Enriquecimiento para un alumno con altas capacidades/superdotación en la educación infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
DOI: | 10.24109/2176-6681.rbep.102i262.4448 |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4448 |
Resumo: | Os alunos com altas habilidades/superdotação apresentam um potencial elevado em uma ou mais áreas da capacidade humana. Eles fazem parte do público contemplado pela educação especial e exigem envolvimento do professor para atender às suas necessidades e explorar seus talentos, a partir de seus interesses. O objetivo deste relato é apresentar o Plano de Ensino Individualizado de Enriquecimento a uma criança identificada com altas habilidades/superdotação na educação infantil. O objetivo específico é verificar como se deram as ações pedagógicas durante a intervenção, por meio do planejamento de situações de ensino. A criança participante tinha seis anos e estava matriculada na educação infantil. Os resultados apontaram que as atividades de enriquecimento contribuíram para o desenvolvimento das habilidades do discente, além de expor os desafios do atendimento para alunos com altas habilidades/superdotação da educação infantil. Além disso, assinala-se a importância do olhar voltado a essa etapa de ensino, ainda pouco evidenciada nos estudos sobre as altas habilidades/superdotação, mas fundamental para o desenvolvimento e o sucesso da escolarização dessas crianças. |
id |
INEP-2_134508e0a0c565b2ba8931e9fdd5bc61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/4448 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
spelling |
Enriquecimiento para un alumno con altas capacidades/superdotación en la educación infantilEnrichment for a student with high abilities/giftedness in preschoolEnriquecimento para um aluno com altas habilidades/superdotação na educação infantilgifted studentindividualized educational servicepreschool.alumno superdotadoatención individualizadaeducación infantil.aluno superdotadoatendimento individualeducação infantil.Atendimento individualizado do aluno superdotado na Educação Infantil.Os alunos com altas habilidades/superdotação apresentam um potencial elevado em uma ou mais áreas da capacidade humana. Eles fazem parte do público contemplado pela educação especial e exigem envolvimento do professor para atender às suas necessidades e explorar seus talentos, a partir de seus interesses. O objetivo deste relato é apresentar o Plano de Ensino Individualizado de Enriquecimento a uma criança identificada com altas habilidades/superdotação na educação infantil. O objetivo específico é verificar como se deram as ações pedagógicas durante a intervenção, por meio do planejamento de situações de ensino. A criança participante tinha seis anos e estava matriculada na educação infantil. Os resultados apontaram que as atividades de enriquecimento contribuíram para o desenvolvimento das habilidades do discente, além de expor os desafios do atendimento para alunos com altas habilidades/superdotação da educação infantil. Além disso, assinala-se a importância do olhar voltado a essa etapa de ensino, ainda pouco evidenciada nos estudos sobre as altas habilidades/superdotação, mas fundamental para o desenvolvimento e o sucesso da escolarização dessas crianças.Students with high abilities/giftedness are those who have a high potential in one or more areas of human capacity. They are part of the public served by Special Education and require teacher involvement to meet their needs and explore their talents, based on their interests. The objective of this report is to present an Individualized Enrichment Teaching Plan for a child identified as having high abilities/giftedness in preschool. The specific objective is to verify how the pedagogical actions took place during the intervention, through the planning of teaching situations. The participating child was six years old and enrolled in preschool. The results showed that the enrichment activities contributed to the development of the student's abilities, in addition exposing the challenges for gifted students’ educational service in preschool. It points out the importance of looking at this level of education, still little highlighted in the studies on high abilities/giftedness, but fundamental to the development and success of these children's schooling.Los alumnos con altas capacidades/superdotación son aquellos que presentan un alto potencial en una o más áreas de la capacidad humana. Ellos hacen parte del público atendido por la educación especial y requieren la participación de los profesores para satisfacer sus necesidades y explorar sus talentos, en función de sus intereses. El objetivo de este informe es presentar un Plan de Enseñanza Individualizado de Enriquecimiento a un niño identificado con altas capacidades/superdotación en la educación infantil. El objetivo específico es verificar cómo se produjeron las acciones pedagógicas durante la intervención, por medio de la planificación de situaciones de enseñanza. El niño participante tenía seis años y estaba matriculado en la educación infantil. Los resultados mostraron que las actividades de enriquecimiento contribuyeron al desarrollo de las capacidades del alumno, además de exponer los retos de la atención a los alumnos con altas capacidades en la educación infantil. Además, se reconoce la importancia de mirar este nivel de enseñanza, aunque poco evidente en los estudios que se centran en las altas capacidades, pero fundamental para el desarrollo y el éxito de la escolarización de esos niños.INEP2021-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/444810.24109/2176-6681.rbep.102i262.4448Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 102 n. 262 (2021)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 102 Núm. 262 (2021)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 102 No 262 (2021)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.102i262reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4448/403110.24109/2176-6681.rbep.102i262.4031Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaulino Braz, Paulade Araújo Rangni , Rosemeire 2022-08-27T13:34:46Zoai:ojs3.inep:article/4448Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2022-08-27T13:34:46Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enriquecimiento para un alumno con altas capacidades/superdotación en la educación infantil Enrichment for a student with high abilities/giftedness in preschool Enriquecimento para um aluno com altas habilidades/superdotação na educação infantil |
title |
Enriquecimiento para un alumno con altas capacidades/superdotación en la educación infantil |
spellingShingle |
Enriquecimiento para un alumno con altas capacidades/superdotación en la educación infantil Enriquecimiento para un alumno con altas capacidades/superdotación en la educación infantil Paulino Braz, Paula gifted student individualized educational service preschool. alumno superdotado atención individualizada educación infantil. aluno superdotado atendimento individual educação infantil. Atendimento individualizado do aluno superdotado na Educação Infantil. Paulino Braz, Paula gifted student individualized educational service preschool. alumno superdotado atención individualizada educación infantil. aluno superdotado atendimento individual educação infantil. Atendimento individualizado do aluno superdotado na Educação Infantil. |
title_short |
Enriquecimiento para un alumno con altas capacidades/superdotación en la educación infantil |
title_full |
Enriquecimiento para un alumno con altas capacidades/superdotación en la educación infantil |
title_fullStr |
Enriquecimiento para un alumno con altas capacidades/superdotación en la educación infantil Enriquecimiento para un alumno con altas capacidades/superdotación en la educación infantil |
title_full_unstemmed |
Enriquecimiento para un alumno con altas capacidades/superdotación en la educación infantil Enriquecimiento para un alumno con altas capacidades/superdotación en la educación infantil |
title_sort |
Enriquecimiento para un alumno con altas capacidades/superdotación en la educación infantil |
author |
Paulino Braz, Paula |
author_facet |
Paulino Braz, Paula Paulino Braz, Paula de Araújo Rangni , Rosemeire de Araújo Rangni , Rosemeire |
author_role |
author |
author2 |
de Araújo Rangni , Rosemeire |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulino Braz, Paula de Araújo Rangni , Rosemeire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gifted student individualized educational service preschool. alumno superdotado atención individualizada educación infantil. aluno superdotado atendimento individual educação infantil. Atendimento individualizado do aluno superdotado na Educação Infantil. |
topic |
gifted student individualized educational service preschool. alumno superdotado atención individualizada educación infantil. aluno superdotado atendimento individual educação infantil. Atendimento individualizado do aluno superdotado na Educação Infantil. |
description |
Os alunos com altas habilidades/superdotação apresentam um potencial elevado em uma ou mais áreas da capacidade humana. Eles fazem parte do público contemplado pela educação especial e exigem envolvimento do professor para atender às suas necessidades e explorar seus talentos, a partir de seus interesses. O objetivo deste relato é apresentar o Plano de Ensino Individualizado de Enriquecimento a uma criança identificada com altas habilidades/superdotação na educação infantil. O objetivo específico é verificar como se deram as ações pedagógicas durante a intervenção, por meio do planejamento de situações de ensino. A criança participante tinha seis anos e estava matriculada na educação infantil. Os resultados apontaram que as atividades de enriquecimento contribuíram para o desenvolvimento das habilidades do discente, além de expor os desafios do atendimento para alunos com altas habilidades/superdotação da educação infantil. Além disso, assinala-se a importância do olhar voltado a essa etapa de ensino, ainda pouco evidenciada nos estudos sobre as altas habilidades/superdotação, mas fundamental para o desenvolvimento e o sucesso da escolarização dessas crianças. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4448 10.24109/2176-6681.rbep.102i262.4448 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4448 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.102i262.4448 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4448/4031 10.24109/2176-6681.rbep.102i262.4031 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 102 n. 262 (2021) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 102 Núm. 262 (2021) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 102 No 262 (2021) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.102i262 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1822181267404226560 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.102i262.4448 |