A formação humana no horizonte da integralidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mogilka, Maurício
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2792
Resumo: Apresenta o tema, o percurso desenvolvido e os resultados de uma pesquisa recentemente concluída. O tema da investigação foram os processos de formação integral do sujeito. Embora os vários paradigmas docentes surgidos no século 20, com orientações teóricas e ideológicas alternativas ao modelo tradicional, defendam ou ao menos sugiram uma educação integral, a estruturação metodológica desta formação tem se mostrado difícil, na teoria e na prática. Será tal dificuldade inerente à prática educativa? Será sempre necessário que uma prática privilegie uma dimensão na formação das crianças (cognitiva, afetiva ou social) em prejuízo das demais? Este é o problema central desta investigação, desenvolvida com os conceitos e reflexões da pedagogia humanista, especialmente o pensamento de Rousseau, Dewey e Rogers. Palavras-chave: prática educativa; subjetividade; formação integral; educação democrática; pedagogia humanista. Abstract This article shows the subject, the methodology and the outcomes of a research recently concluded. The subject of this research was the whole process of education of the person. Although the several teaching theoretical models of the XX century support the whole education, the methodological structure of this education is hard, in the theory and in practice. Is this hardness inherent to the educational practice? Is there need that the practice emphasizes one dimension in the child's education? This is the main subject of this research that was developed with the concepts of the humanist pedagogy, specially the thought of Rousseau, Dewey and Rogers. Keywords: educational practice; subjectivity; whole education; democratic education; humanist pedagogy.
id INEP-2_50355ec26cb116c12786353181f17a54
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/2792
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling A formação humana no horizonte da integralidadeApresenta o tema, o percurso desenvolvido e os resultados de uma pesquisa recentemente concluída. O tema da investigação foram os processos de formação integral do sujeito. Embora os vários paradigmas docentes surgidos no século 20, com orientações teóricas e ideológicas alternativas ao modelo tradicional, defendam ou ao menos sugiram uma educação integral, a estruturação metodológica desta formação tem se mostrado difícil, na teoria e na prática. Será tal dificuldade inerente à prática educativa? Será sempre necessário que uma prática privilegie uma dimensão na formação das crianças (cognitiva, afetiva ou social) em prejuízo das demais? Este é o problema central desta investigação, desenvolvida com os conceitos e reflexões da pedagogia humanista, especialmente o pensamento de Rousseau, Dewey e Rogers. Palavras-chave: prática educativa; subjetividade; formação integral; educação democrática; pedagogia humanista. Abstract This article shows the subject, the methodology and the outcomes of a research recently concluded. The subject of this research was the whole process of education of the person. Although the several teaching theoretical models of the XX century support the whole education, the methodological structure of this education is hard, in the theory and in practice. Is this hardness inherent to the educational practice? Is there need that the practice emphasizes one dimension in the child's education? This is the main subject of this research that was developed with the concepts of the humanist pedagogy, specially the thought of Rousseau, Dewey and Rogers. Keywords: educational practice; subjectivity; whole education; democratic education; humanist pedagogy.INEP2006-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/279210.24109/2176-6681.rbep.87i215.820Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 87 n. 215 (2006)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 87 Núm. 215 (2006)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 87 No 215 (2006)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.87i215reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2792/252710.24109/2176-6681.rbep.87i215.2527Mogilka, Maurícioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:24:09Zoai:ojs3.inep:article/2792Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:24:09Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação humana no horizonte da integralidade
title A formação humana no horizonte da integralidade
spellingShingle A formação humana no horizonte da integralidade
Mogilka, Maurício
title_short A formação humana no horizonte da integralidade
title_full A formação humana no horizonte da integralidade
title_fullStr A formação humana no horizonte da integralidade
title_full_unstemmed A formação humana no horizonte da integralidade
title_sort A formação humana no horizonte da integralidade
author Mogilka, Maurício
author_facet Mogilka, Maurício
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mogilka, Maurício
description Apresenta o tema, o percurso desenvolvido e os resultados de uma pesquisa recentemente concluída. O tema da investigação foram os processos de formação integral do sujeito. Embora os vários paradigmas docentes surgidos no século 20, com orientações teóricas e ideológicas alternativas ao modelo tradicional, defendam ou ao menos sugiram uma educação integral, a estruturação metodológica desta formação tem se mostrado difícil, na teoria e na prática. Será tal dificuldade inerente à prática educativa? Será sempre necessário que uma prática privilegie uma dimensão na formação das crianças (cognitiva, afetiva ou social) em prejuízo das demais? Este é o problema central desta investigação, desenvolvida com os conceitos e reflexões da pedagogia humanista, especialmente o pensamento de Rousseau, Dewey e Rogers. Palavras-chave: prática educativa; subjetividade; formação integral; educação democrática; pedagogia humanista. Abstract This article shows the subject, the methodology and the outcomes of a research recently concluded. The subject of this research was the whole process of education of the person. Although the several teaching theoretical models of the XX century support the whole education, the methodological structure of this education is hard, in the theory and in practice. Is this hardness inherent to the educational practice? Is there need that the practice emphasizes one dimension in the child's education? This is the main subject of this research that was developed with the concepts of the humanist pedagogy, specially the thought of Rousseau, Dewey and Rogers. Keywords: educational practice; subjectivity; whole education; democratic education; humanist pedagogy.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2792
10.24109/2176-6681.rbep.87i215.820
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2792
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.87i215.820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2792/2527
10.24109/2176-6681.rbep.87i215.2527
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 87 n. 215 (2006)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 87 Núm. 215 (2006)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 87 No 215 (2006)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.87i215
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701861892096