Meninos e Meninas de Rua: o que Sabem e como pensam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ziebell, Clair
Data de Publicação: 1993
Outros Autores: Becker, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1164
Resumo: Busca esta investigação rastrear, num primeiro momento, o que sabem meninos e meninas de rua sobre família, educação-escola, riquezapobreza, saúde-doença, FEBEM, juizado, polícia, violência, saláriotrabalho, entre outros tópicos. Num segundo momento, busca investigar como pensam, isto é, sua capacidade organizadora desses saberes ou sua lógica. A análise doprimerio tópico revela expressões, sentimentos e comportamentos, como: aceitação, crítica, revolta, passividade, ironia, raiva, ódio, tristeza, afeto, desafeto, denúncia de perplexidade diante da realidade social. A análise do segundo, valendo-se de epistemologia genética piagetiana e da lógica formal, orienta-se pelas categorias: narrativa de ações, controle do tempo, fragmentos — totalidade, afirmação seguida de conjunção adversativa, o raciocínio hipotéticodedutivo, argumentação concatenada. Esta pesquisa procurou, pelas vias combinada da epistemologia genética piagetiana e da pedagogia freireana, delinear os pressupostos de um caminho capaz de recuperar o significado do processo de construção do conhecimento e da relação pedagógica fecunda, com vistas ao processo educacional escolar, em particular o de alfabetização, desses sujeitos. Abstract This research aims to investigate, first, what street children know )outfamily, education-school, wealth-poverty, health-disease, FEBEM Children care governmental institution), justice courts, police, violence, vage-work. Secondly, it aims to investigate how they think, that is, their rganization capacity on these knowledges or their logic. The analysis of the first topic reveals expressions, feelings and behaviors such as acceptation, criticism, indignation, passiveness, mockery, angriness, hate, sadness, affection, disaffection, denouncement ofperplexity on social realty. Using Jean Piaget 's Genetic Epistemology and formal logic, the analy-s of the second topic is guided by the categories: narration ofactions, me control, fragments — totality, assertion followed by an adversative onjunction, hypolhetical-deductive reasoning, concatenate argumentaon. Combining Piaget 's Genetic Epistemology and Paulo Freire s Pedaogics this research has tried to outline the assumptions for a pa th cambie to recover the meaning of the knowledge construction process on one hand, and of a rich pedagogical relationship, on the other, aiming the school educational process, specifically basic instruction for these subjects. Résumé Cette investigation veut chercher, dans un premier moment, ce que les enfants de rue pensent sur là famille, éducation-école, richessepauvreté, santé-maladie, FEBEM (institution gouvernementale daideà 'enfance), tribunauxpour enfants, police, violence, salaire-travail. Dans n deuxième moment, elle essaye de rechercher comme ils pensent, c 'est--dire, leur capacite d 'organisation de ces connaissances ou leur logique. 'analyse du premier thème revele des expressions, sentiments et omportements comme: acceptation, critique, revolte, passivité, ironie, age, haine, tristesse, affection, désaffection, dénonciation de perplexité devant là réalité sociale. L 'analyse du deuxième thème, employant de l 'Épistémologie Genétique de Piaget et de là logique formate, est orientée par les categories: narraíion des actions, controle du temps, fragments — totalité, qffirmotion suivie d 'une conjonction adversative, raisonnement hypothético-déductif argumentation enchainée. Cette recherche essaya, par les voies combinées de l 'épistémologie genétique de Piaget et de là pédagogie de Paulo Freire, de tracer les présuppositions d'un chemin capable de retrouver le signifié du procede de construction de là connaissance, d'un côté, et du rapport pédagogiquefécond, d'autre, pour le procede educational à l 'école, spècifiquement d'alphabètisation de ces sujets. Resumen Esta investigación trata, en un primer momento, de rastrear Io que saben los ninos callejeros sobre familia, educación-escuela, riquezapobreza, salud-enfermedad, FEBEM (Institución de atención al menor), juzgado de menores, policia, violência, sueldo-trabajo. En un segundo momento, busca investigar como ellos piensan, o sea, su capacidad de organización de esos saberes o su lógica. El análisis del primer tema revela expresiones, sentimientosy comportamientos de aceptación, crítica, sublevación, pasividad, ironia, ódio, tristeza, afecto, desafecto, denuncia de perp lex idadante là realidad social. El análisis del segundo, valiéndose de Ia Epistemologia Genética de Piaget y de là lógica formal, se orienta a través de Ias categorias: narrativa de acciones, control del tiempo, fragmentos — totalidad, afirmación seguida de conjunción adversativa, razonamiento hipotético-deductivo, argumentación concatenada. Esta investigación busco, por Ias vias combinadas de là Epistemologia Genética de Piaget y là Pedagogia de Paulo Freire, delinear los presupuestos de un camino capaz de recuperar el significado del proceso de construcción del conocimiento, por un lado, y de là relación pedagógica fecunda, por otro, para un proceso educacional escolar, especificamente de alfabetización de esos sujetos.
id INEP-2_4cc479a2797f710e700e1008493df36b
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1164
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Meninos e Meninas de Rua: o que Sabem e como pensamBusca esta investigação rastrear, num primeiro momento, o que sabem meninos e meninas de rua sobre família, educação-escola, riquezapobreza, saúde-doença, FEBEM, juizado, polícia, violência, saláriotrabalho, entre outros tópicos. Num segundo momento, busca investigar como pensam, isto é, sua capacidade organizadora desses saberes ou sua lógica. A análise doprimerio tópico revela expressões, sentimentos e comportamentos, como: aceitação, crítica, revolta, passividade, ironia, raiva, ódio, tristeza, afeto, desafeto, denúncia de perplexidade diante da realidade social. A análise do segundo, valendo-se de epistemologia genética piagetiana e da lógica formal, orienta-se pelas categorias: narrativa de ações, controle do tempo, fragmentos — totalidade, afirmação seguida de conjunção adversativa, o raciocínio hipotéticodedutivo, argumentação concatenada. Esta pesquisa procurou, pelas vias combinada da epistemologia genética piagetiana e da pedagogia freireana, delinear os pressupostos de um caminho capaz de recuperar o significado do processo de construção do conhecimento e da relação pedagógica fecunda, com vistas ao processo educacional escolar, em particular o de alfabetização, desses sujeitos. Abstract This research aims to investigate, first, what street children know )outfamily, education-school, wealth-poverty, health-disease, FEBEM Children care governmental institution), justice courts, police, violence, vage-work. Secondly, it aims to investigate how they think, that is, their rganization capacity on these knowledges or their logic. The analysis of the first topic reveals expressions, feelings and behaviors such as acceptation, criticism, indignation, passiveness, mockery, angriness, hate, sadness, affection, disaffection, denouncement ofperplexity on social realty. Using Jean Piaget 's Genetic Epistemology and formal logic, the analy-s of the second topic is guided by the categories: narration ofactions, me control, fragments — totality, assertion followed by an adversative onjunction, hypolhetical-deductive reasoning, concatenate argumentaon. Combining Piaget 's Genetic Epistemology and Paulo Freire s Pedaogics this research has tried to outline the assumptions for a pa th cambie to recover the meaning of the knowledge construction process on one hand, and of a rich pedagogical relationship, on the other, aiming the school educational process, specifically basic instruction for these subjects. Résumé Cette investigation veut chercher, dans un premier moment, ce que les enfants de rue pensent sur là famille, éducation-école, richessepauvreté, santé-maladie, FEBEM (institution gouvernementale daideà 'enfance), tribunauxpour enfants, police, violence, salaire-travail. Dans n deuxième moment, elle essaye de rechercher comme ils pensent, c 'est--dire, leur capacite d 'organisation de ces connaissances ou leur logique. 'analyse du premier thème revele des expressions, sentiments et omportements comme: acceptation, critique, revolte, passivité, ironie, age, haine, tristesse, affection, désaffection, dénonciation de perplexité devant là réalité sociale. L 'analyse du deuxième thème, employant de l 'Épistémologie Genétique de Piaget et de là logique formate, est orientée par les categories: narraíion des actions, controle du temps, fragments — totalité, qffirmotion suivie d 'une conjonction adversative, raisonnement hypothético-déductif argumentation enchainée. Cette recherche essaya, par les voies combinées de l 'épistémologie genétique de Piaget et de là pédagogie de Paulo Freire, de tracer les présuppositions d'un chemin capable de retrouver le signifié du procede de construction de là connaissance, d'un côté, et du rapport pédagogiquefécond, d'autre, pour le procede educational à l 'école, spècifiquement d'alphabètisation de ces sujets. Resumen Esta investigación trata, en un primer momento, de rastrear Io que saben los ninos callejeros sobre familia, educación-escuela, riquezapobreza, salud-enfermedad, FEBEM (Institución de atención al menor), juzgado de menores, policia, violência, sueldo-trabajo. En un segundo momento, busca investigar como ellos piensan, o sea, su capacidad de organización de esos saberes o su lógica. El análisis del primer tema revela expresiones, sentimientosy comportamientos de aceptación, crítica, sublevación, pasividad, ironia, ódio, tristeza, afecto, desafecto, denuncia de perp lex idadante là realidad social. El análisis del segundo, valiéndose de Ia Epistemologia Genética de Piaget y de là lógica formal, se orienta a través de Ias categorias: narrativa de acciones, control del tiempo, fragmentos — totalidad, afirmación seguida de conjunción adversativa, razonamiento hipotético-deductivo, argumentación concatenada. Esta investigación busco, por Ias vias combinadas de là Epistemologia Genética de Piaget y là Pedagogia de Paulo Freire, delinear los presupuestos de un camino capaz de recuperar el significado del proceso de construcción del conocimiento, por un lado, y de là relación pedagógica fecunda, por otro, para un proceso educacional escolar, especificamente de alfabetización de esos sujetos.INEP1993-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/116410.24109/2176-6681.rbep.74i178.1182Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 74 n. 178 (1993)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 74 Núm. 178 (1993)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 74 No 178 (1993)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.74i178reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1164/90310.24109/2176-6681.rbep.74i178.903Ziebell, ClairBecker, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T14:26:16Zoai:ojs3.inep:article/1164Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T14:26:16Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Meninos e Meninas de Rua: o que Sabem e como pensam
title Meninos e Meninas de Rua: o que Sabem e como pensam
spellingShingle Meninos e Meninas de Rua: o que Sabem e como pensam
Ziebell, Clair
title_short Meninos e Meninas de Rua: o que Sabem e como pensam
title_full Meninos e Meninas de Rua: o que Sabem e como pensam
title_fullStr Meninos e Meninas de Rua: o que Sabem e como pensam
title_full_unstemmed Meninos e Meninas de Rua: o que Sabem e como pensam
title_sort Meninos e Meninas de Rua: o que Sabem e como pensam
author Ziebell, Clair
author_facet Ziebell, Clair
Becker, Fernando
author_role author
author2 Becker, Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ziebell, Clair
Becker, Fernando
description Busca esta investigação rastrear, num primeiro momento, o que sabem meninos e meninas de rua sobre família, educação-escola, riquezapobreza, saúde-doença, FEBEM, juizado, polícia, violência, saláriotrabalho, entre outros tópicos. Num segundo momento, busca investigar como pensam, isto é, sua capacidade organizadora desses saberes ou sua lógica. A análise doprimerio tópico revela expressões, sentimentos e comportamentos, como: aceitação, crítica, revolta, passividade, ironia, raiva, ódio, tristeza, afeto, desafeto, denúncia de perplexidade diante da realidade social. A análise do segundo, valendo-se de epistemologia genética piagetiana e da lógica formal, orienta-se pelas categorias: narrativa de ações, controle do tempo, fragmentos — totalidade, afirmação seguida de conjunção adversativa, o raciocínio hipotéticodedutivo, argumentação concatenada. Esta pesquisa procurou, pelas vias combinada da epistemologia genética piagetiana e da pedagogia freireana, delinear os pressupostos de um caminho capaz de recuperar o significado do processo de construção do conhecimento e da relação pedagógica fecunda, com vistas ao processo educacional escolar, em particular o de alfabetização, desses sujeitos. Abstract This research aims to investigate, first, what street children know )outfamily, education-school, wealth-poverty, health-disease, FEBEM Children care governmental institution), justice courts, police, violence, vage-work. Secondly, it aims to investigate how they think, that is, their rganization capacity on these knowledges or their logic. The analysis of the first topic reveals expressions, feelings and behaviors such as acceptation, criticism, indignation, passiveness, mockery, angriness, hate, sadness, affection, disaffection, denouncement ofperplexity on social realty. Using Jean Piaget 's Genetic Epistemology and formal logic, the analy-s of the second topic is guided by the categories: narration ofactions, me control, fragments — totality, assertion followed by an adversative onjunction, hypolhetical-deductive reasoning, concatenate argumentaon. Combining Piaget 's Genetic Epistemology and Paulo Freire s Pedaogics this research has tried to outline the assumptions for a pa th cambie to recover the meaning of the knowledge construction process on one hand, and of a rich pedagogical relationship, on the other, aiming the school educational process, specifically basic instruction for these subjects. Résumé Cette investigation veut chercher, dans un premier moment, ce que les enfants de rue pensent sur là famille, éducation-école, richessepauvreté, santé-maladie, FEBEM (institution gouvernementale daideà 'enfance), tribunauxpour enfants, police, violence, salaire-travail. Dans n deuxième moment, elle essaye de rechercher comme ils pensent, c 'est--dire, leur capacite d 'organisation de ces connaissances ou leur logique. 'analyse du premier thème revele des expressions, sentiments et omportements comme: acceptation, critique, revolte, passivité, ironie, age, haine, tristesse, affection, désaffection, dénonciation de perplexité devant là réalité sociale. L 'analyse du deuxième thème, employant de l 'Épistémologie Genétique de Piaget et de là logique formate, est orientée par les categories: narraíion des actions, controle du temps, fragments — totalité, qffirmotion suivie d 'une conjonction adversative, raisonnement hypothético-déductif argumentation enchainée. Cette recherche essaya, par les voies combinées de l 'épistémologie genétique de Piaget et de là pédagogie de Paulo Freire, de tracer les présuppositions d'un chemin capable de retrouver le signifié du procede de construction de là connaissance, d'un côté, et du rapport pédagogiquefécond, d'autre, pour le procede educational à l 'école, spècifiquement d'alphabètisation de ces sujets. Resumen Esta investigación trata, en un primer momento, de rastrear Io que saben los ninos callejeros sobre familia, educación-escuela, riquezapobreza, salud-enfermedad, FEBEM (Institución de atención al menor), juzgado de menores, policia, violência, sueldo-trabajo. En un segundo momento, busca investigar como ellos piensan, o sea, su capacidad de organización de esos saberes o su lógica. El análisis del primer tema revela expresiones, sentimientosy comportamientos de aceptación, crítica, sublevación, pasividad, ironia, ódio, tristeza, afecto, desafecto, denuncia de perp lex idadante là realidad social. El análisis del segundo, valiéndose de Ia Epistemologia Genética de Piaget y de là lógica formal, se orienta a través de Ias categorias: narrativa de acciones, control del tiempo, fragmentos — totalidad, afirmación seguida de conjunción adversativa, razonamiento hipotético-deductivo, argumentación concatenada. Esta investigación busco, por Ias vias combinadas de là Epistemologia Genética de Piaget y là Pedagogia de Paulo Freire, delinear los presupuestos de un camino capaz de recuperar el significado del proceso de construcción del conocimiento, por un lado, y de là relación pedagógica fecunda, por otro, para un proceso educacional escolar, especificamente de alfabetización de esos sujetos.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1164
10.24109/2176-6681.rbep.74i178.1182
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1164
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.74i178.1182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1164/903
10.24109/2176-6681.rbep.74i178.903
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 74 n. 178 (1993)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 74 Núm. 178 (1993)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 74 No 178 (1993)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.74i178
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951700268056576