nos cursos de graduação possibilita a universidade do encontro, a qual favorece o surgimento do aluno e do professor reflexivo e pesquisador, que integram conhecimentos científicos e experiência. |
description |
O artigo apresenta e discute o conceito de universidade do encontro, que tem por base uma proposta de trabalho colaborativo partilhado entre docentes, discentes e comunidade extensionista, para ampliar os espaços integradores na universidade, fortalecer a relação entre ensino, pesquisa e extensão e viabilizar práticas pedagógicas renovadas na educação superior. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, e a coleta dos dados foi realizada mediante questionário com perguntas abertas a quatro servidoras de uma universidade pública do sul do Brasil, visando identificar traços da universidade do encontro, seus desafios e relevância na articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Na interpretação dos dados, aplicou-se a análise de conteúdo. Constatou-se que a extensão nos cursos de graduação possibilita a universidade do encontro, a qual favorece o surgimento do aluno e do professor reflexivo e pesquisador, que integram conhecimentos científicos e experiência. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4470 10.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4470 |
url |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4470 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4470/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Aberto; v. 32, n. 106 (2019): Inovação pedagógica no ensino superior 21766673 0104-1037 10.24109/2176-6673.emaberto.32i106 reponame:Em Aberto instname:INEP instacron:INEP |
reponame_str |
Em Aberto |
collection |
Em Aberto |
instname_str |
INEP |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1656026642392285184 |