A pedagogia da escravidão nos Sermões do Padre Antonio Vieira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jr., Amarílio
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Bittar, Marisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1373
Resumo: O conceito de escravidão propugnado pelo Padre Antonio Vieira fundamentava-se nos principais pensadores que engendraram a concepção cristã de mundo, mas apresentava aspectos contraditórios. Ao mesmo tempo em que combatia a escravidão indígena considerada ilícita, o pregador jesuíta procurava justificar a escravidão dos negros desafricanizados. A escravidão dos negros, para Vieira, estava em consonância com os próprios interesses professados pela Companhia de Jesus, ou seja, de grande proprietária de terras e escravos. A postura assumida por Vieira nos seus Sermões aos “pretos da Ethyopia” tomou a forma de uma preleção pedagógica. O jesuíta visava inculcar na mente dos escravos a concepção cristã de mundo, buscando torná-los conformistas e contribuindo, indiretamente, para o processo de acumulação primitiva do capital. Palavras-chave: educação jesuítica; escravismo; educação cristã. Abstract The fundamentals of Antonio Vieira’s concept of slavery were based on the first philosophers who introduced the Christian conception to the world. However, they presented contradictory aspects. Despite being against slavery of native Indians, he approved of slavery of non-African Negroes in order to defend the interests of the church, which itself, was one of the greatest farmland and slaves owners. On his teaching and preaching to Ethiopian Negroes, Vieira always tried to persuade the slaves to become conformists and therefore, induced to cooperate in the process of accumulative capitalism. Keywords: jesuit education; african slavery; christianity acknowledgment.
id INEP-2_2b148036767e628d67292bd7a4b3e89e
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1373
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling A pedagogia da escravidão nos Sermões do Padre Antonio VieiraO conceito de escravidão propugnado pelo Padre Antonio Vieira fundamentava-se nos principais pensadores que engendraram a concepção cristã de mundo, mas apresentava aspectos contraditórios. Ao mesmo tempo em que combatia a escravidão indígena considerada ilícita, o pregador jesuíta procurava justificar a escravidão dos negros desafricanizados. A escravidão dos negros, para Vieira, estava em consonância com os próprios interesses professados pela Companhia de Jesus, ou seja, de grande proprietária de terras e escravos. A postura assumida por Vieira nos seus Sermões aos “pretos da Ethyopia” tomou a forma de uma preleção pedagógica. O jesuíta visava inculcar na mente dos escravos a concepção cristã de mundo, buscando torná-los conformistas e contribuindo, indiretamente, para o processo de acumulação primitiva do capital. Palavras-chave: educação jesuítica; escravismo; educação cristã. Abstract The fundamentals of Antonio Vieira’s concept of slavery were based on the first philosophers who introduced the Christian conception to the world. However, they presented contradictory aspects. Despite being against slavery of native Indians, he approved of slavery of non-African Negroes in order to defend the interests of the church, which itself, was one of the greatest farmland and slaves owners. On his teaching and preaching to Ethiopian Negroes, Vieira always tried to persuade the slaves to become conformists and therefore, induced to cooperate in the process of accumulative capitalism. Keywords: jesuit education; african slavery; christianity acknowledgment.INEP2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/137310.24109/2176-6681.rbep.84i206-07-08.888Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 84 n. 206-07-08 (2003)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 84 Núm. 206-07-08 (2003)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 84 No 206-07-08 (2003)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.84i206-07-08reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1373/111210.24109/2176-6681.rbep.84i206-07-08.1112Jr., AmarílioBittar, Marisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:27:57Zoai:ojs3.inep:article/1373Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:27:57Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia da escravidão nos Sermões do Padre Antonio Vieira
title A pedagogia da escravidão nos Sermões do Padre Antonio Vieira
spellingShingle A pedagogia da escravidão nos Sermões do Padre Antonio Vieira
Jr., Amarílio
title_short A pedagogia da escravidão nos Sermões do Padre Antonio Vieira
title_full A pedagogia da escravidão nos Sermões do Padre Antonio Vieira
title_fullStr A pedagogia da escravidão nos Sermões do Padre Antonio Vieira
title_full_unstemmed A pedagogia da escravidão nos Sermões do Padre Antonio Vieira
title_sort A pedagogia da escravidão nos Sermões do Padre Antonio Vieira
author Jr., Amarílio
author_facet Jr., Amarílio
Bittar, Marisa
author_role author
author2 Bittar, Marisa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jr., Amarílio
Bittar, Marisa
description O conceito de escravidão propugnado pelo Padre Antonio Vieira fundamentava-se nos principais pensadores que engendraram a concepção cristã de mundo, mas apresentava aspectos contraditórios. Ao mesmo tempo em que combatia a escravidão indígena considerada ilícita, o pregador jesuíta procurava justificar a escravidão dos negros desafricanizados. A escravidão dos negros, para Vieira, estava em consonância com os próprios interesses professados pela Companhia de Jesus, ou seja, de grande proprietária de terras e escravos. A postura assumida por Vieira nos seus Sermões aos “pretos da Ethyopia” tomou a forma de uma preleção pedagógica. O jesuíta visava inculcar na mente dos escravos a concepção cristã de mundo, buscando torná-los conformistas e contribuindo, indiretamente, para o processo de acumulação primitiva do capital. Palavras-chave: educação jesuítica; escravismo; educação cristã. Abstract The fundamentals of Antonio Vieira’s concept of slavery were based on the first philosophers who introduced the Christian conception to the world. However, they presented contradictory aspects. Despite being against slavery of native Indians, he approved of slavery of non-African Negroes in order to defend the interests of the church, which itself, was one of the greatest farmland and slaves owners. On his teaching and preaching to Ethiopian Negroes, Vieira always tried to persuade the slaves to become conformists and therefore, induced to cooperate in the process of accumulative capitalism. Keywords: jesuit education; african slavery; christianity acknowledgment.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1373
10.24109/2176-6681.rbep.84i206-07-08.888
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1373
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.84i206-07-08.888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1373/1112
10.24109/2176-6681.rbep.84i206-07-08.1112
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 84 n. 206-07-08 (2003)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 84 Núm. 206-07-08 (2003)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 84 No 206-07-08 (2003)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.84i206-07-08
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701080702976