A construção do ethos como estratégia argumentativa: a polêmica sobre a avaliação da educação superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1429 |
Resumo: | Com base na perspectiva teórica da análise do discurso (AD), articulada com estudos da retórica, este trabalho reflete sobre a construção do ethos discursivo que os enunciadores constroem no discurso elaborado pelo Grupo de Trabalho de Política Educacional do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes). Parte-se da hipótese de que ao instituir a obrigatoriedade da avaliação, o que se materializa por meio da promulgação da lei federal que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o enunciador pressupõe o caráter de coerção que as leis impõem sobre os indivíduos, fator que instaura situações de conflitos e, consequentemente, o surgimento do discurso polêmico, o que se comprova a partir das marcas linguísticas observadas, as quais revelam um ethos positivo do enunciador, que se constrói a partir do ethos negativo do Outro. |
id |
INEP-2_231c48d1ca35f126acf220ea0d355632 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1429 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção do ethos como estratégia argumentativa: a polêmica sobre a avaliação da educação superiorCom base na perspectiva teórica da análise do discurso (AD), articulada com estudos da retórica, este trabalho reflete sobre a construção do ethos discursivo que os enunciadores constroem no discurso elaborado pelo Grupo de Trabalho de Política Educacional do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes). Parte-se da hipótese de que ao instituir a obrigatoriedade da avaliação, o que se materializa por meio da promulgação da lei federal que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o enunciador pressupõe o caráter de coerção que as leis impõem sobre os indivíduos, fator que instaura situações de conflitos e, consequentemente, o surgimento do discurso polêmico, o que se comprova a partir das marcas linguísticas observadas, as quais revelam um ethos positivo do enunciador, que se constrói a partir do ethos negativo do Outro.INEP2009-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/142910.24109/2176-6681.rbep.90i225.511Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 225 (2009)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 225 (2009)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 225 (2009)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.90i225reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1429/116810.24109/2176-6681.rbep.90i225.1168Nardelli, Nelci Janeteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-25T12:21:42Zoai:ojs3.inep:article/1429Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2019-09-25T12:21:42Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção do ethos como estratégia argumentativa: a polêmica sobre a avaliação da educação superior |
title |
A construção do ethos como estratégia argumentativa: a polêmica sobre a avaliação da educação superior |
spellingShingle |
A construção do ethos como estratégia argumentativa: a polêmica sobre a avaliação da educação superior Nardelli, Nelci Janete |
title_short |
A construção do ethos como estratégia argumentativa: a polêmica sobre a avaliação da educação superior |
title_full |
A construção do ethos como estratégia argumentativa: a polêmica sobre a avaliação da educação superior |
title_fullStr |
A construção do ethos como estratégia argumentativa: a polêmica sobre a avaliação da educação superior |
title_full_unstemmed |
A construção do ethos como estratégia argumentativa: a polêmica sobre a avaliação da educação superior |
title_sort |
A construção do ethos como estratégia argumentativa: a polêmica sobre a avaliação da educação superior |
author |
Nardelli, Nelci Janete |
author_facet |
Nardelli, Nelci Janete |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nardelli, Nelci Janete |
description |
Com base na perspectiva teórica da análise do discurso (AD), articulada com estudos da retórica, este trabalho reflete sobre a construção do ethos discursivo que os enunciadores constroem no discurso elaborado pelo Grupo de Trabalho de Política Educacional do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes). Parte-se da hipótese de que ao instituir a obrigatoriedade da avaliação, o que se materializa por meio da promulgação da lei federal que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o enunciador pressupõe o caráter de coerção que as leis impõem sobre os indivíduos, fator que instaura situações de conflitos e, consequentemente, o surgimento do discurso polêmico, o que se comprova a partir das marcas linguísticas observadas, as quais revelam um ethos positivo do enunciador, que se constrói a partir do ethos negativo do Outro. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1429 10.24109/2176-6681.rbep.90i225.511 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1429 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.90i225.511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1429/1168 10.24109/2176-6681.rbep.90i225.1168 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 225 (2009) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 225 (2009) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 225 (2009) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.90i225 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951701166686208 |