Efeito retroativo da prova de redação do ENEM nas percepções e atitudes de alunos do terceiro ano do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicentini, Monica Panigassi
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4198
Resumo: Recorte de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico realizada em duas escolas, uma privada e a outra pública, com observação em sala de aula e entrevistas com cinco alunos do terceiro ano do ensino médio, para verificar se e como a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) influenciava suas percepções e atitudes. Os resultados confirmam que o efeito retroativo é mediado por fatores pessoais ou pelo professor. Na escola privada, os estudantes confiam completamente no trabalho do professor, conhecem o exame, sentem-se preparados e demonstram atitudes e percepções positivas em relação ao Enem. No contexto da escola pública, em que não há efeito retroativo nas práticas da professora, é a autonomia de um dos alunos que o leva a buscar outros meios de se preparar para o exame, por reconhecer uma carência na sala de aula; já o outro, dependente da professora, embora compreenda a importância do Enem para seu futuro, não demonstra conhecimento suficiente sobre o exame.
id INEP-1_caeb9d210a6ee53259b0e09ca38f3c68
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/4198
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling Efeito retroativo da prova de redação do ENEM nas percepções e atitudes de alunos do terceiro ano do ensino médioavaliação do desempenho; efeito retroativo; Exame Nacional do Ensino Médio; exame escrito; redação.Efeito retroativo da prova de redação do ENEM no alunoRecorte de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico realizada em duas escolas, uma privada e a outra pública, com observação em sala de aula e entrevistas com cinco alunos do terceiro ano do ensino médio, para verificar se e como a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) influenciava suas percepções e atitudes. Os resultados confirmam que o efeito retroativo é mediado por fatores pessoais ou pelo professor. Na escola privada, os estudantes confiam completamente no trabalho do professor, conhecem o exame, sentem-se preparados e demonstram atitudes e percepções positivas em relação ao Enem. No contexto da escola pública, em que não há efeito retroativo nas práticas da professora, é a autonomia de um dos alunos que o leva a buscar outros meios de se preparar para o exame, por reconhecer uma carência na sala de aula; já o outro, dependente da professora, embora compreenda a importância do Enem para seu futuro, não demonstra conhecimento suficiente sobre o exame.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisO presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 - e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, nº do processo: 2014/00105-0Vicentini, Monica Panigassi2019-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/419810.24109/2176-6673.emaberto.32i104.4198Em Aberto; v. 32, n. 104 (2019): Avaliação em língua portuguesa217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.32i104reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4198/pdfDireitos autorais 2019 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-31T12:55:11Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Efeito retroativo da prova de redação do ENEM nas percepções e atitudes de alunos do terceiro ano do ensino médio
title Efeito retroativo da prova de redação do ENEM nas percepções e atitudes de alunos do terceiro ano do ensino médio
spellingShingle Efeito retroativo da prova de redação do ENEM nas percepções e atitudes de alunos do terceiro ano do ensino médio
Vicentini, Monica Panigassi
avaliação do desempenho; efeito retroativo; Exame Nacional do Ensino Médio; exame escrito; redação.
Efeito retroativo da prova de redação do ENEM no aluno
title_short Efeito retroativo da prova de redação do ENEM nas percepções e atitudes de alunos do terceiro ano do ensino médio
title_full Efeito retroativo da prova de redação do ENEM nas percepções e atitudes de alunos do terceiro ano do ensino médio
title_fullStr Efeito retroativo da prova de redação do ENEM nas percepções e atitudes de alunos do terceiro ano do ensino médio
title_full_unstemmed Efeito retroativo da prova de redação do ENEM nas percepções e atitudes de alunos do terceiro ano do ensino médio
title_sort Efeito retroativo da prova de redação do ENEM nas percepções e atitudes de alunos do terceiro ano do ensino médio
author Vicentini, Monica Panigassi
author_facet Vicentini, Monica Panigassi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 - e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, nº do processo: 2014/00105-0
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicentini, Monica Panigassi
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação do desempenho; efeito retroativo; Exame Nacional do Ensino Médio; exame escrito; redação.
Efeito retroativo da prova de redação do ENEM no aluno
topic avaliação do desempenho; efeito retroativo; Exame Nacional do Ensino Médio; exame escrito; redação.
Efeito retroativo da prova de redação do ENEM no aluno
dc.description.none.fl_txt_mv Recorte de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico realizada em duas escolas, uma privada e a outra pública, com observação em sala de aula e entrevistas com cinco alunos do terceiro ano do ensino médio, para verificar se e como a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) influenciava suas percepções e atitudes. Os resultados confirmam que o efeito retroativo é mediado por fatores pessoais ou pelo professor. Na escola privada, os estudantes confiam completamente no trabalho do professor, conhecem o exame, sentem-se preparados e demonstram atitudes e percepções positivas em relação ao Enem. No contexto da escola pública, em que não há efeito retroativo nas práticas da professora, é a autonomia de um dos alunos que o leva a buscar outros meios de se preparar para o exame, por reconhecer uma carência na sala de aula; já o outro, dependente da professora, embora compreenda a importância do Enem para seu futuro, não demonstra conhecimento suficiente sobre o exame.
description Recorte de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico realizada em duas escolas, uma privada e a outra pública, com observação em sala de aula e entrevistas com cinco alunos do terceiro ano do ensino médio, para verificar se e como a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) influenciava suas percepções e atitudes. Os resultados confirmam que o efeito retroativo é mediado por fatores pessoais ou pelo professor. Na escola privada, os estudantes confiam completamente no trabalho do professor, conhecem o exame, sentem-se preparados e demonstram atitudes e percepções positivas em relação ao Enem. No contexto da escola pública, em que não há efeito retroativo nas práticas da professora, é a autonomia de um dos alunos que o leva a buscar outros meios de se preparar para o exame, por reconhecer uma carência na sala de aula; já o outro, dependente da professora, embora compreenda a importância do Enem para seu futuro, não demonstra conhecimento suficiente sobre o exame.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4198
10.24109/2176-6673.emaberto.32i104.4198
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4198
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.32i104.4198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4198/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 32, n. 104 (2019): Avaliação em língua portuguesa
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.32i104
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643919465983770624