A pesquisa da prática pedagógica e a política de formação de professores: conhecimento, desafio, compromisso na representação social de ex-alunos de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ens, Romilda
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2840
Resumo: O presente estudo faz um levantamento das representações sociais de ex-alunos sobre formação de professores e a inserção da pesquisa na formação inicial e na prática docente. Com o objetivo de compreender qual representação de pesquisa emerge de ex-alunos de um Curso de Pedagogia, fez-se uso da técnica do grupo focal e a análise apoiou-se no aporte da teoria das representações sociais e da política de formação de professores no Brasil. Os resultados obtidos apontam contradições na implementação da proposta de “Pesquisa da Prática Pedagógica” (PPP), eixo fundamental do currículo do Curso investigado, ressaltando aspectos voltados ao conhecimento adquirido, ao compromisso e desafios da proposta. Na representação dos ex-alunos, a pesquisa para os professores vai desde uma concepção “simplista” (fragmentada) a uma diversidade de fundamentos epistemológicos, as quais se repetem na apresentada pelos participantes do grupo focal. A pesquisa assume, portanto, relevância tanto na formação inicial para a docência quanto na formação continuada do professor formador. ABSTRACT RESEARCH OF THE PEDAGOGICAL PRACTICE AND THE POLICY OF FORMATION FOR TEACHERS: KNOWLEDGE, CHALLENGE, COMMITMENT IN THE SOCIAL REPRESENTATION OF EX-STUDENTS OF PEDAGOGY The purpose of this study is to draw a map of the social representations that ex-students of Pedagogy have about the formation of teachers and the inclusion of the research in the initial formation and the teaching practice. The aim is to understand what representation of research comes out from ex-students of a Pedagogy course. It was used the focal group technique to obtain data and the analysis of the information obtained was based on the theory of social representations as well as the Brazilian policy of formation for teachers. The results obtained revealed contradictions in the implementation of the proposal of the “Research of the Pedagogical Practice” – Pesquisa da Prática Pedagógica (PPP) – fundamental axis in the curriculum of the course investigated, regarding aspects such as knowledge, the commitment and challenges of the proposal. In the representation of ex-students, the research for teachers range from naïve (fragmented) to a wide diversity of epistemological principles that are frequently presented by the participants of the focal group. The research assumes, therefore, an important role not only in the initial formation for teaching but also in the continuous formation of formation professors. Key-words: Policy of education; Formation of teachers; Social Representations; Research; Pedagogical Practice.
id INEP-2_2160ec1361e64e0e5115f7829b56ff0a
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/2840
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling A pesquisa da prática pedagógica e a política de formação de professores: conhecimento, desafio, compromisso na representação social de ex-alunos de PedagogiaO presente estudo faz um levantamento das representações sociais de ex-alunos sobre formação de professores e a inserção da pesquisa na formação inicial e na prática docente. Com o objetivo de compreender qual representação de pesquisa emerge de ex-alunos de um Curso de Pedagogia, fez-se uso da técnica do grupo focal e a análise apoiou-se no aporte da teoria das representações sociais e da política de formação de professores no Brasil. Os resultados obtidos apontam contradições na implementação da proposta de “Pesquisa da Prática Pedagógica” (PPP), eixo fundamental do currículo do Curso investigado, ressaltando aspectos voltados ao conhecimento adquirido, ao compromisso e desafios da proposta. Na representação dos ex-alunos, a pesquisa para os professores vai desde uma concepção “simplista” (fragmentada) a uma diversidade de fundamentos epistemológicos, as quais se repetem na apresentada pelos participantes do grupo focal. A pesquisa assume, portanto, relevância tanto na formação inicial para a docência quanto na formação continuada do professor formador. ABSTRACT RESEARCH OF THE PEDAGOGICAL PRACTICE AND THE POLICY OF FORMATION FOR TEACHERS: KNOWLEDGE, CHALLENGE, COMMITMENT IN THE SOCIAL REPRESENTATION OF EX-STUDENTS OF PEDAGOGY The purpose of this study is to draw a map of the social representations that ex-students of Pedagogy have about the formation of teachers and the inclusion of the research in the initial formation and the teaching practice. The aim is to understand what representation of research comes out from ex-students of a Pedagogy course. It was used the focal group technique to obtain data and the analysis of the information obtained was based on the theory of social representations as well as the Brazilian policy of formation for teachers. The results obtained revealed contradictions in the implementation of the proposal of the “Research of the Pedagogical Practice” – Pesquisa da Prática Pedagógica (PPP) – fundamental axis in the curriculum of the course investigated, regarding aspects such as knowledge, the commitment and challenges of the proposal. In the representation of ex-students, the research for teachers range from naïve (fragmented) to a wide diversity of epistemological principles that are frequently presented by the participants of the focal group. The research assumes, therefore, an important role not only in the initial formation for teaching but also in the continuous formation of formation professors. Key-words: Policy of education; Formation of teachers; Social Representations; Research; Pedagogical Practice.INEP2010-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/284010.24109/2176-6681.rbep.91i227.608Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 91 n. 227 (2010)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 91 Núm. 227 (2010)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 91 No 227 (2010)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.91i227reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2840/257510.24109/2176-6681.rbep.91i227.2575Ens, Romildainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:51:36Zoai:ojs3.inep:article/2840Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:51:36Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa da prática pedagógica e a política de formação de professores: conhecimento, desafio, compromisso na representação social de ex-alunos de Pedagogia
title A pesquisa da prática pedagógica e a política de formação de professores: conhecimento, desafio, compromisso na representação social de ex-alunos de Pedagogia
spellingShingle A pesquisa da prática pedagógica e a política de formação de professores: conhecimento, desafio, compromisso na representação social de ex-alunos de Pedagogia
Ens, Romilda
title_short A pesquisa da prática pedagógica e a política de formação de professores: conhecimento, desafio, compromisso na representação social de ex-alunos de Pedagogia
title_full A pesquisa da prática pedagógica e a política de formação de professores: conhecimento, desafio, compromisso na representação social de ex-alunos de Pedagogia
title_fullStr A pesquisa da prática pedagógica e a política de formação de professores: conhecimento, desafio, compromisso na representação social de ex-alunos de Pedagogia
title_full_unstemmed A pesquisa da prática pedagógica e a política de formação de professores: conhecimento, desafio, compromisso na representação social de ex-alunos de Pedagogia
title_sort A pesquisa da prática pedagógica e a política de formação de professores: conhecimento, desafio, compromisso na representação social de ex-alunos de Pedagogia
author Ens, Romilda
author_facet Ens, Romilda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ens, Romilda
description O presente estudo faz um levantamento das representações sociais de ex-alunos sobre formação de professores e a inserção da pesquisa na formação inicial e na prática docente. Com o objetivo de compreender qual representação de pesquisa emerge de ex-alunos de um Curso de Pedagogia, fez-se uso da técnica do grupo focal e a análise apoiou-se no aporte da teoria das representações sociais e da política de formação de professores no Brasil. Os resultados obtidos apontam contradições na implementação da proposta de “Pesquisa da Prática Pedagógica” (PPP), eixo fundamental do currículo do Curso investigado, ressaltando aspectos voltados ao conhecimento adquirido, ao compromisso e desafios da proposta. Na representação dos ex-alunos, a pesquisa para os professores vai desde uma concepção “simplista” (fragmentada) a uma diversidade de fundamentos epistemológicos, as quais se repetem na apresentada pelos participantes do grupo focal. A pesquisa assume, portanto, relevância tanto na formação inicial para a docência quanto na formação continuada do professor formador. ABSTRACT RESEARCH OF THE PEDAGOGICAL PRACTICE AND THE POLICY OF FORMATION FOR TEACHERS: KNOWLEDGE, CHALLENGE, COMMITMENT IN THE SOCIAL REPRESENTATION OF EX-STUDENTS OF PEDAGOGY The purpose of this study is to draw a map of the social representations that ex-students of Pedagogy have about the formation of teachers and the inclusion of the research in the initial formation and the teaching practice. The aim is to understand what representation of research comes out from ex-students of a Pedagogy course. It was used the focal group technique to obtain data and the analysis of the information obtained was based on the theory of social representations as well as the Brazilian policy of formation for teachers. The results obtained revealed contradictions in the implementation of the proposal of the “Research of the Pedagogical Practice” – Pesquisa da Prática Pedagógica (PPP) – fundamental axis in the curriculum of the course investigated, regarding aspects such as knowledge, the commitment and challenges of the proposal. In the representation of ex-students, the research for teachers range from naïve (fragmented) to a wide diversity of epistemological principles that are frequently presented by the participants of the focal group. The research assumes, therefore, an important role not only in the initial formation for teaching but also in the continuous formation of formation professors. Key-words: Policy of education; Formation of teachers; Social Representations; Research; Pedagogical Practice.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2840
10.24109/2176-6681.rbep.91i227.608
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2840
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.91i227.608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2840/2575
10.24109/2176-6681.rbep.91i227.2575
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 91 n. 227 (2010)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 91 Núm. 227 (2010)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 91 No 227 (2010)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.91i227
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701884960768