O Instituto Insikiran da Universidade Federal de Roraima: trajetória das políticas para a educação superior indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga de Freitas, Marcos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3603
Resumo: Apresenta a trajetória das políticas para a educação superior em atenção aos povos e comunidades indígenas de Roraima no âmbito da Universidade Federal de Roraima (UFRR), mostrando de que forma se dá o acesso e como se realizam as atividades didático-pedagógicas dos cursos de Licenciatura Intercultural e Gestão Territorial Indígena. Destaca ainda as parcerias, a manutenção dos cursos específicos, o acompanhamento dos estudantes indígenas nos demais cursos de graduação da Universidade e, também, os novos desafios para a implementação de cursos de pós-graduação lato sensu e strictu sensu, visando atender às demandas de indígenas egressos das graduações que almejam a continuidade da formação e da capacitação em nível de pós-graduação.
id INEP-2_385a810cad247611cde60fa02fbb479a
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3603
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling O Instituto Insikiran da Universidade Federal de Roraima: trajetória das políticas para a educação superior indígenaApresenta a trajetória das políticas para a educação superior em atenção aos povos e comunidades indígenas de Roraima no âmbito da Universidade Federal de Roraima (UFRR), mostrando de que forma se dá o acesso e como se realizam as atividades didático-pedagógicas dos cursos de Licenciatura Intercultural e Gestão Territorial Indígena. Destaca ainda as parcerias, a manutenção dos cursos específicos, o acompanhamento dos estudantes indígenas nos demais cursos de graduação da Universidade e, também, os novos desafios para a implementação de cursos de pós-graduação lato sensu e strictu sensu, visando atender às demandas de indígenas egressos das graduações que almejam a continuidade da formação e da capacitação em nível de pós-graduação.INEP2012-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/360310.24109/2176-6681.rbep.92i232.669Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 92 n. 232 (2011)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 92 Núm. 232 (2011)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 92 No 232 (2011)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.92i232reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3603/333810.24109/2176-6681.rbep.92i232.3338Braga de Freitas, Marcosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:37:17Zoai:ojs3.inep:article/3603Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:37:17Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Instituto Insikiran da Universidade Federal de Roraima: trajetória das políticas para a educação superior indígena
title O Instituto Insikiran da Universidade Federal de Roraima: trajetória das políticas para a educação superior indígena
spellingShingle O Instituto Insikiran da Universidade Federal de Roraima: trajetória das políticas para a educação superior indígena
Braga de Freitas, Marcos
title_short O Instituto Insikiran da Universidade Federal de Roraima: trajetória das políticas para a educação superior indígena
title_full O Instituto Insikiran da Universidade Federal de Roraima: trajetória das políticas para a educação superior indígena
title_fullStr O Instituto Insikiran da Universidade Federal de Roraima: trajetória das políticas para a educação superior indígena
title_full_unstemmed O Instituto Insikiran da Universidade Federal de Roraima: trajetória das políticas para a educação superior indígena
title_sort O Instituto Insikiran da Universidade Federal de Roraima: trajetória das políticas para a educação superior indígena
author Braga de Freitas, Marcos
author_facet Braga de Freitas, Marcos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga de Freitas, Marcos
description Apresenta a trajetória das políticas para a educação superior em atenção aos povos e comunidades indígenas de Roraima no âmbito da Universidade Federal de Roraima (UFRR), mostrando de que forma se dá o acesso e como se realizam as atividades didático-pedagógicas dos cursos de Licenciatura Intercultural e Gestão Territorial Indígena. Destaca ainda as parcerias, a manutenção dos cursos específicos, o acompanhamento dos estudantes indígenas nos demais cursos de graduação da Universidade e, também, os novos desafios para a implementação de cursos de pós-graduação lato sensu e strictu sensu, visando atender às demandas de indígenas egressos das graduações que almejam a continuidade da formação e da capacitação em nível de pós-graduação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3603
10.24109/2176-6681.rbep.92i232.669
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3603
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.92i232.669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3603/3338
10.24109/2176-6681.rbep.92i232.3338
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 92 n. 232 (2011)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 92 Núm. 232 (2011)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 92 No 232 (2011)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.92i232
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951703178903552