Inovação nas práticas da educação superior: as vozes de docentes-pesquisadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Elizeth Gonzaga dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Leite, Denise Balarine Cavalheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4451
Resumo: Este artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa desenvolvida em uma universidade estadual sobre produção de conhecimento de docentes-pesquisadores, para entender qual o conceito de inovação que sustenta suas práticas. A revisão da literatura levanta noções de inovação de autores nacionais reconhecidos e a metodologia compreende dois movimentos. Na Parte I, são examinados os currículos Lattes de pesquisadores de quatro áreas do conhecimento (educação, linguística, ciências ambientais e genética e melhoramento de plantas), que atuam em cursos de pós-graduação da Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat), para a construção dos grafos de sua produção de conhecimento. Na Parte II, constam entrevistas com os docentes-pesquisadores, analisadas com o recurso do software webQDA, enfocando a categoria inovação e produção de conhecimento. Dos resultados emergiram indícios de produção de um conhecimento inovador, dado que se vincula às necessidades das comunidades locais e a elas retorna, com a intencionalidade manifestada pelos docentes de contribuir para a melhoria de vida dos sujeitos e, como consequência, para o desenvolvimento econômico e social. 
id INEP-1_e5d658b52d515d820c9d12585eb0cde9
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/4451
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling Inovação nas práticas da educação superior: as vozes de docentes-pesquisadoresinovações educacionais; prática de pesquisa; produção do conhecimento; universidadeEste artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa desenvolvida em uma universidade estadual sobre produção de conhecimento de docentes-pesquisadores, para entender qual o conceito de inovação que sustenta suas práticas. A revisão da literatura levanta noções de inovação de autores nacionais reconhecidos e a metodologia compreende dois movimentos. Na Parte I, são examinados os currículos Lattes de pesquisadores de quatro áreas do conhecimento (educação, linguística, ciências ambientais e genética e melhoramento de plantas), que atuam em cursos de pós-graduação da Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat), para a construção dos grafos de sua produção de conhecimento. Na Parte II, constam entrevistas com os docentes-pesquisadores, analisadas com o recurso do software webQDA, enfocando a categoria inovação e produção de conhecimento. Dos resultados emergiram indícios de produção de um conhecimento inovador, dado que se vincula às necessidades das comunidades locais e a elas retorna, com a intencionalidade manifestada pelos docentes de contribuir para a melhoria de vida dos sujeitos e, como consequência, para o desenvolvimento econômico e social. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisLima, Elizeth Gonzaga dos SantosLeite, Denise Balarine Cavalheiro2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/445110.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4451Em Aberto; v. 32, n. 106 (2019): Inovação pedagógica no ensino superior217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.32i106reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4451/pdfDireitos autorais 2019 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-11T14:16:30Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Inovação nas práticas da educação superior: as vozes de docentes-pesquisadores
title Inovação nas práticas da educação superior: as vozes de docentes-pesquisadores
spellingShingle Inovação nas práticas da educação superior: as vozes de docentes-pesquisadores
Lima, Elizeth Gonzaga dos Santos
inovações educacionais; prática de pesquisa; produção do conhecimento; universidade
title_short Inovação nas práticas da educação superior: as vozes de docentes-pesquisadores
title_full Inovação nas práticas da educação superior: as vozes de docentes-pesquisadores
title_fullStr Inovação nas práticas da educação superior: as vozes de docentes-pesquisadores
title_full_unstemmed Inovação nas práticas da educação superior: as vozes de docentes-pesquisadores
title_sort Inovação nas práticas da educação superior: as vozes de docentes-pesquisadores
author Lima, Elizeth Gonzaga dos Santos
author_facet Lima, Elizeth Gonzaga dos Santos
Leite, Denise Balarine Cavalheiro
author_role author
author2 Leite, Denise Balarine Cavalheiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Elizeth Gonzaga dos Santos
Leite, Denise Balarine Cavalheiro
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv inovações educacionais; prática de pesquisa; produção do conhecimento; universidade
topic inovações educacionais; prática de pesquisa; produção do conhecimento; universidade
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa desenvolvida em uma universidade estadual sobre produção de conhecimento de docentes-pesquisadores, para entender qual o conceito de inovação que sustenta suas práticas. A revisão da literatura levanta noções de inovação de autores nacionais reconhecidos e a metodologia compreende dois movimentos. Na Parte I, são examinados os currículos Lattes de pesquisadores de quatro áreas do conhecimento (educação, linguística, ciências ambientais e genética e melhoramento de plantas), que atuam em cursos de pós-graduação da Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat), para a construção dos grafos de sua produção de conhecimento. Na Parte II, constam entrevistas com os docentes-pesquisadores, analisadas com o recurso do software webQDA, enfocando a categoria inovação e produção de conhecimento. Dos resultados emergiram indícios de produção de um conhecimento inovador, dado que se vincula às necessidades das comunidades locais e a elas retorna, com a intencionalidade manifestada pelos docentes de contribuir para a melhoria de vida dos sujeitos e, como consequência, para o desenvolvimento econômico e social. 
description Este artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa desenvolvida em uma universidade estadual sobre produção de conhecimento de docentes-pesquisadores, para entender qual o conceito de inovação que sustenta suas práticas. A revisão da literatura levanta noções de inovação de autores nacionais reconhecidos e a metodologia compreende dois movimentos. Na Parte I, são examinados os currículos Lattes de pesquisadores de quatro áreas do conhecimento (educação, linguística, ciências ambientais e genética e melhoramento de plantas), que atuam em cursos de pós-graduação da Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat), para a construção dos grafos de sua produção de conhecimento. Na Parte II, constam entrevistas com os docentes-pesquisadores, analisadas com o recurso do software webQDA, enfocando a categoria inovação e produção de conhecimento. Dos resultados emergiram indícios de produção de um conhecimento inovador, dado que se vincula às necessidades das comunidades locais e a elas retorna, com a intencionalidade manifestada pelos docentes de contribuir para a melhoria de vida dos sujeitos e, como consequência, para o desenvolvimento econômico e social. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4451
10.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4451
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4451
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4451/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 32, n. 106 (2019): Inovação pedagógica no ensino superior
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.32i106
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1656026642385993728