Um programa de formação de professores: o caso da Universidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pipitone, Maria Angélica
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Zuffi, Edna, Prestes Padilha Rivas, Noeli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2839
Resumo: Este trabalho relata o percurso, da definição à implantação, a partir de 2004, do Programa de Formação de Professores da Universidade de São Paulo-USP. Toma como recurso de análise, a trajetória de implantação do referido Programa no interior de duas unidades dessa universidade, a partir do estudo das diretrizes oficiais para a formação de professores e dos aspectos teórico-metodológicos que permeiam estas normas legais. O processo, aqui trazido, aponta desafios de toda ordem, como, por exemplo, o desenvolvimento dos conceitos de estágio supervisionado, de prática como componente curricular e de atividades acadêmico-científico-culturais, além das dificuldades inerentes à construção de uma nova identidade docente, no interior dos cursos de licenciatura e na própria Universidade.
id INEP-2_4ee1b894cd238455671049fdbda617e8
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/2839
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Um programa de formação de professores: o caso da Universidade de São PauloEste trabalho relata o percurso, da definição à implantação, a partir de 2004, do Programa de Formação de Professores da Universidade de São Paulo-USP. Toma como recurso de análise, a trajetória de implantação do referido Programa no interior de duas unidades dessa universidade, a partir do estudo das diretrizes oficiais para a formação de professores e dos aspectos teórico-metodológicos que permeiam estas normas legais. O processo, aqui trazido, aponta desafios de toda ordem, como, por exemplo, o desenvolvimento dos conceitos de estágio supervisionado, de prática como componente curricular e de atividades acadêmico-científico-culturais, além das dificuldades inerentes à construção de uma nova identidade docente, no interior dos cursos de licenciatura e na própria Universidade.INEP2010-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/283910.24109/2176-6681.rbep.91i227.607Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 91 n. 227 (2010)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 91 Núm. 227 (2010)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 91 No 227 (2010)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.91i227reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2839/257410.24109/2176-6681.rbep.91i227.2574Pipitone, Maria AngélicaZuffi, EdnaPrestes Padilha Rivas, Noeliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:51:36Zoai:ojs3.inep:article/2839Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:51:36Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um programa de formação de professores: o caso da Universidade de São Paulo
title Um programa de formação de professores: o caso da Universidade de São Paulo
spellingShingle Um programa de formação de professores: o caso da Universidade de São Paulo
Pipitone, Maria Angélica
title_short Um programa de formação de professores: o caso da Universidade de São Paulo
title_full Um programa de formação de professores: o caso da Universidade de São Paulo
title_fullStr Um programa de formação de professores: o caso da Universidade de São Paulo
title_full_unstemmed Um programa de formação de professores: o caso da Universidade de São Paulo
title_sort Um programa de formação de professores: o caso da Universidade de São Paulo
author Pipitone, Maria Angélica
author_facet Pipitone, Maria Angélica
Zuffi, Edna
Prestes Padilha Rivas, Noeli
author_role author
author2 Zuffi, Edna
Prestes Padilha Rivas, Noeli
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pipitone, Maria Angélica
Zuffi, Edna
Prestes Padilha Rivas, Noeli
description Este trabalho relata o percurso, da definição à implantação, a partir de 2004, do Programa de Formação de Professores da Universidade de São Paulo-USP. Toma como recurso de análise, a trajetória de implantação do referido Programa no interior de duas unidades dessa universidade, a partir do estudo das diretrizes oficiais para a formação de professores e dos aspectos teórico-metodológicos que permeiam estas normas legais. O processo, aqui trazido, aponta desafios de toda ordem, como, por exemplo, o desenvolvimento dos conceitos de estágio supervisionado, de prática como componente curricular e de atividades acadêmico-científico-culturais, além das dificuldades inerentes à construção de uma nova identidade docente, no interior dos cursos de licenciatura e na própria Universidade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2839
10.24109/2176-6681.rbep.91i227.607
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2839
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.91i227.607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2839/2574
10.24109/2176-6681.rbep.91i227.2574
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 91 n. 227 (2010)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 91 Núm. 227 (2010)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 91 No 227 (2010)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.91i227
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701883912192