Interseção cultura-educação: necessidade pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
DOI: 10.24109/2176-6681.rbep.79i192.1028
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1230
Resumo: Apresenta uma abordagem da interseção cultura-educação como parte de uma política pública que objetive o ensino produtivo e agradável, através de projetos levados a efeito no Rio de Janeiro, destacando-se a importância de se aliar a teoria à prática. Fala-se, em primeiro lugar, do projeto "Animação Cultural", realizada pela equipe do Prof. Darcy Ribeiro em dois momentos, ou seja, no início dos anos 80 e 90, atualmente "esquecido". Em seguida, analisa-se o projeto "CIEP da mangueira" – em processo de crescimento contínuo – , mediante depoimento extraído da palestra da diretoria do CIEP, Terezinha Labruna, gravada durante o XXXIII Fórum da Undime-RJ. Ambos os projetos exemplificam a importância da união da educação com a cultura – cultura aqui considerada em múltiplas visões. os outros dois projetos analisados, embora louváveis, têm características diferentes, pois o tipo de cultura por eles desenvolvida tende mais para o conceito tradicional de cultura erudita. Palavras-Chave: educação e cultura; educação intercultural; política da educação; política cultural Abstract The article intends to present a vision of the intersection culture-education as a part of a public policy which aims an efficient and pleasant teaching, through some projects put to practice in Rio de Janeiro, emphasizing the importance of joining theory and practice. First, we talk about the "Cultural Animation" project, developed by Prof. DArcy Ribeiro"s team in two moments, i.e., in the early 80s and 90s, which is presently "forgotten". Then, it is analysed the "CIEP da Mangueira" project – in process of continuous growth – , through the recorded words of the schoolmistress of the CIEP, Terezinha Labruna, during her lecture in the XXXIII Forum of Undime-RJ. Both projects exemplify the importance of joining culture and education – culture taken in its multiple visions. The two others, though praiseworthy, have different characteristics as to the type of culture aimed a more traditional concept of learned culture. Key-Words: education and culture; intercultural education; policy of education; cultural policy.
id INEP-2_36458b4405322fb648b73706e5b440f2
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1230
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
spelling Interseção cultura-educação: necessidade pedagógicaApresenta uma abordagem da interseção cultura-educação como parte de uma política pública que objetive o ensino produtivo e agradável, através de projetos levados a efeito no Rio de Janeiro, destacando-se a importância de se aliar a teoria à prática. Fala-se, em primeiro lugar, do projeto "Animação Cultural", realizada pela equipe do Prof. Darcy Ribeiro em dois momentos, ou seja, no início dos anos 80 e 90, atualmente "esquecido". Em seguida, analisa-se o projeto "CIEP da mangueira" – em processo de crescimento contínuo – , mediante depoimento extraído da palestra da diretoria do CIEP, Terezinha Labruna, gravada durante o XXXIII Fórum da Undime-RJ. Ambos os projetos exemplificam a importância da união da educação com a cultura – cultura aqui considerada em múltiplas visões. os outros dois projetos analisados, embora louváveis, têm características diferentes, pois o tipo de cultura por eles desenvolvida tende mais para o conceito tradicional de cultura erudita. Palavras-Chave: educação e cultura; educação intercultural; política da educação; política cultural Abstract The article intends to present a vision of the intersection culture-education as a part of a public policy which aims an efficient and pleasant teaching, through some projects put to practice in Rio de Janeiro, emphasizing the importance of joining theory and practice. First, we talk about the "Cultural Animation" project, developed by Prof. DArcy Ribeiro"s team in two moments, i.e., in the early 80s and 90s, which is presently "forgotten". Then, it is analysed the "CIEP da Mangueira" project – in process of continuous growth – , through the recorded words of the schoolmistress of the CIEP, Terezinha Labruna, during her lecture in the XXXIII Forum of Undime-RJ. Both projects exemplify the importance of joining culture and education – culture taken in its multiple visions. The two others, though praiseworthy, have different characteristics as to the type of culture aimed a more traditional concept of learned culture. Key-Words: education and culture; intercultural education; policy of education; cultural policy.INEP1998-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/123010.24109/2176-6681.rbep.79i192.1028Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 79 n. 192 (1998)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 79 Núm. 192 (1998)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 79 No 192 (1998)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.79i192reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1230/96910.24109/2176-6681.rbep.79i192.969Alves, Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:54:41Zoai:ojs3.inep:article/1230Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:54:41Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interseção cultura-educação: necessidade pedagógica
title Interseção cultura-educação: necessidade pedagógica
spellingShingle Interseção cultura-educação: necessidade pedagógica
Interseção cultura-educação: necessidade pedagógica
Alves, Maria
Alves, Maria
title_short Interseção cultura-educação: necessidade pedagógica
title_full Interseção cultura-educação: necessidade pedagógica
title_fullStr Interseção cultura-educação: necessidade pedagógica
Interseção cultura-educação: necessidade pedagógica
title_full_unstemmed Interseção cultura-educação: necessidade pedagógica
Interseção cultura-educação: necessidade pedagógica
title_sort Interseção cultura-educação: necessidade pedagógica
author Alves, Maria
author_facet Alves, Maria
Alves, Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria
description Apresenta uma abordagem da interseção cultura-educação como parte de uma política pública que objetive o ensino produtivo e agradável, através de projetos levados a efeito no Rio de Janeiro, destacando-se a importância de se aliar a teoria à prática. Fala-se, em primeiro lugar, do projeto "Animação Cultural", realizada pela equipe do Prof. Darcy Ribeiro em dois momentos, ou seja, no início dos anos 80 e 90, atualmente "esquecido". Em seguida, analisa-se o projeto "CIEP da mangueira" – em processo de crescimento contínuo – , mediante depoimento extraído da palestra da diretoria do CIEP, Terezinha Labruna, gravada durante o XXXIII Fórum da Undime-RJ. Ambos os projetos exemplificam a importância da união da educação com a cultura – cultura aqui considerada em múltiplas visões. os outros dois projetos analisados, embora louváveis, têm características diferentes, pois o tipo de cultura por eles desenvolvida tende mais para o conceito tradicional de cultura erudita. Palavras-Chave: educação e cultura; educação intercultural; política da educação; política cultural Abstract The article intends to present a vision of the intersection culture-education as a part of a public policy which aims an efficient and pleasant teaching, through some projects put to practice in Rio de Janeiro, emphasizing the importance of joining theory and practice. First, we talk about the "Cultural Animation" project, developed by Prof. DArcy Ribeiro"s team in two moments, i.e., in the early 80s and 90s, which is presently "forgotten". Then, it is analysed the "CIEP da Mangueira" project – in process of continuous growth – , through the recorded words of the schoolmistress of the CIEP, Terezinha Labruna, during her lecture in the XXXIII Forum of Undime-RJ. Both projects exemplify the importance of joining culture and education – culture taken in its multiple visions. The two others, though praiseworthy, have different characteristics as to the type of culture aimed a more traditional concept of learned culture. Key-Words: education and culture; intercultural education; policy of education; cultural policy.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1230
10.24109/2176-6681.rbep.79i192.1028
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1230
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.79i192.1028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1230/969
10.24109/2176-6681.rbep.79i192.969
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 79 n. 192 (1998)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 79 Núm. 192 (1998)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 79 No 192 (1998)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.79i192
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1822181266583191553
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.79i192.1028