O lúdico e o corpo nos processos de construção de conhecimentos na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rogério
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Reis, Magali
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3549
Resumo: Análise crítica sobre o processo de construção do conhecimento dos sujeitos e as possíveis relações com o lúdico e o corpo na educação contemporânea. O método utilizado fundamenta-se no campo da teoria crítica no sentido de evidenciar o que é estranho no modo comum do brincar das crianças e sua centralidade no discurso pedagógico em contraste às limitações impostas ao lúdico pela escola. Portanto, ateoria crítica é o elemento analítico fundamental, capaz de revelar a realidade esmaecida pelo aparente e de nos auxiliar a pensar o lugar do lúdico e do movimento na escola. Aponta-se o uso das tecnologias como um componente que vem alterando os modos de brincar na sociedade e na educação, bem como a percepção de corpo.Conclui-se que, no campo da cultura, mais propriamente, nos processos formativos dos sujeitos, as novas configurações do ato de brincar alteram sua singularidade e, no âmbito social, esses se reduzem a sujeitos alheios à própria cultura e destituídos de pensamento autônomo no sentido de sua capacidade de elaborar a crítica.
id INEP-1_c6c61355fba95aac2b72b29f447b1e12
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/3549
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling O lúdico e o corpo nos processos de construção de conhecimentos na escolaEnsino Escolar; Formação Escolar; Lúdico; Técnica de Corpo.Fundamentos da Educação; Filosofia da Educação; Ensino.Análise crítica sobre o processo de construção do conhecimento dos sujeitos e as possíveis relações com o lúdico e o corpo na educação contemporânea. O método utilizado fundamenta-se no campo da teoria crítica no sentido de evidenciar o que é estranho no modo comum do brincar das crianças e sua centralidade no discurso pedagógico em contraste às limitações impostas ao lúdico pela escola. Portanto, ateoria crítica é o elemento analítico fundamental, capaz de revelar a realidade esmaecida pelo aparente e de nos auxiliar a pensar o lugar do lúdico e do movimento na escola. Aponta-se o uso das tecnologias como um componente que vem alterando os modos de brincar na sociedade e na educação, bem como a percepção de corpo.Conclui-se que, no campo da cultura, mais propriamente, nos processos formativos dos sujeitos, as novas configurações do ato de brincar alteram sua singularidade e, no âmbito social, esses se reduzem a sujeitos alheios à própria cultura e destituídos de pensamento autônomo no sentido de sua capacidade de elaborar a crítica.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisUniversidade Federal de Itajubá (UNIFEI)Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.Rodrigues, RogérioReis, Magali2018-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/354910.24109/2176-6673.emaberto.31i102.3549Em Aberto; v. 31, n. 102 (2018): Ludicidade, conhecimento e corpo217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.31i102reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3549/pdfDireitos autorais 2018 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico e o corpo nos processos de construção de conhecimentos na escola
title O lúdico e o corpo nos processos de construção de conhecimentos na escola
spellingShingle O lúdico e o corpo nos processos de construção de conhecimentos na escola
Rodrigues, Rogério
Ensino Escolar; Formação Escolar; Lúdico; Técnica de Corpo.
Fundamentos da Educação; Filosofia da Educação; Ensino.
title_short O lúdico e o corpo nos processos de construção de conhecimentos na escola
title_full O lúdico e o corpo nos processos de construção de conhecimentos na escola
title_fullStr O lúdico e o corpo nos processos de construção de conhecimentos na escola
title_full_unstemmed O lúdico e o corpo nos processos de construção de conhecimentos na escola
title_sort O lúdico e o corpo nos processos de construção de conhecimentos na escola
author Rodrigues, Rogério
author_facet Rodrigues, Rogério
Reis, Magali
author_role author
author2 Reis, Magali
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Rogério
Reis, Magali
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Escolar; Formação Escolar; Lúdico; Técnica de Corpo.
Fundamentos da Educação; Filosofia da Educação; Ensino.
topic Ensino Escolar; Formação Escolar; Lúdico; Técnica de Corpo.
Fundamentos da Educação; Filosofia da Educação; Ensino.
dc.description.none.fl_txt_mv Análise crítica sobre o processo de construção do conhecimento dos sujeitos e as possíveis relações com o lúdico e o corpo na educação contemporânea. O método utilizado fundamenta-se no campo da teoria crítica no sentido de evidenciar o que é estranho no modo comum do brincar das crianças e sua centralidade no discurso pedagógico em contraste às limitações impostas ao lúdico pela escola. Portanto, ateoria crítica é o elemento analítico fundamental, capaz de revelar a realidade esmaecida pelo aparente e de nos auxiliar a pensar o lugar do lúdico e do movimento na escola. Aponta-se o uso das tecnologias como um componente que vem alterando os modos de brincar na sociedade e na educação, bem como a percepção de corpo.Conclui-se que, no campo da cultura, mais propriamente, nos processos formativos dos sujeitos, as novas configurações do ato de brincar alteram sua singularidade e, no âmbito social, esses se reduzem a sujeitos alheios à própria cultura e destituídos de pensamento autônomo no sentido de sua capacidade de elaborar a crítica.
description Análise crítica sobre o processo de construção do conhecimento dos sujeitos e as possíveis relações com o lúdico e o corpo na educação contemporânea. O método utilizado fundamenta-se no campo da teoria crítica no sentido de evidenciar o que é estranho no modo comum do brincar das crianças e sua centralidade no discurso pedagógico em contraste às limitações impostas ao lúdico pela escola. Portanto, ateoria crítica é o elemento analítico fundamental, capaz de revelar a realidade esmaecida pelo aparente e de nos auxiliar a pensar o lugar do lúdico e do movimento na escola. Aponta-se o uso das tecnologias como um componente que vem alterando os modos de brincar na sociedade e na educação, bem como a percepção de corpo.Conclui-se que, no campo da cultura, mais propriamente, nos processos formativos dos sujeitos, as novas configurações do ato de brincar alteram sua singularidade e, no âmbito social, esses se reduzem a sujeitos alheios à própria cultura e destituídos de pensamento autônomo no sentido de sua capacidade de elaborar a crítica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3549
10.24109/2176-6673.emaberto.31i102.3549
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3549
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.31i102.3549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3549/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 31, n. 102 (2018): Ludicidade, conhecimento e corpo
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.31i102
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1635981643425513472