Análise Epistemológica da Visão de Ciência dos Professores de Química e Física do Município do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Renato
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1068
Resumo: Discute, com base na epistemologia de Gaston Bachelard, as influências de determinadas correntes filosóficas na formação da visão de ciência dos professores de Química e Fisica, em atividade letiva no segundo grau, tomando como campo de estudo o município do Rio de Janeiro. A partir dos resultados obtidos em pesquisa realizada entre março e junho de 1990, analisa a situação do ensino secundário das referidas disciplinas, buscando apresentar alternativas para a superação do contexto adverso em que se insere a educação científica nos dias de hoje. Abstract Based on Gaston Bachelards epistemology, we discuss in this article the influence of certain philosophical currents in the formation of Scientific views of a group of highschool teachers of Chemistry and Physics presently Working in the city of Rio de Janeiro. From the results of a research conducted between March and June 1990, we have analyzed the teaching status of mentioned disciplines, aiming to suggest alternatives to overcome the highly adverse conditions in which the teaching of science in highschool is immerse today. Résumé Dans cet article nous avons traité — en suivant lepistemologie de Gaston bachelard — le role joué pai- les philosophies qui ont influencé Ia formation de là pensée scientifique des professeurs de Chimie et Physique qui enseignent à Rio de Janeiro. A partir des résultats d'une enquete realisé parmi Mars et Juin 1990, nous avons pu analyser là situation de 1'enseignement de Chimie et Physique au deuxième cycle, et proposer, à là suite, des alternatives pour changer le tableau négatif qui caracterise Léducation scientifique aujourd'hui. Resumen Este artículo discute — con base en là epistemologia de Gaston Bachelard — Ias influencias de algunas filosofias en là formación del pensamiento científico de los profesores de Química y Fisica que traba-jan en Rio de Janeiro. Partiendo de los resultados de una investigación realizada en el período de marzo ajunio de 1990, analizamos là situación de Ia ensenanza de Química y Física en là escuela de nível médio, proponiendo alternativas para cambiar el cuadro negativo que envuelve là educación científica hoy.
id INEP-2_37d7c8be126df7f43a12baaa9e011a49
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1068
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Análise Epistemológica da Visão de Ciência dos Professores de Química e Física do Município do Rio de JaneiroDiscute, com base na epistemologia de Gaston Bachelard, as influências de determinadas correntes filosóficas na formação da visão de ciência dos professores de Química e Fisica, em atividade letiva no segundo grau, tomando como campo de estudo o município do Rio de Janeiro. A partir dos resultados obtidos em pesquisa realizada entre março e junho de 1990, analisa a situação do ensino secundário das referidas disciplinas, buscando apresentar alternativas para a superação do contexto adverso em que se insere a educação científica nos dias de hoje. Abstract Based on Gaston Bachelards epistemology, we discuss in this article the influence of certain philosophical currents in the formation of Scientific views of a group of highschool teachers of Chemistry and Physics presently Working in the city of Rio de Janeiro. From the results of a research conducted between March and June 1990, we have analyzed the teaching status of mentioned disciplines, aiming to suggest alternatives to overcome the highly adverse conditions in which the teaching of science in highschool is immerse today. Résumé Dans cet article nous avons traité — en suivant lepistemologie de Gaston bachelard — le role joué pai- les philosophies qui ont influencé Ia formation de là pensée scientifique des professeurs de Chimie et Physique qui enseignent à Rio de Janeiro. A partir des résultats d'une enquete realisé parmi Mars et Juin 1990, nous avons pu analyser là situation de 1'enseignement de Chimie et Physique au deuxième cycle, et proposer, à là suite, des alternatives pour changer le tableau négatif qui caracterise Léducation scientifique aujourd'hui. Resumen Este artículo discute — con base en là epistemologia de Gaston Bachelard — Ias influencias de algunas filosofias en là formación del pensamiento científico de los profesores de Química y Fisica que traba-jan en Rio de Janeiro. Partiendo de los resultados de una investigación realizada en el período de marzo ajunio de 1990, analizamos là situación de Ia ensenanza de Química y Física en là escuela de nível médio, proponiendo alternativas para cambiar el cuadro negativo que envuelve là educación científica hoy.INEP1991-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/106810.24109/2176-6681.rbep.72i172.1281Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 72 n. 172 (1991)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 72 Núm. 172 (1991)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 72 No 172 (1991)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.72i172reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1068/80710.24109/2176-6681.rbep.72i172.807Oliveira, Renatoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T14:41:41Zoai:ojs3.inep:article/1068Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T14:41:41Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise Epistemológica da Visão de Ciência dos Professores de Química e Física do Município do Rio de Janeiro
title Análise Epistemológica da Visão de Ciência dos Professores de Química e Física do Município do Rio de Janeiro
spellingShingle Análise Epistemológica da Visão de Ciência dos Professores de Química e Física do Município do Rio de Janeiro
Oliveira, Renato
title_short Análise Epistemológica da Visão de Ciência dos Professores de Química e Física do Município do Rio de Janeiro
title_full Análise Epistemológica da Visão de Ciência dos Professores de Química e Física do Município do Rio de Janeiro
title_fullStr Análise Epistemológica da Visão de Ciência dos Professores de Química e Física do Município do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Análise Epistemológica da Visão de Ciência dos Professores de Química e Física do Município do Rio de Janeiro
title_sort Análise Epistemológica da Visão de Ciência dos Professores de Química e Física do Município do Rio de Janeiro
author Oliveira, Renato
author_facet Oliveira, Renato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Renato
description Discute, com base na epistemologia de Gaston Bachelard, as influências de determinadas correntes filosóficas na formação da visão de ciência dos professores de Química e Fisica, em atividade letiva no segundo grau, tomando como campo de estudo o município do Rio de Janeiro. A partir dos resultados obtidos em pesquisa realizada entre março e junho de 1990, analisa a situação do ensino secundário das referidas disciplinas, buscando apresentar alternativas para a superação do contexto adverso em que se insere a educação científica nos dias de hoje. Abstract Based on Gaston Bachelards epistemology, we discuss in this article the influence of certain philosophical currents in the formation of Scientific views of a group of highschool teachers of Chemistry and Physics presently Working in the city of Rio de Janeiro. From the results of a research conducted between March and June 1990, we have analyzed the teaching status of mentioned disciplines, aiming to suggest alternatives to overcome the highly adverse conditions in which the teaching of science in highschool is immerse today. Résumé Dans cet article nous avons traité — en suivant lepistemologie de Gaston bachelard — le role joué pai- les philosophies qui ont influencé Ia formation de là pensée scientifique des professeurs de Chimie et Physique qui enseignent à Rio de Janeiro. A partir des résultats d'une enquete realisé parmi Mars et Juin 1990, nous avons pu analyser là situation de 1'enseignement de Chimie et Physique au deuxième cycle, et proposer, à là suite, des alternatives pour changer le tableau négatif qui caracterise Léducation scientifique aujourd'hui. Resumen Este artículo discute — con base en là epistemologia de Gaston Bachelard — Ias influencias de algunas filosofias en là formación del pensamiento científico de los profesores de Química y Fisica que traba-jan en Rio de Janeiro. Partiendo de los resultados de una investigación realizada en el período de marzo ajunio de 1990, analizamos là situación de Ia ensenanza de Química y Física en là escuela de nível médio, proponiendo alternativas para cambiar el cuadro negativo que envuelve là educación científica hoy.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1068
10.24109/2176-6681.rbep.72i172.1281
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1068
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.72i172.1281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1068/807
10.24109/2176-6681.rbep.72i172.807
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 72 n. 172 (1991)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 72 Núm. 172 (1991)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 72 No 172 (1991)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.72i172
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951699873792000