Efeito retroativo da prova de redação do ENEM nas percepções e atitudes de alunos do terceiro ano do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4198 |
Resumo: | Recorte de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico realizada em duas escolas, uma privada e a outra pública, com observação em sala de aula e entrevistas com cinco alunos do terceiro ano do ensino médio, para verificar se e como a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) influenciava suas percepções e atitudes. Os resultados confirmam que o efeito retroativo é mediado por fatores pessoais ou pelo professor. Na escola privada, os estudantes confiam completamente no trabalho do professor, conhecem o exame, sentem-se preparados e demonstram atitudes e percepções positivas em relação ao Enem. No contexto da escola pública, em que não há efeito retroativo nas práticas da professora, é a autonomia de um dos alunos que o leva a buscar outros meios de se preparar para o exame, por reconhecer uma carência na sala de aula; já o outro, dependente da professora, embora compreenda a importância do Enem para seu futuro, não demonstra conhecimento suficiente sobre o exame. |
id |
INEP-1_caeb9d210a6ee53259b0e09ca38f3c68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.172.29.9.66:article/4198 |
network_acronym_str |
INEP-1 |
network_name_str |
Em Aberto |
spelling |
Efeito retroativo da prova de redação do ENEM nas percepções e atitudes de alunos do terceiro ano do ensino médioavaliação do desempenho; efeito retroativo; Exame Nacional do Ensino Médio; exame escrito; redação.Efeito retroativo da prova de redação do ENEM no alunoRecorte de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico realizada em duas escolas, uma privada e a outra pública, com observação em sala de aula e entrevistas com cinco alunos do terceiro ano do ensino médio, para verificar se e como a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) influenciava suas percepções e atitudes. Os resultados confirmam que o efeito retroativo é mediado por fatores pessoais ou pelo professor. Na escola privada, os estudantes confiam completamente no trabalho do professor, conhecem o exame, sentem-se preparados e demonstram atitudes e percepções positivas em relação ao Enem. No contexto da escola pública, em que não há efeito retroativo nas práticas da professora, é a autonomia de um dos alunos que o leva a buscar outros meios de se preparar para o exame, por reconhecer uma carência na sala de aula; já o outro, dependente da professora, embora compreenda a importância do Enem para seu futuro, não demonstra conhecimento suficiente sobre o exame.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisO presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 - e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, nº do processo: 2014/00105-0Vicentini, Monica Panigassi2019-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/419810.24109/2176-6673.emaberto.32i104.4198Em Aberto; v. 32, n. 104 (2019): Avaliação em língua portuguesa217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.32i104reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4198/pdfDireitos autorais 2019 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-31T12:55:11Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeito retroativo da prova de redação do ENEM nas percepções e atitudes de alunos do terceiro ano do ensino médio |
title |
Efeito retroativo da prova de redação do ENEM nas percepções e atitudes de alunos do terceiro ano do ensino médio |
spellingShingle |
Efeito retroativo da prova de redação do ENEM nas percepções e atitudes de alunos do terceiro ano do ensino médio Vicentini, Monica Panigassi avaliação do desempenho; efeito retroativo; Exame Nacional do Ensino Médio; exame escrito; redação. Efeito retroativo da prova de redação do ENEM no aluno |
title_short |
Efeito retroativo da prova de redação do ENEM nas percepções e atitudes de alunos do terceiro ano do ensino médio |
title_full |
Efeito retroativo da prova de redação do ENEM nas percepções e atitudes de alunos do terceiro ano do ensino médio |
title_fullStr |
Efeito retroativo da prova de redação do ENEM nas percepções e atitudes de alunos do terceiro ano do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Efeito retroativo da prova de redação do ENEM nas percepções e atitudes de alunos do terceiro ano do ensino médio |
title_sort |
Efeito retroativo da prova de redação do ENEM nas percepções e atitudes de alunos do terceiro ano do ensino médio |
author |
Vicentini, Monica Panigassi |
author_facet |
Vicentini, Monica Panigassi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 - e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, nº do processo: 2014/00105-0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vicentini, Monica Panigassi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação do desempenho; efeito retroativo; Exame Nacional do Ensino Médio; exame escrito; redação. Efeito retroativo da prova de redação do ENEM no aluno |
topic |
avaliação do desempenho; efeito retroativo; Exame Nacional do Ensino Médio; exame escrito; redação. Efeito retroativo da prova de redação do ENEM no aluno |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Recorte de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico realizada em duas escolas, uma privada e a outra pública, com observação em sala de aula e entrevistas com cinco alunos do terceiro ano do ensino médio, para verificar se e como a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) influenciava suas percepções e atitudes. Os resultados confirmam que o efeito retroativo é mediado por fatores pessoais ou pelo professor. Na escola privada, os estudantes confiam completamente no trabalho do professor, conhecem o exame, sentem-se preparados e demonstram atitudes e percepções positivas em relação ao Enem. No contexto da escola pública, em que não há efeito retroativo nas práticas da professora, é a autonomia de um dos alunos que o leva a buscar outros meios de se preparar para o exame, por reconhecer uma carência na sala de aula; já o outro, dependente da professora, embora compreenda a importância do Enem para seu futuro, não demonstra conhecimento suficiente sobre o exame. |
description |
Recorte de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico realizada em duas escolas, uma privada e a outra pública, com observação em sala de aula e entrevistas com cinco alunos do terceiro ano do ensino médio, para verificar se e como a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) influenciava suas percepções e atitudes. Os resultados confirmam que o efeito retroativo é mediado por fatores pessoais ou pelo professor. Na escola privada, os estudantes confiam completamente no trabalho do professor, conhecem o exame, sentem-se preparados e demonstram atitudes e percepções positivas em relação ao Enem. No contexto da escola pública, em que não há efeito retroativo nas práticas da professora, é a autonomia de um dos alunos que o leva a buscar outros meios de se preparar para o exame, por reconhecer uma carência na sala de aula; já o outro, dependente da professora, embora compreenda a importância do Enem para seu futuro, não demonstra conhecimento suficiente sobre o exame. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4198 10.24109/2176-6673.emaberto.32i104.4198 |
url |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4198 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.32i104.4198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4198/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Aberto; v. 32, n. 104 (2019): Avaliação em língua portuguesa 21766673 0104-1037 10.24109/2176-6673.emaberto.32i104 reponame:Em Aberto instname:INEP instacron:INEP |
reponame_str |
Em Aberto |
collection |
Em Aberto |
instname_str |
INEP |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643919465983770624 |