Representações dos educadores sociais sobre os "meninos de rua"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzotti, Aida Judith
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1212
Resumo: Procura investigar como os educadores sociais que atuam em programas de atendimento a meninos e meninas de rua no município do Rio de Janeiro representam esta clientela, bem como sua visão sobre aspectos significantes do universo desses meninos e meninas. Adicionalmente, investigou-se como esses educadores situam a questão dos meninos de rua; mais especificamente, a que atribuem a existência do problema, quais as soluções possíveis e qual o papel do educador social no contexto atual. Considerando-se o conjunto das representações apresentadas pelos educadores, identificou-se o seguinte núcleo figurativo: "os meninos de rua são vítimas dos processos de exclusão social a que resistem ". Munidos de coragem, organização social e autonomia, lutam para sobreviver ao complô social que se instalou contra eles, representado pelo modelo socioeconómico iníquo que levou suas famílias à desagregação e à violência; pela escola que os excluiu e pela sociedade que os discrimina. Abstract The study investigated how Brazilian "social educators " who work for various programs aimed at supporting and resocializing "street children " in the municipality of Rio de Janeiro represent these children as well as their vision concerning the significant aspects of the universe of these children. Additionally, the attributions made by these educators, regarding the causes and possible solutions for the issue of "street children ", were investigated, as well as their views about their own professional role. Considering all the elements of the representations presented by the educators, the following figurative schema was identified: "street children are victims of social exclusion who cope ". With courage, autonomy and social organization skills, they manage to survive in spite of the social exclusion mechanisms represented by the perverse economic model that led their families to disaggregation and violence, by the school that excluded them and by society at large that discriminates them. Résumé La présente recherche a étudié la representation de "l'enfant de la rue" présentée par les "éducateurs sociaux" brésiliens qui s'occupent de ces enfants. Nous avons voulu savoir aussi comment ces éducateurs expliquent l'existence des "enfants de la rue", quelles sont les solutions présentées et comme ils voient ses rôles dans le contexte actuel. Les résultats obtenus ont mis en évidence le suivant noyau figuratif : "les enfants de la rue " sont des victimes des processus d'exclusion sociale qui résistent. Avec courage, organisation et autonomie, ils luttent pour survivre au complot social installé contre eux, representé par le modèle économique pervers qui a mené sa famille à la désagrégation et à la violence, par l'école excluante, par la société discriminante. Resumen Este estudio procuró investigar de que manera los "educadores sociales " vinculados a programas de atención a "niños y niñas de la calle " en el municipio de Rio de Janeiro representan a esta población. Se investigó también cómo tales educadores sitúan la cuestión de los "niños de la calle "; más específicamente, a qué atribuyen la existencia del problema, las soluciones posibles y el papel del educador social en el contexto actual. Considerándose el conjunto de las representaciones planteadas pelos educadores, se identificó el seguiente núcleo figurativo: los "niños de la calle " son víctimas de los procesos de exclusión social que resisten. com su coraje, capacidad de organización social e autonomía, luchan para sobrevivir al complot social instalado contra ellos, representado por el modelo socioeconómico que llevó sus familias a la disgregación y a la violencia, por la escuela que los excluyó y por la sociedad que los discrimina.
id INEP-2_168a5efbe90c4807ee2203c0ff086adf
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1212
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Representações dos educadores sociais sobre os "meninos de rua"Procura investigar como os educadores sociais que atuam em programas de atendimento a meninos e meninas de rua no município do Rio de Janeiro representam esta clientela, bem como sua visão sobre aspectos significantes do universo desses meninos e meninas. Adicionalmente, investigou-se como esses educadores situam a questão dos meninos de rua; mais especificamente, a que atribuem a existência do problema, quais as soluções possíveis e qual o papel do educador social no contexto atual. Considerando-se o conjunto das representações apresentadas pelos educadores, identificou-se o seguinte núcleo figurativo: "os meninos de rua são vítimas dos processos de exclusão social a que resistem ". Munidos de coragem, organização social e autonomia, lutam para sobreviver ao complô social que se instalou contra eles, representado pelo modelo socioeconómico iníquo que levou suas famílias à desagregação e à violência; pela escola que os excluiu e pela sociedade que os discrimina. Abstract The study investigated how Brazilian "social educators " who work for various programs aimed at supporting and resocializing "street children " in the municipality of Rio de Janeiro represent these children as well as their vision concerning the significant aspects of the universe of these children. Additionally, the attributions made by these educators, regarding the causes and possible solutions for the issue of "street children ", were investigated, as well as their views about their own professional role. Considering all the elements of the representations presented by the educators, the following figurative schema was identified: "street children are victims of social exclusion who cope ". With courage, autonomy and social organization skills, they manage to survive in spite of the social exclusion mechanisms represented by the perverse economic model that led their families to disaggregation and violence, by the school that excluded them and by society at large that discriminates them. Résumé La présente recherche a étudié la representation de "l'enfant de la rue" présentée par les "éducateurs sociaux" brésiliens qui s'occupent de ces enfants. Nous avons voulu savoir aussi comment ces éducateurs expliquent l'existence des "enfants de la rue", quelles sont les solutions présentées et comme ils voient ses rôles dans le contexte actuel. Les résultats obtenus ont mis en évidence le suivant noyau figuratif : "les enfants de la rue " sont des victimes des processus d'exclusion sociale qui résistent. Avec courage, organisation et autonomie, ils luttent pour survivre au complot social installé contre eux, representé par le modèle économique pervers qui a mené sa famille à la désagrégation et à la violence, par l'école excluante, par la société discriminante. Resumen Este estudio procuró investigar de que manera los "educadores sociales " vinculados a programas de atención a "niños y niñas de la calle " en el municipio de Rio de Janeiro representan a esta población. Se investigó también cómo tales educadores sitúan la cuestión de los "niños de la calle "; más específicamente, a qué atribuyen la existencia del problema, las soluciones posibles y el papel del educador social en el contexto actual. Considerándose el conjunto de las representaciones planteadas pelos educadores, se identificó el seguiente núcleo figurativo: los "niños de la calle " son víctimas de los procesos de exclusión social que resisten. com su coraje, capacidad de organización social e autonomía, luchan para sobrevivir al complot social instalado contra ellos, representado por el modelo socioeconómico que llevó sus familias a la disgregación y a la violencia, por la escuela que los excluyó y por la sociedad que los discrimina.INEP1996-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/121210.24109/2176-6681.rbep.77i187.1072Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 77 n. 187 (1996)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 77 Núm. 187 (1996)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 77 No 187 (1996)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.77i187reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1212/95110.24109/2176-6681.rbep.77i187.951Mazzotti, Aida Judithinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T14:17:33Zoai:ojs3.inep:article/1212Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T14:17:33Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações dos educadores sociais sobre os "meninos de rua"
title Representações dos educadores sociais sobre os "meninos de rua"
spellingShingle Representações dos educadores sociais sobre os "meninos de rua"
Mazzotti, Aida Judith
title_short Representações dos educadores sociais sobre os "meninos de rua"
title_full Representações dos educadores sociais sobre os "meninos de rua"
title_fullStr Representações dos educadores sociais sobre os "meninos de rua"
title_full_unstemmed Representações dos educadores sociais sobre os "meninos de rua"
title_sort Representações dos educadores sociais sobre os "meninos de rua"
author Mazzotti, Aida Judith
author_facet Mazzotti, Aida Judith
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzotti, Aida Judith
description Procura investigar como os educadores sociais que atuam em programas de atendimento a meninos e meninas de rua no município do Rio de Janeiro representam esta clientela, bem como sua visão sobre aspectos significantes do universo desses meninos e meninas. Adicionalmente, investigou-se como esses educadores situam a questão dos meninos de rua; mais especificamente, a que atribuem a existência do problema, quais as soluções possíveis e qual o papel do educador social no contexto atual. Considerando-se o conjunto das representações apresentadas pelos educadores, identificou-se o seguinte núcleo figurativo: "os meninos de rua são vítimas dos processos de exclusão social a que resistem ". Munidos de coragem, organização social e autonomia, lutam para sobreviver ao complô social que se instalou contra eles, representado pelo modelo socioeconómico iníquo que levou suas famílias à desagregação e à violência; pela escola que os excluiu e pela sociedade que os discrimina. Abstract The study investigated how Brazilian "social educators " who work for various programs aimed at supporting and resocializing "street children " in the municipality of Rio de Janeiro represent these children as well as their vision concerning the significant aspects of the universe of these children. Additionally, the attributions made by these educators, regarding the causes and possible solutions for the issue of "street children ", were investigated, as well as their views about their own professional role. Considering all the elements of the representations presented by the educators, the following figurative schema was identified: "street children are victims of social exclusion who cope ". With courage, autonomy and social organization skills, they manage to survive in spite of the social exclusion mechanisms represented by the perverse economic model that led their families to disaggregation and violence, by the school that excluded them and by society at large that discriminates them. Résumé La présente recherche a étudié la representation de "l'enfant de la rue" présentée par les "éducateurs sociaux" brésiliens qui s'occupent de ces enfants. Nous avons voulu savoir aussi comment ces éducateurs expliquent l'existence des "enfants de la rue", quelles sont les solutions présentées et comme ils voient ses rôles dans le contexte actuel. Les résultats obtenus ont mis en évidence le suivant noyau figuratif : "les enfants de la rue " sont des victimes des processus d'exclusion sociale qui résistent. Avec courage, organisation et autonomie, ils luttent pour survivre au complot social installé contre eux, representé par le modèle économique pervers qui a mené sa famille à la désagrégation et à la violence, par l'école excluante, par la société discriminante. Resumen Este estudio procuró investigar de que manera los "educadores sociales " vinculados a programas de atención a "niños y niñas de la calle " en el municipio de Rio de Janeiro representan a esta población. Se investigó también cómo tales educadores sitúan la cuestión de los "niños de la calle "; más específicamente, a qué atribuyen la existencia del problema, las soluciones posibles y el papel del educador social en el contexto actual. Considerándose el conjunto de las representaciones planteadas pelos educadores, se identificó el seguiente núcleo figurativo: los "niños de la calle " son víctimas de los procesos de exclusión social que resisten. com su coraje, capacidad de organización social e autonomía, luchan para sobrevivir al complot social instalado contra ellos, representado por el modelo socioeconómico que llevó sus familias a la disgregación y a la violencia, por la escuela que los excluyó y por la sociedad que los discrimina.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1212
10.24109/2176-6681.rbep.77i187.1072
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1212
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.77i187.1072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1212/951
10.24109/2176-6681.rbep.77i187.951
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 77 n. 187 (1996)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 77 Núm. 187 (1996)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 77 No 187 (1996)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.77i187
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951700361379840