A pedagogia do oprimido em tempos de industrialização da cultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3667 |
Resumo: | Objetiva discutir conceitos da Pedagogia do Oprimido, no contexto da consolidação da indústria cultural no Brasil. "Hospedagem do opressor ", "ser mais e ser menos", "opressores e oprimidos ", "cultura popular e adtura erudita " são conceitos que precisam ser reinvestigados. O estudo torna-se relevante, sobretudo pelo fato de que a padronização da produção simbólica bem como a universalização da lógica do equivalente intensificam os comportamentos dos indivíduos, que atenuam, de forma ilusória, suas debilidades, uma vez que se identificam como consumidores. Abstract This article aims at discussing some concepts of the Pedagogy of the Oppressed in the context of the consolidation of the Culture Industry in Brazil. "Lodging the oppressor ", "to be more and to be less", "oppressor and oppressed", "popular culture and erudite culture" — these are concepts to be reinvestigated. This study becomes particularly relevant with the fact that the standardization of the symbolic production, as well as the universalization of the logic of equivalence intensify the individual's behaviors and these in an illusory way attenuate their weaknesses as they identify themselves as consumers. Résumé L 'objectif de cet article est la discussion des concepts de la Pédagogie de l'Opprimé dans le contexte de la consolidation de l'Industrie Culturelle au Brésil. Ilfaut reflechir aux conceptions telles que: "auberge de l'oppresseur ", "êtreplus et être moins ", "oppresseurs et opprimés ", "culture populaire et culture cultivée ". L 'étude est importante surtout parce que la standartization de la production symbolique de même que l'universalization de la logique de l'équivalent ont fait accroître les comportements des individus que d'une façon illusoire réduisent leurs faiblesses parce qu 'ils deviennent des consommateurs. Resumen Este artículo discute los conceptos de Pedagogía del Oprimido nel contexto de la consolidación de la Indùstria Cultural. "Hospedaje del opresor", "ser más y ser menos", "opresores y oprimidos", "cultura popular y adtura erudita " son conceptos que precisan ser reinvestigados. Este estudio resulta relevante, sobre todo, por el hecho de que la padronización de la producción simbólica, asi como la universalización de la lógica del equivalente intensifican los comportamientos de los individuos, los cuales atenúan ilusoriamente sus debilidades cuando identificados como consumidores. |
id |
INEP-2_434c547b02af21074fd6a349c5683949 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3667 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A pedagogia do oprimido em tempos de industrialização da culturaObjetiva discutir conceitos da Pedagogia do Oprimido, no contexto da consolidação da indústria cultural no Brasil. "Hospedagem do opressor ", "ser mais e ser menos", "opressores e oprimidos ", "cultura popular e adtura erudita " são conceitos que precisam ser reinvestigados. O estudo torna-se relevante, sobretudo pelo fato de que a padronização da produção simbólica bem como a universalização da lógica do equivalente intensificam os comportamentos dos indivíduos, que atenuam, de forma ilusória, suas debilidades, uma vez que se identificam como consumidores. Abstract This article aims at discussing some concepts of the Pedagogy of the Oppressed in the context of the consolidation of the Culture Industry in Brazil. "Lodging the oppressor ", "to be more and to be less", "oppressor and oppressed", "popular culture and erudite culture" — these are concepts to be reinvestigated. This study becomes particularly relevant with the fact that the standardization of the symbolic production, as well as the universalization of the logic of equivalence intensify the individual's behaviors and these in an illusory way attenuate their weaknesses as they identify themselves as consumers. Résumé L 'objectif de cet article est la discussion des concepts de la Pédagogie de l'Opprimé dans le contexte de la consolidation de l'Industrie Culturelle au Brésil. Ilfaut reflechir aux conceptions telles que: "auberge de l'oppresseur ", "êtreplus et être moins ", "oppresseurs et opprimés ", "culture populaire et culture cultivée ". L 'étude est importante surtout parce que la standartization de la production symbolique de même que l'universalization de la logique de l'équivalent ont fait accroître les comportements des individus que d'une façon illusoire réduisent leurs faiblesses parce qu 'ils deviennent des consommateurs. Resumen Este artículo discute los conceptos de Pedagogía del Oprimido nel contexto de la consolidación de la Indùstria Cultural. "Hospedaje del opresor", "ser más y ser menos", "opresores y oprimidos", "cultura popular y adtura erudita " son conceptos que precisan ser reinvestigados. Este estudio resulta relevante, sobre todo, por el hecho de que la padronización de la producción simbólica, asi como la universalización de la lógica del equivalente intensifican los comportamientos de los individuos, los cuales atenúan ilusoriamente sus debilidades cuando identificados como consumidores.INEP1995-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/366710.24109/2176-6681.rbep.76i182/183.1117Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 76 n. 182/183 (1995)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 76 Núm. 182/183 (1995)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 76 No 182/183 (1995)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.76i182/183reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3667/340210.24109/2176-6681.rbep.76i182/183.3402Zuin, Antônioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T14:20:45Zoai:ojs3.inep:article/3667Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T14:20:45Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pedagogia do oprimido em tempos de industrialização da cultura |
title |
A pedagogia do oprimido em tempos de industrialização da cultura |
spellingShingle |
A pedagogia do oprimido em tempos de industrialização da cultura Zuin, Antônio |
title_short |
A pedagogia do oprimido em tempos de industrialização da cultura |
title_full |
A pedagogia do oprimido em tempos de industrialização da cultura |
title_fullStr |
A pedagogia do oprimido em tempos de industrialização da cultura |
title_full_unstemmed |
A pedagogia do oprimido em tempos de industrialização da cultura |
title_sort |
A pedagogia do oprimido em tempos de industrialização da cultura |
author |
Zuin, Antônio |
author_facet |
Zuin, Antônio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zuin, Antônio |
description |
Objetiva discutir conceitos da Pedagogia do Oprimido, no contexto da consolidação da indústria cultural no Brasil. "Hospedagem do opressor ", "ser mais e ser menos", "opressores e oprimidos ", "cultura popular e adtura erudita " são conceitos que precisam ser reinvestigados. O estudo torna-se relevante, sobretudo pelo fato de que a padronização da produção simbólica bem como a universalização da lógica do equivalente intensificam os comportamentos dos indivíduos, que atenuam, de forma ilusória, suas debilidades, uma vez que se identificam como consumidores. Abstract This article aims at discussing some concepts of the Pedagogy of the Oppressed in the context of the consolidation of the Culture Industry in Brazil. "Lodging the oppressor ", "to be more and to be less", "oppressor and oppressed", "popular culture and erudite culture" — these are concepts to be reinvestigated. This study becomes particularly relevant with the fact that the standardization of the symbolic production, as well as the universalization of the logic of equivalence intensify the individual's behaviors and these in an illusory way attenuate their weaknesses as they identify themselves as consumers. Résumé L 'objectif de cet article est la discussion des concepts de la Pédagogie de l'Opprimé dans le contexte de la consolidation de l'Industrie Culturelle au Brésil. Ilfaut reflechir aux conceptions telles que: "auberge de l'oppresseur ", "êtreplus et être moins ", "oppresseurs et opprimés ", "culture populaire et culture cultivée ". L 'étude est importante surtout parce que la standartization de la production symbolique de même que l'universalization de la logique de l'équivalent ont fait accroître les comportements des individus que d'une façon illusoire réduisent leurs faiblesses parce qu 'ils deviennent des consommateurs. Resumen Este artículo discute los conceptos de Pedagogía del Oprimido nel contexto de la consolidación de la Indùstria Cultural. "Hospedaje del opresor", "ser más y ser menos", "opresores y oprimidos", "cultura popular y adtura erudita " son conceptos que precisan ser reinvestigados. Este estudio resulta relevante, sobre todo, por el hecho de que la padronización de la producción simbólica, asi como la universalización de la lógica del equivalente intensifican los comportamientos de los individuos, los cuales atenúan ilusoriamente sus debilidades cuando identificados como consumidores. |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3667 10.24109/2176-6681.rbep.76i182/183.1117 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3667 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.76i182/183.1117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3667/3402 10.24109/2176-6681.rbep.76i182/183.3402 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 76 n. 182/183 (1995) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 76 Núm. 182/183 (1995) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 76 No 182/183 (1995) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.76i182/183 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951703501864960 |