Relações de desigualdade entre personagens negros e brancos em livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Jacqueline de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2746
Resumo: O tema “racismo nos livros didáticos” entrou na pauta das políticas públicas 171educacionais do Brasil contemporâneo em virtude das intensas reivindicações domovimento negro e da mobilização de pesquisadores interessados em estudar oracismo brasileiro. Em resposta às críticas formuladas, adotou-se uma série de ações governamentais visando à eliminação de discursos racistas nos textos didáticos. Uma delas corresponde ao Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), iniciado em 1985, que procurou apreender o impacto desses movimentos e promover alterações nos livros e nos materiais distribuídos às redes de ensino básico do País. Mas em que medida o racismo foi superado ou modificado?
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