Enriquecimiento para un alumno con altas capacidades/superdotación en la educación infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulino Braz, Paula
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Araújo Rangni , Rosemeire
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4448
Resumo: Os alunos com altas habilidades/superdotação apresentam um potencial elevado em uma ou mais áreas da capacidade humana. Eles fazem parte do público contemplado pela educação especial e exigem envolvimento do professor para atender às suas necessidades e explorar seus talentos, a partir de seus interesses. O objetivo deste relato é apresentar o Plano de Ensino Individualizado de Enriquecimento a uma criança identificada com altas habilidades/superdotação na educação infantil. O objetivo específico é verificar como se deram as ações pedagógicas durante a intervenção, por meio do planejamento de situações de ensino. A criança participante tinha seis anos e estava matriculada na educação infantil. Os resultados apontaram que as atividades de enriquecimento contribuíram para o desenvolvimento das habilidades do discente, além de expor os desafios do atendimento para alunos com altas habilidades/superdotação da educação infantil. Além disso, assinala-se a importância do olhar voltado a essa etapa de ensino, ainda pouco evidenciada nos estudos sobre as altas habilidades/superdotação, mas fundamental para o desenvolvimento e o sucesso da escolarização dessas crianças.
id INEP-2_134508e0a0c565b2ba8931e9fdd5bc61
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/4448
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Enriquecimiento para un alumno con altas capacidades/superdotación en la educación infantilEnrichment for a student with high abilities/giftedness in preschoolEnriquecimento para um aluno com altas habilidades/superdotação na educação infantilgifted studentindividualized educational servicepreschool.alumno superdotadoatención individualizadaeducación infantil.aluno superdotadoatendimento individualeducação infantil.Atendimento individualizado do aluno superdotado na Educação Infantil.Os alunos com altas habilidades/superdotação apresentam um potencial elevado em uma ou mais áreas da capacidade humana. Eles fazem parte do público contemplado pela educação especial e exigem envolvimento do professor para atender às suas necessidades e explorar seus talentos, a partir de seus interesses. O objetivo deste relato é apresentar o Plano de Ensino Individualizado de Enriquecimento a uma criança identificada com altas habilidades/superdotação na educação infantil. O objetivo específico é verificar como se deram as ações pedagógicas durante a intervenção, por meio do planejamento de situações de ensino. A criança participante tinha seis anos e estava matriculada na educação infantil. Os resultados apontaram que as atividades de enriquecimento contribuíram para o desenvolvimento das habilidades do discente, além de expor os desafios do atendimento para alunos com altas habilidades/superdotação da educação infantil. Além disso, assinala-se a importância do olhar voltado a essa etapa de ensino, ainda pouco evidenciada nos estudos sobre as altas habilidades/superdotação, mas fundamental para o desenvolvimento e o sucesso da escolarização dessas crianças.Students with high abilities/giftedness are those who have a high potential in one or more areas of human capacity. They are part of the public served by Special Education and require teacher involvement to meet their needs and explore their talents, based on their interests. The objective of this report is to present an Individualized Enrichment Teaching Plan for a child identified as having high abilities/giftedness in  preschool. The specific objective is to verify how the pedagogical actions took place during the intervention, through the planning of teaching situations. The participating child was six years old and enrolled in  preschool. The results showed that the enrichment activities contributed to the development of the student's abilities, in addition exposing the challenges for gifted students’ educational service in  preschool. It points out the importance of looking at this level of education, still little highlighted in the studies on high abilities/giftedness, but fundamental to the development and success of these children's schooling.Los alumnos con altas capacidades/superdotación son aquellos que presentan un alto potencial en una o más áreas de la capacidad humana. Ellos hacen parte del público atendido por la educación especial y requieren la participación de los profesores para satisfacer sus necesidades y explorar sus talentos, en función de sus intereses. El objetivo de este informe es presentar un Plan de Enseñanza Individualizado de Enriquecimiento a un niño identificado con altas capacidades/superdotación en la educación infantil. El objetivo específico es verificar cómo se produjeron las acciones pedagógicas durante la intervención, por medio de la planificación de situaciones de enseñanza. El niño participante tenía seis años y estaba matriculado en la educación infantil. Los resultados mostraron que las actividades de enriquecimiento contribuyeron al desarrollo de las capacidades del alumno, además de exponer los retos de la atención a los alumnos con altas capacidades en la educación infantil. Además, se reconoce la importancia de mirar este nivel de enseñanza, aunque poco evidente en los estudios que se centran en las altas capacidades, pero fundamental para el desarrollo y el éxito de la escolarización de esos niños.INEP2021-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/444810.24109/2176-6681.rbep.102i262.4448Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 102 n. 262 (2021)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 102 Núm. 262 (2021)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 102 No 262 (2021)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.102i262reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4448/403110.24109/2176-6681.rbep.102i262.4031Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaulino Braz, Paulade Araújo Rangni , Rosemeire 2022-08-27T13:34:46Zoai:ojs3.inep:article/4448Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2022-08-27T13:34:46Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Enriquecimiento para un alumno con altas capacidades/superdotación en la educación infantil
Enrichment for a student with high abilities/giftedness in preschool
Enriquecimento para um aluno com altas habilidades/superdotação na educação infantil
title Enriquecimiento para un alumno con altas capacidades/superdotación en la educación infantil
spellingShingle Enriquecimiento para un alumno con altas capacidades/superdotación en la educación infantil
Paulino Braz, Paula
gifted student
individualized educational service
preschool.
alumno superdotado
atención individualizada
educación infantil.
aluno superdotado
atendimento individual
educação infantil.
Atendimento individualizado do aluno superdotado na Educação Infantil.
title_short Enriquecimiento para un alumno con altas capacidades/superdotación en la educación infantil
title_full Enriquecimiento para un alumno con altas capacidades/superdotación en la educación infantil
title_fullStr Enriquecimiento para un alumno con altas capacidades/superdotación en la educación infantil
title_full_unstemmed Enriquecimiento para un alumno con altas capacidades/superdotación en la educación infantil
title_sort Enriquecimiento para un alumno con altas capacidades/superdotación en la educación infantil
author Paulino Braz, Paula
author_facet Paulino Braz, Paula
de Araújo Rangni , Rosemeire
author_role author
author2 de Araújo Rangni , Rosemeire
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulino Braz, Paula
de Araújo Rangni , Rosemeire
dc.subject.por.fl_str_mv gifted student
individualized educational service
preschool.
alumno superdotado
atención individualizada
educación infantil.
aluno superdotado
atendimento individual
educação infantil.
Atendimento individualizado do aluno superdotado na Educação Infantil.
topic gifted student
individualized educational service
preschool.
alumno superdotado
atención individualizada
educación infantil.
aluno superdotado
atendimento individual
educação infantil.
Atendimento individualizado do aluno superdotado na Educação Infantil.
description Os alunos com altas habilidades/superdotação apresentam um potencial elevado em uma ou mais áreas da capacidade humana. Eles fazem parte do público contemplado pela educação especial e exigem envolvimento do professor para atender às suas necessidades e explorar seus talentos, a partir de seus interesses. O objetivo deste relato é apresentar o Plano de Ensino Individualizado de Enriquecimento a uma criança identificada com altas habilidades/superdotação na educação infantil. O objetivo específico é verificar como se deram as ações pedagógicas durante a intervenção, por meio do planejamento de situações de ensino. A criança participante tinha seis anos e estava matriculada na educação infantil. Os resultados apontaram que as atividades de enriquecimento contribuíram para o desenvolvimento das habilidades do discente, além de expor os desafios do atendimento para alunos com altas habilidades/superdotação da educação infantil. Além disso, assinala-se a importância do olhar voltado a essa etapa de ensino, ainda pouco evidenciada nos estudos sobre as altas habilidades/superdotação, mas fundamental para o desenvolvimento e o sucesso da escolarização dessas crianças.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4448
10.24109/2176-6681.rbep.102i262.4448
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4448
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.102i262.4448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4448/4031
10.24109/2176-6681.rbep.102i262.4031
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 102 n. 262 (2021)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 102 Núm. 262 (2021)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 102 No 262 (2021)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.102i262
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951704160370688