Processos cognitivos envolvidos no cálculo com frações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2897 |
Resumo: | Nota-se que o cálculo com frações é um dos conteúdos escolares mais temidos, ainda que utilizado ao longo de toda a vida escolar e em outros domínios que não só o da Matemática, tais como a Física, a Química e a Biologia. Esta pesquisa investiga os modelos de significação que são elaborados por adolescentes e adultos a propósito de problemas que envolvem frações. O estudo realizado evidenciou que apenas uma pequena parcela dos entrevistados é capaz de elaborar uma explicação completa para um problema que envolve cálculo com frações. Os demais apresentam explicações parciais ou incorretas, baseadas na percepção e na incompreensão da relação parte/todo. |
id |
INEP-2_309c751ef768af2984e3efc4eeb963b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/2897 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos cognitivos envolvidos no cálculo com fraçõesNota-se que o cálculo com frações é um dos conteúdos escolares mais temidos, ainda que utilizado ao longo de toda a vida escolar e em outros domínios que não só o da Matemática, tais como a Física, a Química e a Biologia. Esta pesquisa investiga os modelos de significação que são elaborados por adolescentes e adultos a propósito de problemas que envolvem frações. O estudo realizado evidenciou que apenas uma pequena parcela dos entrevistados é capaz de elaborar uma explicação completa para um problema que envolve cálculo com frações. Os demais apresentam explicações parciais ou incorretas, baseadas na percepção e na incompreensão da relação parte/todo.INEP2010-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/289710.24109/2176-6681.rbep.91i229.635Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 91 n. 229 (2010)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 91 Núm. 229 (2010)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 91 No 229 (2010)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.91i229reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2897/263210.24109/2176-6681.rbep.91i229.2632da Silva, Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:48:06Zoai:ojs3.inep:article/2897Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:48:06Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos cognitivos envolvidos no cálculo com frações |
title |
Processos cognitivos envolvidos no cálculo com frações |
spellingShingle |
Processos cognitivos envolvidos no cálculo com frações da Silva, João |
title_short |
Processos cognitivos envolvidos no cálculo com frações |
title_full |
Processos cognitivos envolvidos no cálculo com frações |
title_fullStr |
Processos cognitivos envolvidos no cálculo com frações |
title_full_unstemmed |
Processos cognitivos envolvidos no cálculo com frações |
title_sort |
Processos cognitivos envolvidos no cálculo com frações |
author |
da Silva, João |
author_facet |
da Silva, João |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, João |
description |
Nota-se que o cálculo com frações é um dos conteúdos escolares mais temidos, ainda que utilizado ao longo de toda a vida escolar e em outros domínios que não só o da Matemática, tais como a Física, a Química e a Biologia. Esta pesquisa investiga os modelos de significação que são elaborados por adolescentes e adultos a propósito de problemas que envolvem frações. O estudo realizado evidenciou que apenas uma pequena parcela dos entrevistados é capaz de elaborar uma explicação completa para um problema que envolve cálculo com frações. Os demais apresentam explicações parciais ou incorretas, baseadas na percepção e na incompreensão da relação parte/todo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2897 10.24109/2176-6681.rbep.91i229.635 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2897 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.91i229.635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2897/2632 10.24109/2176-6681.rbep.91i229.2632 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 91 n. 229 (2010) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 91 Núm. 229 (2010) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 91 No 229 (2010) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.91i229 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951701919563776 |