Análise Epistemológica da Visão de Ciência dos Professores de Química e Física do Município do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1068 |
Resumo: | Discute, com base na epistemologia de Gaston Bachelard, as influências de determinadas correntes filosóficas na formação da visão de ciência dos professores de Química e Fisica, em atividade letiva no segundo grau, tomando como campo de estudo o município do Rio de Janeiro. A partir dos resultados obtidos em pesquisa realizada entre março e junho de 1990, analisa a situação do ensino secundário das referidas disciplinas, buscando apresentar alternativas para a superação do contexto adverso em que se insere a educação científica nos dias de hoje. Abstract Based on Gaston Bachelards epistemology, we discuss in this article the influence of certain philosophical currents in the formation of Scientific views of a group of highschool teachers of Chemistry and Physics presently Working in the city of Rio de Janeiro. From the results of a research conducted between March and June 1990, we have analyzed the teaching status of mentioned disciplines, aiming to suggest alternatives to overcome the highly adverse conditions in which the teaching of science in highschool is immerse today. Résumé Dans cet article nous avons traité — en suivant lepistemologie de Gaston bachelard — le role joué pai- les philosophies qui ont influencé Ia formation de là pensée scientifique des professeurs de Chimie et Physique qui enseignent à Rio de Janeiro. A partir des résultats d'une enquete realisé parmi Mars et Juin 1990, nous avons pu analyser là situation de 1'enseignement de Chimie et Physique au deuxième cycle, et proposer, à là suite, des alternatives pour changer le tableau négatif qui caracterise Léducation scientifique aujourd'hui. Resumen Este artículo discute — con base en là epistemologia de Gaston Bachelard — Ias influencias de algunas filosofias en là formación del pensamiento científico de los profesores de Química y Fisica que traba-jan en Rio de Janeiro. Partiendo de los resultados de una investigación realizada en el período de marzo ajunio de 1990, analizamos là situación de Ia ensenanza de Química y Física en là escuela de nível médio, proponiendo alternativas para cambiar el cuadro negativo que envuelve là educación científica hoy. |
id |
INEP-2_37d7c8be126df7f43a12baaa9e011a49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1068 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise Epistemológica da Visão de Ciência dos Professores de Química e Física do Município do Rio de JaneiroDiscute, com base na epistemologia de Gaston Bachelard, as influências de determinadas correntes filosóficas na formação da visão de ciência dos professores de Química e Fisica, em atividade letiva no segundo grau, tomando como campo de estudo o município do Rio de Janeiro. A partir dos resultados obtidos em pesquisa realizada entre março e junho de 1990, analisa a situação do ensino secundário das referidas disciplinas, buscando apresentar alternativas para a superação do contexto adverso em que se insere a educação científica nos dias de hoje. Abstract Based on Gaston Bachelards epistemology, we discuss in this article the influence of certain philosophical currents in the formation of Scientific views of a group of highschool teachers of Chemistry and Physics presently Working in the city of Rio de Janeiro. From the results of a research conducted between March and June 1990, we have analyzed the teaching status of mentioned disciplines, aiming to suggest alternatives to overcome the highly adverse conditions in which the teaching of science in highschool is immerse today. Résumé Dans cet article nous avons traité — en suivant lepistemologie de Gaston bachelard — le role joué pai- les philosophies qui ont influencé Ia formation de là pensée scientifique des professeurs de Chimie et Physique qui enseignent à Rio de Janeiro. A partir des résultats d'une enquete realisé parmi Mars et Juin 1990, nous avons pu analyser là situation de 1'enseignement de Chimie et Physique au deuxième cycle, et proposer, à là suite, des alternatives pour changer le tableau négatif qui caracterise Léducation scientifique aujourd'hui. Resumen Este artículo discute — con base en là epistemologia de Gaston Bachelard — Ias influencias de algunas filosofias en là formación del pensamiento científico de los profesores de Química y Fisica que traba-jan en Rio de Janeiro. Partiendo de los resultados de una investigación realizada en el período de marzo ajunio de 1990, analizamos là situación de Ia ensenanza de Química y Física en là escuela de nível médio, proponiendo alternativas para cambiar el cuadro negativo que envuelve là educación científica hoy.INEP1991-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/106810.24109/2176-6681.rbep.72i172.1281Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 72 n. 172 (1991)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 72 Núm. 172 (1991)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 72 No 172 (1991)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.72i172reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1068/80710.24109/2176-6681.rbep.72i172.807Oliveira, Renatoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T14:41:41Zoai:ojs3.inep:article/1068Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T14:41:41Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise Epistemológica da Visão de Ciência dos Professores de Química e Física do Município do Rio de Janeiro |
title |
Análise Epistemológica da Visão de Ciência dos Professores de Química e Física do Município do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Análise Epistemológica da Visão de Ciência dos Professores de Química e Física do Município do Rio de Janeiro Oliveira, Renato |
title_short |
Análise Epistemológica da Visão de Ciência dos Professores de Química e Física do Município do Rio de Janeiro |
title_full |
Análise Epistemológica da Visão de Ciência dos Professores de Química e Física do Município do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Análise Epistemológica da Visão de Ciência dos Professores de Química e Física do Município do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Análise Epistemológica da Visão de Ciência dos Professores de Química e Física do Município do Rio de Janeiro |
title_sort |
Análise Epistemológica da Visão de Ciência dos Professores de Química e Física do Município do Rio de Janeiro |
author |
Oliveira, Renato |
author_facet |
Oliveira, Renato |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Renato |
description |
Discute, com base na epistemologia de Gaston Bachelard, as influências de determinadas correntes filosóficas na formação da visão de ciência dos professores de Química e Fisica, em atividade letiva no segundo grau, tomando como campo de estudo o município do Rio de Janeiro. A partir dos resultados obtidos em pesquisa realizada entre março e junho de 1990, analisa a situação do ensino secundário das referidas disciplinas, buscando apresentar alternativas para a superação do contexto adverso em que se insere a educação científica nos dias de hoje. Abstract Based on Gaston Bachelards epistemology, we discuss in this article the influence of certain philosophical currents in the formation of Scientific views of a group of highschool teachers of Chemistry and Physics presently Working in the city of Rio de Janeiro. From the results of a research conducted between March and June 1990, we have analyzed the teaching status of mentioned disciplines, aiming to suggest alternatives to overcome the highly adverse conditions in which the teaching of science in highschool is immerse today. Résumé Dans cet article nous avons traité — en suivant lepistemologie de Gaston bachelard — le role joué pai- les philosophies qui ont influencé Ia formation de là pensée scientifique des professeurs de Chimie et Physique qui enseignent à Rio de Janeiro. A partir des résultats d'une enquete realisé parmi Mars et Juin 1990, nous avons pu analyser là situation de 1'enseignement de Chimie et Physique au deuxième cycle, et proposer, à là suite, des alternatives pour changer le tableau négatif qui caracterise Léducation scientifique aujourd'hui. Resumen Este artículo discute — con base en là epistemologia de Gaston Bachelard — Ias influencias de algunas filosofias en là formación del pensamiento científico de los profesores de Química y Fisica que traba-jan en Rio de Janeiro. Partiendo de los resultados de una investigación realizada en el período de marzo ajunio de 1990, analizamos là situación de Ia ensenanza de Química y Física en là escuela de nível médio, proponiendo alternativas para cambiar el cuadro negativo que envuelve là educación científica hoy. |
publishDate |
1991 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1991-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1068 10.24109/2176-6681.rbep.72i172.1281 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1068 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.72i172.1281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1068/807 10.24109/2176-6681.rbep.72i172.807 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 72 n. 172 (1991) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 72 Núm. 172 (1991) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 72 No 172 (1991) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.72i172 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951699873792000 |