A formação de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA): as pesquisas na Argentina e no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marcos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: de la Fare, Mónica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2921
Resumo: Resulta de uma parceria entre pesquisadores argentinos e brasileiros, por meio da qual vem se realizando uma pesquisa conjunta focalizada na análise da produção de conhecimentos em temas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos dois países. Neste trabalho, apresentamos resultados com foco em estudos e pesquisas sobre formação de professores para a EJA na Argentina e no Brasil. Para sua realização, partimos de um estudo realizado na Argentina sobre a história da pesquisa nos temas da EJA nesse país e de estados do conhecimento publicados no Brasil. Como primeiro resultado, foi possível identificar um panorama paradoxal: por um lado, uma relativa escassez de trabalhos oriundos de pesquisas diretamente relacionadas com a formação de professores para a EJA, numa área de estudos com agendas fortemente atravessadas por essa modalidade como objeto do discurso da política educacional dos organismos nacionais e internacionais; por outro, uma história bastante longa de estudos e pesquisas sobre a formação de professores no campo da educação. A partir dessa análise, propomos uma linha de reflexão que permita pensar outros pontos de vista nas pesquisas associadas à formação de professores para a EJA.
id INEP-2_156b668a763ced2c86439c9a176547d5
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/2921
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling A formação de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA): as pesquisas na Argentina e no BrasilResulta de uma parceria entre pesquisadores argentinos e brasileiros, por meio da qual vem se realizando uma pesquisa conjunta focalizada na análise da produção de conhecimentos em temas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos dois países. Neste trabalho, apresentamos resultados com foco em estudos e pesquisas sobre formação de professores para a EJA na Argentina e no Brasil. Para sua realização, partimos de um estudo realizado na Argentina sobre a história da pesquisa nos temas da EJA nesse país e de estados do conhecimento publicados no Brasil. Como primeiro resultado, foi possível identificar um panorama paradoxal: por um lado, uma relativa escassez de trabalhos oriundos de pesquisas diretamente relacionadas com a formação de professores para a EJA, numa área de estudos com agendas fortemente atravessadas por essa modalidade como objeto do discurso da política educacional dos organismos nacionais e internacionais; por outro, uma história bastante longa de estudos e pesquisas sobre a formação de professores no campo da educação. A partir dessa análise, propomos uma linha de reflexão que permita pensar outros pontos de vista nas pesquisas associadas à formação de professores para a EJA.INEP2011-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/292110.24109/2176-6681.rbep.92i230.547Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 92 n. 230 (2011)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 92 Núm. 230 (2011)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 92 No 230 (2011)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.92i230reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2921/265610.24109/2176-6681.rbep.92i230.2656Pereira, Marcosde la Fare, Mónicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:44:51Zoai:ojs3.inep:article/2921Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:44:51Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA): as pesquisas na Argentina e no Brasil
title A formação de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA): as pesquisas na Argentina e no Brasil
spellingShingle A formação de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA): as pesquisas na Argentina e no Brasil
Pereira, Marcos
title_short A formação de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA): as pesquisas na Argentina e no Brasil
title_full A formação de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA): as pesquisas na Argentina e no Brasil
title_fullStr A formação de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA): as pesquisas na Argentina e no Brasil
title_full_unstemmed A formação de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA): as pesquisas na Argentina e no Brasil
title_sort A formação de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA): as pesquisas na Argentina e no Brasil
author Pereira, Marcos
author_facet Pereira, Marcos
de la Fare, Mónica
author_role author
author2 de la Fare, Mónica
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Marcos
de la Fare, Mónica
description Resulta de uma parceria entre pesquisadores argentinos e brasileiros, por meio da qual vem se realizando uma pesquisa conjunta focalizada na análise da produção de conhecimentos em temas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos dois países. Neste trabalho, apresentamos resultados com foco em estudos e pesquisas sobre formação de professores para a EJA na Argentina e no Brasil. Para sua realização, partimos de um estudo realizado na Argentina sobre a história da pesquisa nos temas da EJA nesse país e de estados do conhecimento publicados no Brasil. Como primeiro resultado, foi possível identificar um panorama paradoxal: por um lado, uma relativa escassez de trabalhos oriundos de pesquisas diretamente relacionadas com a formação de professores para a EJA, numa área de estudos com agendas fortemente atravessadas por essa modalidade como objeto do discurso da política educacional dos organismos nacionais e internacionais; por outro, uma história bastante longa de estudos e pesquisas sobre a formação de professores no campo da educação. A partir dessa análise, propomos uma linha de reflexão que permita pensar outros pontos de vista nas pesquisas associadas à formação de professores para a EJA.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2921
10.24109/2176-6681.rbep.92i230.547
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2921
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.92i230.547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2921/2656
10.24109/2176-6681.rbep.92i230.2656
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 92 n. 230 (2011)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 92 Núm. 230 (2011)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 92 No 230 (2011)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.92i230
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701929000960