Processo de construção de normas na escola e formação para a cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Maria
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Piovesan, Orene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1419
Resumo: Reflete sobre pesquisa-ação realizada em escola de ensino fundamental, com a finalidade de minimizar conflitos na escola, focalizando principalmente o processo de construção de normas, etapa final, que envolveu alunos, pais, professores, direção e funcionários da escola, e discute os resultados referentes às reuniões realizadas anteriormente com os professores. O material – gravação das reuniões, diário de campo e relato de observações – foi analisado com procedimentos interpretativos. Como resultado significativo, aponta a abertura de espaço para o diálogo, possibilitando que todos os segmentos da escola participassem do processo de construção de normas e garantindo liberdade a todos para assumir posicionamentos e defender idéias. Palavras-chave: diálogo; formação da cidadania; construção de normas. Abstract This paper discusses the results of an action-research experience, performed at an elementary school, aiming at the reduction of conflicts in the school. The main focus of the paper was the process of building and defining of the school rules, which involved students, parents, teachers, staff and the school administration. We also discuss results of the meetings held exclusively with the teachers before the beginning of this process. The research material records of meetings with the teachers, interviews, and field diary was analyzed using interpretative procedures. The most significant result of the process of building of rules is that it creates a space for dialogue among the different segments of the school, assuring to all the liberty to have an opinion and advocate their own ideas. Keywords: dialogue; citizenship education; construction of rules.
id INEP-2_4934faf4a6f45e39ce01f311590ce623
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1419
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Processo de construção de normas na escola e formação para a cidadaniaReflete sobre pesquisa-ação realizada em escola de ensino fundamental, com a finalidade de minimizar conflitos na escola, focalizando principalmente o processo de construção de normas, etapa final, que envolveu alunos, pais, professores, direção e funcionários da escola, e discute os resultados referentes às reuniões realizadas anteriormente com os professores. O material – gravação das reuniões, diário de campo e relato de observações – foi analisado com procedimentos interpretativos. Como resultado significativo, aponta a abertura de espaço para o diálogo, possibilitando que todos os segmentos da escola participassem do processo de construção de normas e garantindo liberdade a todos para assumir posicionamentos e defender idéias. Palavras-chave: diálogo; formação da cidadania; construção de normas. Abstract This paper discusses the results of an action-research experience, performed at an elementary school, aiming at the reduction of conflicts in the school. The main focus of the paper was the process of building and defining of the school rules, which involved students, parents, teachers, staff and the school administration. We also discuss results of the meetings held exclusively with the teachers before the beginning of this process. The research material records of meetings with the teachers, interviews, and field diary was analyzed using interpretative procedures. The most significant result of the process of building of rules is that it creates a space for dialogue among the different segments of the school, assuring to all the liberty to have an opinion and advocate their own ideas. Keywords: dialogue; citizenship education; construction of rules.INEP2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/141910.24109/2176-6681.rbep.87i216.795Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 87 n. 216 (2006)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 87 Núm. 216 (2006)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 87 No 216 (2006)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.87i216reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1419/115810.24109/2176-6681.rbep.87i216.1158Gonçalves, MariaPiovesan, Oreneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:13:14Zoai:ojs3.inep:article/1419Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:13:14Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de construção de normas na escola e formação para a cidadania
title Processo de construção de normas na escola e formação para a cidadania
spellingShingle Processo de construção de normas na escola e formação para a cidadania
Gonçalves, Maria
title_short Processo de construção de normas na escola e formação para a cidadania
title_full Processo de construção de normas na escola e formação para a cidadania
title_fullStr Processo de construção de normas na escola e formação para a cidadania
title_full_unstemmed Processo de construção de normas na escola e formação para a cidadania
title_sort Processo de construção de normas na escola e formação para a cidadania
author Gonçalves, Maria
author_facet Gonçalves, Maria
Piovesan, Orene
author_role author
author2 Piovesan, Orene
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Maria
Piovesan, Orene
description Reflete sobre pesquisa-ação realizada em escola de ensino fundamental, com a finalidade de minimizar conflitos na escola, focalizando principalmente o processo de construção de normas, etapa final, que envolveu alunos, pais, professores, direção e funcionários da escola, e discute os resultados referentes às reuniões realizadas anteriormente com os professores. O material – gravação das reuniões, diário de campo e relato de observações – foi analisado com procedimentos interpretativos. Como resultado significativo, aponta a abertura de espaço para o diálogo, possibilitando que todos os segmentos da escola participassem do processo de construção de normas e garantindo liberdade a todos para assumir posicionamentos e defender idéias. Palavras-chave: diálogo; formação da cidadania; construção de normas. Abstract This paper discusses the results of an action-research experience, performed at an elementary school, aiming at the reduction of conflicts in the school. The main focus of the paper was the process of building and defining of the school rules, which involved students, parents, teachers, staff and the school administration. We also discuss results of the meetings held exclusively with the teachers before the beginning of this process. The research material records of meetings with the teachers, interviews, and field diary was analyzed using interpretative procedures. The most significant result of the process of building of rules is that it creates a space for dialogue among the different segments of the school, assuring to all the liberty to have an opinion and advocate their own ideas. Keywords: dialogue; citizenship education; construction of rules.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1419
10.24109/2176-6681.rbep.87i216.795
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1419
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.87i216.795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1419/1158
10.24109/2176-6681.rbep.87i216.1158
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 87 n. 216 (2006)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 87 Núm. 216 (2006)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 87 No 216 (2006)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.87i216
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701152006144