A informática no suporte ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação básica no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1408 |
Resumo: | Sustenta que o acesso das escolas às novas tecnologias de informação poderá converter-se num poderoso instrumento para a superação de deficiências crônicas do sistema educacional brasileiro, sobretudo na educação básica. Nesse contexto, o processo educacional deve ser criativo e flexível, propiciando a criação de ambientes de aprendizagem que incorporem as novas tecnologias, colocando-as a serviço da formação de cidadãos críticos e produtivos. A criação desses novos ambientes de aprendizagem e sua ação eficiente exigem não só a implantação de uma infra-estrutura de laboratórios de informática, a utilização da rede mundial de computadores e de aplicativos facilitadores da aprendizagem, mas sobretudo alterações no papel dos principais atores do processo ensino-aprendizagem: a escola, o professor e o aluno. Palavras-chave: inclusão digital; acesso à Internet; escolas; informática na educação; informatização; censo escolar. Abstract This paper discusses that school access to the new information technologies will become a powerful instrument for the overcoming of chronic deficiencies of the Brazilian educational system, above all, in basic education. In this context, the educational process must be creative and flexible, propitiating the creation of learning environment that incorporates the new technologies, placing them in the service of the formation of critical and productive citizens. The creation of these new learning environments and their efficient action demand not only the implantation of an infrastructure of computer science laboratories, the use of the world-wide net of computers and learning applications, but above all, alterations in the role of the main actors of the teaching-learning process: the school, the teacher and the pupil. Keywords: digital inclusion; access to the Internet in schools; pedagogical use of computer science; computerization of schools; school census. |
id |
INEP-2_04346542a5bd911e42713bdf6d968fd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1408 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A informática no suporte ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação básica no BrasilSustenta que o acesso das escolas às novas tecnologias de informação poderá converter-se num poderoso instrumento para a superação de deficiências crônicas do sistema educacional brasileiro, sobretudo na educação básica. Nesse contexto, o processo educacional deve ser criativo e flexível, propiciando a criação de ambientes de aprendizagem que incorporem as novas tecnologias, colocando-as a serviço da formação de cidadãos críticos e produtivos. A criação desses novos ambientes de aprendizagem e sua ação eficiente exigem não só a implantação de uma infra-estrutura de laboratórios de informática, a utilização da rede mundial de computadores e de aplicativos facilitadores da aprendizagem, mas sobretudo alterações no papel dos principais atores do processo ensino-aprendizagem: a escola, o professor e o aluno. Palavras-chave: inclusão digital; acesso à Internet; escolas; informática na educação; informatização; censo escolar. Abstract This paper discusses that school access to the new information technologies will become a powerful instrument for the overcoming of chronic deficiencies of the Brazilian educational system, above all, in basic education. In this context, the educational process must be creative and flexible, propitiating the creation of learning environment that incorporates the new technologies, placing them in the service of the formation of critical and productive citizens. The creation of these new learning environments and their efficient action demand not only the implantation of an infrastructure of computer science laboratories, the use of the world-wide net of computers and learning applications, but above all, alterations in the role of the main actors of the teaching-learning process: the school, the teacher and the pupil. Keywords: digital inclusion; access to the Internet in schools; pedagogical use of computer science; computerization of schools; school census.INEP2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/140810.24109/2176-6681.rbep.86i213/214.840Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 86 n. 213/214 (2005)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 86 Núm. 213/214 (2005)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 86 No 213/214 (2005)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.86i213/214reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1408/114710.24109/2176-6681.rbep.86i213/214.1147Sampaio, CarlosOliveira, LilianeNespoli, Vanessainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:18:44Zoai:ojs3.inep:article/1408Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:18:44Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A informática no suporte ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação básica no Brasil |
title |
A informática no suporte ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação básica no Brasil |
spellingShingle |
A informática no suporte ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação básica no Brasil Sampaio, Carlos |
title_short |
A informática no suporte ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação básica no Brasil |
title_full |
A informática no suporte ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação básica no Brasil |
title_fullStr |
A informática no suporte ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação básica no Brasil |
title_full_unstemmed |
A informática no suporte ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação básica no Brasil |
title_sort |
A informática no suporte ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação básica no Brasil |
author |
Sampaio, Carlos |
author_facet |
Sampaio, Carlos Oliveira, Liliane Nespoli, Vanessa |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Liliane Nespoli, Vanessa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Carlos Oliveira, Liliane Nespoli, Vanessa |
description |
Sustenta que o acesso das escolas às novas tecnologias de informação poderá converter-se num poderoso instrumento para a superação de deficiências crônicas do sistema educacional brasileiro, sobretudo na educação básica. Nesse contexto, o processo educacional deve ser criativo e flexível, propiciando a criação de ambientes de aprendizagem que incorporem as novas tecnologias, colocando-as a serviço da formação de cidadãos críticos e produtivos. A criação desses novos ambientes de aprendizagem e sua ação eficiente exigem não só a implantação de uma infra-estrutura de laboratórios de informática, a utilização da rede mundial de computadores e de aplicativos facilitadores da aprendizagem, mas sobretudo alterações no papel dos principais atores do processo ensino-aprendizagem: a escola, o professor e o aluno. Palavras-chave: inclusão digital; acesso à Internet; escolas; informática na educação; informatização; censo escolar. Abstract This paper discusses that school access to the new information technologies will become a powerful instrument for the overcoming of chronic deficiencies of the Brazilian educational system, above all, in basic education. In this context, the educational process must be creative and flexible, propitiating the creation of learning environment that incorporates the new technologies, placing them in the service of the formation of critical and productive citizens. The creation of these new learning environments and their efficient action demand not only the implantation of an infrastructure of computer science laboratories, the use of the world-wide net of computers and learning applications, but above all, alterations in the role of the main actors of the teaching-learning process: the school, the teacher and the pupil. Keywords: digital inclusion; access to the Internet in schools; pedagogical use of computer science; computerization of schools; school census. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1408 10.24109/2176-6681.rbep.86i213/214.840 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1408 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.86i213/214.840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1408/1147 10.24109/2176-6681.rbep.86i213/214.1147 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 86 n. 213/214 (2005) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 86 Núm. 213/214 (2005) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 86 No 213/214 (2005) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.86i213/214 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951701134180352 |