A formação humana no horizonte da integralidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2792 |
Resumo: | Apresenta o tema, o percurso desenvolvido e os resultados de uma pesquisa recentemente concluída. O tema da investigação foram os processos de formação integral do sujeito. Embora os vários paradigmas docentes surgidos no século 20, com orientações teóricas e ideológicas alternativas ao modelo tradicional, defendam ou ao menos sugiram uma educação integral, a estruturação metodológica desta formação tem se mostrado difícil, na teoria e na prática. Será tal dificuldade inerente à prática educativa? Será sempre necessário que uma prática privilegie uma dimensão na formação das crianças (cognitiva, afetiva ou social) em prejuízo das demais? Este é o problema central desta investigação, desenvolvida com os conceitos e reflexões da pedagogia humanista, especialmente o pensamento de Rousseau, Dewey e Rogers. Palavras-chave: prática educativa; subjetividade; formação integral; educação democrática; pedagogia humanista. Abstract This article shows the subject, the methodology and the outcomes of a research recently concluded. The subject of this research was the whole process of education of the person. Although the several teaching theoretical models of the XX century support the whole education, the methodological structure of this education is hard, in the theory and in practice. Is this hardness inherent to the educational practice? Is there need that the practice emphasizes one dimension in the child's education? This is the main subject of this research that was developed with the concepts of the humanist pedagogy, specially the thought of Rousseau, Dewey and Rogers. Keywords: educational practice; subjectivity; whole education; democratic education; humanist pedagogy. |
id |
INEP-2_50355ec26cb116c12786353181f17a54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/2792 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação humana no horizonte da integralidadeApresenta o tema, o percurso desenvolvido e os resultados de uma pesquisa recentemente concluída. O tema da investigação foram os processos de formação integral do sujeito. Embora os vários paradigmas docentes surgidos no século 20, com orientações teóricas e ideológicas alternativas ao modelo tradicional, defendam ou ao menos sugiram uma educação integral, a estruturação metodológica desta formação tem se mostrado difícil, na teoria e na prática. Será tal dificuldade inerente à prática educativa? Será sempre necessário que uma prática privilegie uma dimensão na formação das crianças (cognitiva, afetiva ou social) em prejuízo das demais? Este é o problema central desta investigação, desenvolvida com os conceitos e reflexões da pedagogia humanista, especialmente o pensamento de Rousseau, Dewey e Rogers. Palavras-chave: prática educativa; subjetividade; formação integral; educação democrática; pedagogia humanista. Abstract This article shows the subject, the methodology and the outcomes of a research recently concluded. The subject of this research was the whole process of education of the person. Although the several teaching theoretical models of the XX century support the whole education, the methodological structure of this education is hard, in the theory and in practice. Is this hardness inherent to the educational practice? Is there need that the practice emphasizes one dimension in the child's education? This is the main subject of this research that was developed with the concepts of the humanist pedagogy, specially the thought of Rousseau, Dewey and Rogers. Keywords: educational practice; subjectivity; whole education; democratic education; humanist pedagogy.INEP2006-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/279210.24109/2176-6681.rbep.87i215.820Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 87 n. 215 (2006)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 87 Núm. 215 (2006)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 87 No 215 (2006)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.87i215reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2792/252710.24109/2176-6681.rbep.87i215.2527Mogilka, Maurícioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:24:09Zoai:ojs3.inep:article/2792Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:24:09Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação humana no horizonte da integralidade |
title |
A formação humana no horizonte da integralidade |
spellingShingle |
A formação humana no horizonte da integralidade Mogilka, Maurício |
title_short |
A formação humana no horizonte da integralidade |
title_full |
A formação humana no horizonte da integralidade |
title_fullStr |
A formação humana no horizonte da integralidade |
title_full_unstemmed |
A formação humana no horizonte da integralidade |
title_sort |
A formação humana no horizonte da integralidade |
author |
Mogilka, Maurício |
author_facet |
Mogilka, Maurício |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mogilka, Maurício |
description |
Apresenta o tema, o percurso desenvolvido e os resultados de uma pesquisa recentemente concluída. O tema da investigação foram os processos de formação integral do sujeito. Embora os vários paradigmas docentes surgidos no século 20, com orientações teóricas e ideológicas alternativas ao modelo tradicional, defendam ou ao menos sugiram uma educação integral, a estruturação metodológica desta formação tem se mostrado difícil, na teoria e na prática. Será tal dificuldade inerente à prática educativa? Será sempre necessário que uma prática privilegie uma dimensão na formação das crianças (cognitiva, afetiva ou social) em prejuízo das demais? Este é o problema central desta investigação, desenvolvida com os conceitos e reflexões da pedagogia humanista, especialmente o pensamento de Rousseau, Dewey e Rogers. Palavras-chave: prática educativa; subjetividade; formação integral; educação democrática; pedagogia humanista. Abstract This article shows the subject, the methodology and the outcomes of a research recently concluded. The subject of this research was the whole process of education of the person. Although the several teaching theoretical models of the XX century support the whole education, the methodological structure of this education is hard, in the theory and in practice. Is this hardness inherent to the educational practice? Is there need that the practice emphasizes one dimension in the child's education? This is the main subject of this research that was developed with the concepts of the humanist pedagogy, specially the thought of Rousseau, Dewey and Rogers. Keywords: educational practice; subjectivity; whole education; democratic education; humanist pedagogy. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2792 10.24109/2176-6681.rbep.87i215.820 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2792 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.87i215.820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2792/2527 10.24109/2176-6681.rbep.87i215.2527 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 87 n. 215 (2006) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 87 Núm. 215 (2006) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 87 No 215 (2006) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.87i215 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951701861892096 |