Sociedade pedagógica e as transformações nos espaços-tempos do ensinar e do aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3526 |
Resumo: | Problematiza algumas das transformações nos espaços-tempos do ensinar e do aprender, pensando em possíveis articulações entre as mudanças produzidas pela modernidade líquida e o que vem sendo denominado – entre outros termos – de sociedade pedagógica. O corpus é composto por porções das obras Pedagogia, de Lorenzo Luzuriaga, Introdução à Pedagogia, de Émile Planchard, e A sociedade pedagógica, de Jacky Beillerot. Sugere que houve expansão dos domínios da pedagogia, proliferando sua atuação para além das paredes escolares e possibilitando que infindáveis lugares sejam alçados à condição de ensinantes. |
id |
INEP-1_8bbff46ebe07f79bc84d36e54f67d159 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.172.29.9.66:article/3526 |
network_acronym_str |
INEP-1 |
network_name_str |
Em Aberto |
spelling |
Sociedade pedagógica e as transformações nos espaços-tempos do ensinar e do aprendersociedade pedagógica; espaço-tempo; modernidade líquidasociedade pedagógica; espaço; tempo; modernidade líquidaProblematiza algumas das transformações nos espaços-tempos do ensinar e do aprender, pensando em possíveis articulações entre as mudanças produzidas pela modernidade líquida e o que vem sendo denominado – entre outros termos – de sociedade pedagógica. O corpus é composto por porções das obras Pedagogia, de Lorenzo Luzuriaga, Introdução à Pedagogia, de Émile Planchard, e A sociedade pedagógica, de Jacky Beillerot. Sugere que houve expansão dos domínios da pedagogia, proliferando sua atuação para além das paredes escolares e possibilitando que infindáveis lugares sejam alçados à condição de ensinantes. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisCamozzato, Viviane Castro2018-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/352610.24109/2176-6673.emaberto.31i101.3526Em Aberto; v. 31, n. 101 (2018): Educação, espaço, tempo217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.31i101reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3526/pdfDireitos autorais 2018 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sociedade pedagógica e as transformações nos espaços-tempos do ensinar e do aprender |
title |
Sociedade pedagógica e as transformações nos espaços-tempos do ensinar e do aprender |
spellingShingle |
Sociedade pedagógica e as transformações nos espaços-tempos do ensinar e do aprender Camozzato, Viviane Castro sociedade pedagógica; espaço-tempo; modernidade líquida sociedade pedagógica; espaço; tempo; modernidade líquida |
title_short |
Sociedade pedagógica e as transformações nos espaços-tempos do ensinar e do aprender |
title_full |
Sociedade pedagógica e as transformações nos espaços-tempos do ensinar e do aprender |
title_fullStr |
Sociedade pedagógica e as transformações nos espaços-tempos do ensinar e do aprender |
title_full_unstemmed |
Sociedade pedagógica e as transformações nos espaços-tempos do ensinar e do aprender |
title_sort |
Sociedade pedagógica e as transformações nos espaços-tempos do ensinar e do aprender |
author |
Camozzato, Viviane Castro |
author_facet |
Camozzato, Viviane Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camozzato, Viviane Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sociedade pedagógica; espaço-tempo; modernidade líquida sociedade pedagógica; espaço; tempo; modernidade líquida |
topic |
sociedade pedagógica; espaço-tempo; modernidade líquida sociedade pedagógica; espaço; tempo; modernidade líquida |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Problematiza algumas das transformações nos espaços-tempos do ensinar e do aprender, pensando em possíveis articulações entre as mudanças produzidas pela modernidade líquida e o que vem sendo denominado – entre outros termos – de sociedade pedagógica. O corpus é composto por porções das obras Pedagogia, de Lorenzo Luzuriaga, Introdução à Pedagogia, de Émile Planchard, e A sociedade pedagógica, de Jacky Beillerot. Sugere que houve expansão dos domínios da pedagogia, proliferando sua atuação para além das paredes escolares e possibilitando que infindáveis lugares sejam alçados à condição de ensinantes. |
description |
Problematiza algumas das transformações nos espaços-tempos do ensinar e do aprender, pensando em possíveis articulações entre as mudanças produzidas pela modernidade líquida e o que vem sendo denominado – entre outros termos – de sociedade pedagógica. O corpus é composto por porções das obras Pedagogia, de Lorenzo Luzuriaga, Introdução à Pedagogia, de Émile Planchard, e A sociedade pedagógica, de Jacky Beillerot. Sugere que houve expansão dos domínios da pedagogia, proliferando sua atuação para além das paredes escolares e possibilitando que infindáveis lugares sejam alçados à condição de ensinantes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3526 10.24109/2176-6673.emaberto.31i101.3526 |
url |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3526 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.31i101.3526 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3526/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Aberto; v. 31, n. 101 (2018): Educação, espaço, tempo 21766673 0104-1037 10.24109/2176-6673.emaberto.31i101 reponame:Em Aberto instname:INEP instacron:INEP |
reponame_str |
Em Aberto |
collection |
Em Aberto |
instname_str |
INEP |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1635981643405590528 |