O resgate da Escola Nova pelas reformas educacionais contemporâneas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1309 |
Resumo: | Nos anos 30, um expressivo movimento de educadores brasileiros discutiu e propôs novas idéias pedagógicas em oposição às práticas e conceitos predominantes nas escolas da época. Esse movimento foi chamado de Escola Nova. Este artigo visa rever alguns princípios da Escola Nova para indicar alguns aspectos de ruptura e continuidade daquele movimento que podem ser encontrados na reforma educacional dos anos 90 no Brasil. Ele foca quatro dimensões: a função socializadora da escola, centralidade do indivíduo e do processo de aprendizagem, escola como mecanismo equalizador das desigualdades sociais e a escola como o lugar de aprendizado da democracia. Palavras-chave: reforma educacional; política educacional; escola. Abstract In the thirties, an expressive movement of Brazilian educators discussed and proposed new pedagogic ideas in opposition of to traditional practices and concepts prevalent in schools in that period. This movement was called Escola Nova. This article aims to review some principles of Escola Nova in order to indicate some aspects of rupture and continuity of that movement that can be met in the educational reform of the nineties, in Brazil. It focuses upon four dimensions: the socialization function of the school, centrality of individual and the learning process, the school as a mechanism of equalisation of social inequalities and the school as the place of learning the democracy. Keywords: educational change; educational policy; school. |
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