A formação de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA): as pesquisas na Argentina e no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2921 |
Resumo: | Resulta de uma parceria entre pesquisadores argentinos e brasileiros, por meio da qual vem se realizando uma pesquisa conjunta focalizada na análise da produção de conhecimentos em temas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos dois países. Neste trabalho, apresentamos resultados com foco em estudos e pesquisas sobre formação de professores para a EJA na Argentina e no Brasil. Para sua realização, partimos de um estudo realizado na Argentina sobre a história da pesquisa nos temas da EJA nesse país e de estados do conhecimento publicados no Brasil. Como primeiro resultado, foi possível identificar um panorama paradoxal: por um lado, uma relativa escassez de trabalhos oriundos de pesquisas diretamente relacionadas com a formação de professores para a EJA, numa área de estudos com agendas fortemente atravessadas por essa modalidade como objeto do discurso da política educacional dos organismos nacionais e internacionais; por outro, uma história bastante longa de estudos e pesquisas sobre a formação de professores no campo da educação. A partir dessa análise, propomos uma linha de reflexão que permita pensar outros pontos de vista nas pesquisas associadas à formação de professores para a EJA. |
id |
INEP-2_156b668a763ced2c86439c9a176547d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/2921 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA): as pesquisas na Argentina e no BrasilResulta de uma parceria entre pesquisadores argentinos e brasileiros, por meio da qual vem se realizando uma pesquisa conjunta focalizada na análise da produção de conhecimentos em temas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos dois países. Neste trabalho, apresentamos resultados com foco em estudos e pesquisas sobre formação de professores para a EJA na Argentina e no Brasil. Para sua realização, partimos de um estudo realizado na Argentina sobre a história da pesquisa nos temas da EJA nesse país e de estados do conhecimento publicados no Brasil. Como primeiro resultado, foi possível identificar um panorama paradoxal: por um lado, uma relativa escassez de trabalhos oriundos de pesquisas diretamente relacionadas com a formação de professores para a EJA, numa área de estudos com agendas fortemente atravessadas por essa modalidade como objeto do discurso da política educacional dos organismos nacionais e internacionais; por outro, uma história bastante longa de estudos e pesquisas sobre a formação de professores no campo da educação. A partir dessa análise, propomos uma linha de reflexão que permita pensar outros pontos de vista nas pesquisas associadas à formação de professores para a EJA.INEP2011-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/292110.24109/2176-6681.rbep.92i230.547Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 92 n. 230 (2011)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 92 Núm. 230 (2011)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 92 No 230 (2011)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.92i230reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2921/265610.24109/2176-6681.rbep.92i230.2656Pereira, Marcosde la Fare, Mónicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:44:51Zoai:ojs3.inep:article/2921Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:44:51Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA): as pesquisas na Argentina e no Brasil |
title |
A formação de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA): as pesquisas na Argentina e no Brasil |
spellingShingle |
A formação de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA): as pesquisas na Argentina e no Brasil Pereira, Marcos |
title_short |
A formação de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA): as pesquisas na Argentina e no Brasil |
title_full |
A formação de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA): as pesquisas na Argentina e no Brasil |
title_fullStr |
A formação de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA): as pesquisas na Argentina e no Brasil |
title_full_unstemmed |
A formação de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA): as pesquisas na Argentina e no Brasil |
title_sort |
A formação de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA): as pesquisas na Argentina e no Brasil |
author |
Pereira, Marcos |
author_facet |
Pereira, Marcos de la Fare, Mónica |
author_role |
author |
author2 |
de la Fare, Mónica |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Marcos de la Fare, Mónica |
description |
Resulta de uma parceria entre pesquisadores argentinos e brasileiros, por meio da qual vem se realizando uma pesquisa conjunta focalizada na análise da produção de conhecimentos em temas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos dois países. Neste trabalho, apresentamos resultados com foco em estudos e pesquisas sobre formação de professores para a EJA na Argentina e no Brasil. Para sua realização, partimos de um estudo realizado na Argentina sobre a história da pesquisa nos temas da EJA nesse país e de estados do conhecimento publicados no Brasil. Como primeiro resultado, foi possível identificar um panorama paradoxal: por um lado, uma relativa escassez de trabalhos oriundos de pesquisas diretamente relacionadas com a formação de professores para a EJA, numa área de estudos com agendas fortemente atravessadas por essa modalidade como objeto do discurso da política educacional dos organismos nacionais e internacionais; por outro, uma história bastante longa de estudos e pesquisas sobre a formação de professores no campo da educação. A partir dessa análise, propomos uma linha de reflexão que permita pensar outros pontos de vista nas pesquisas associadas à formação de professores para a EJA. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2921 10.24109/2176-6681.rbep.92i230.547 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2921 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.92i230.547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2921/2656 10.24109/2176-6681.rbep.92i230.2656 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 92 n. 230 (2011) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 92 Núm. 230 (2011) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 92 No 230 (2011) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.92i230 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951701929000960 |