A produção do conhecimento didático na Rbep (1998-2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André, Marli
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: da Cruz, Giseli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3572
Resumo: O texto foi estruturado em três partes. Inicialmente faz-se uma discussão sobre o movimento de constituição do campo da Didática no Brasil, tomando como referência resultados de pesquisas e dados de estados da arte. Discutem-se ainda questões polêmicas, como a da dispersão versus diversificação temática nas produções do campo, assim como a dificuldade de concretização da Didática Fundamental versus a negação da Didática Instrumental. Na segunda parte são apresentados os textos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) e uma contextualização do período em que foram produzidos esses trabalhos. Na terceira parte são discutidos os resultados da análise, organizados em quatro eixos: a Didática enquanto campo de estudos; a Didática enquanto disciplina de cursos de formação docente; conhecimentos didáticos nas práticas didáticas em contextos escolares e não escolares; temas correlatos à Didática. Nas conclusões são retomados os questionamentos relativos às tensões presentes no campo.
id INEP-2_262b4990e00cce33d8f19743c0896d54
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3572
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling A produção do conhecimento didático na Rbep (1998-2010)O texto foi estruturado em três partes. Inicialmente faz-se uma discussão sobre o movimento de constituição do campo da Didática no Brasil, tomando como referência resultados de pesquisas e dados de estados da arte. Discutem-se ainda questões polêmicas, como a da dispersão versus diversificação temática nas produções do campo, assim como a dificuldade de concretização da Didática Fundamental versus a negação da Didática Instrumental. Na segunda parte são apresentados os textos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) e uma contextualização do período em que foram produzidos esses trabalhos. Na terceira parte são discutidos os resultados da análise, organizados em quatro eixos: a Didática enquanto campo de estudos; a Didática enquanto disciplina de cursos de formação docente; conhecimentos didáticos nas práticas didáticas em contextos escolares e não escolares; temas correlatos à Didática. Nas conclusões são retomados os questionamentos relativos às tensões presentes no campo.INEP2012-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/357210.24109/2176-6681.rbep.93i234.449Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 93 n. 234 (2012)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 93 Núm. 234 (2012)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 93 No 234 (2012)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.93i234reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3572/330710.24109/2176-6681.rbep.93i234.3307André, Marlida Cruz, Giseliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:29:15Zoai:ojs3.inep:article/3572Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:29:15Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção do conhecimento didático na Rbep (1998-2010)
title A produção do conhecimento didático na Rbep (1998-2010)
spellingShingle A produção do conhecimento didático na Rbep (1998-2010)
André, Marli
title_short A produção do conhecimento didático na Rbep (1998-2010)
title_full A produção do conhecimento didático na Rbep (1998-2010)
title_fullStr A produção do conhecimento didático na Rbep (1998-2010)
title_full_unstemmed A produção do conhecimento didático na Rbep (1998-2010)
title_sort A produção do conhecimento didático na Rbep (1998-2010)
author André, Marli
author_facet André, Marli
da Cruz, Giseli
author_role author
author2 da Cruz, Giseli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv André, Marli
da Cruz, Giseli
description O texto foi estruturado em três partes. Inicialmente faz-se uma discussão sobre o movimento de constituição do campo da Didática no Brasil, tomando como referência resultados de pesquisas e dados de estados da arte. Discutem-se ainda questões polêmicas, como a da dispersão versus diversificação temática nas produções do campo, assim como a dificuldade de concretização da Didática Fundamental versus a negação da Didática Instrumental. Na segunda parte são apresentados os textos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) e uma contextualização do período em que foram produzidos esses trabalhos. Na terceira parte são discutidos os resultados da análise, organizados em quatro eixos: a Didática enquanto campo de estudos; a Didática enquanto disciplina de cursos de formação docente; conhecimentos didáticos nas práticas didáticas em contextos escolares e não escolares; temas correlatos à Didática. Nas conclusões são retomados os questionamentos relativos às tensões presentes no campo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3572
10.24109/2176-6681.rbep.93i234.449
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3572
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.93i234.449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3572/3307
10.24109/2176-6681.rbep.93i234.3307
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 93 n. 234 (2012)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 93 Núm. 234 (2012)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 93 No 234 (2012)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.93i234
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951703141154816