Progressão Continuada em uma perspectiva histórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1439 |
Resumo: | Apresenta uma perspectiva histórica da ideia de abolir a reprovação na escola pública do Estado de São Paulo, antes dessa proposta tornar-se política pública em tal rede de ensino. Para tanto, são analisados documentos sobre o tema, organizados em dois momentos distintos: quando da defesa no âmbito das ideias, ocorrida no contexto da Primeira República e do Desenvolvimentismo; e durante a sua implementação experimental no Grupo Experimental da Lapa (em 1960). Ao final, são tecidas considerações, sobretudo acerca da importância de se conhecer a história da educação, visando superar velhos problemas da nossa escola. |
id |
INEP-2_22e99da40d3dbf9df0ba10bdb38403a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1439 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Progressão Continuada em uma perspectiva históricaApresenta uma perspectiva histórica da ideia de abolir a reprovação na escola pública do Estado de São Paulo, antes dessa proposta tornar-se política pública em tal rede de ensino. Para tanto, são analisados documentos sobre o tema, organizados em dois momentos distintos: quando da defesa no âmbito das ideias, ocorrida no contexto da Primeira República e do Desenvolvimentismo; e durante a sua implementação experimental no Grupo Experimental da Lapa (em 1960). Ao final, são tecidas considerações, sobretudo acerca da importância de se conhecer a história da educação, visando superar velhos problemas da nossa escola.INEP2009-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/143910.24109/2176-6681.rbep.90i225.521Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 225 (2009)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 225 (2009)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 225 (2009)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.90i225reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1439/117810.24109/2176-6681.rbep.90i225.1178Viégas, Lygiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-25T12:21:42Zoai:ojs3.inep:article/1439Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2019-09-25T12:21:42Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Progressão Continuada em uma perspectiva histórica |
title |
Progressão Continuada em uma perspectiva histórica |
spellingShingle |
Progressão Continuada em uma perspectiva histórica Viégas, Lygia |
title_short |
Progressão Continuada em uma perspectiva histórica |
title_full |
Progressão Continuada em uma perspectiva histórica |
title_fullStr |
Progressão Continuada em uma perspectiva histórica |
title_full_unstemmed |
Progressão Continuada em uma perspectiva histórica |
title_sort |
Progressão Continuada em uma perspectiva histórica |
author |
Viégas, Lygia |
author_facet |
Viégas, Lygia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viégas, Lygia |
description |
Apresenta uma perspectiva histórica da ideia de abolir a reprovação na escola pública do Estado de São Paulo, antes dessa proposta tornar-se política pública em tal rede de ensino. Para tanto, são analisados documentos sobre o tema, organizados em dois momentos distintos: quando da defesa no âmbito das ideias, ocorrida no contexto da Primeira República e do Desenvolvimentismo; e durante a sua implementação experimental no Grupo Experimental da Lapa (em 1960). Ao final, são tecidas considerações, sobretudo acerca da importância de se conhecer a história da educação, visando superar velhos problemas da nossa escola. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1439 10.24109/2176-6681.rbep.90i225.521 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1439 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.90i225.521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1439/1178 10.24109/2176-6681.rbep.90i225.1178 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 225 (2009) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 225 (2009) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 225 (2009) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.90i225 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951701179269120 |