Os Ambientes de Aprendizagem possibilitando transformações no ensinar e no aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gautério, Vanda Leci
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rodrigues, Sheyla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3524
Resumo: Estudo sobre como se ensina e se aprende, a partir do olhar dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental, em uma escola da rede pública que articula seu fazer pedagógico em Ambientes de Aprendizagem. Relatos escritos foram coletados no decorrer das atividades e analisados utilizando-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) como metodologia. Os discursos evidenciam mudanças no ensinar e no aprender, em decorrência da transformação das salas de aula convencionais em Ambientes de Aprendizagem, mostram ainda que os estudantes percebem as aulas mais dinâmicas, pois agora têm liberdade para levantar, dialogar com os colegas e usar o material didático disponível, e destacam que a ação docente está mais acolhedora e que os alunos acreditam em uma grande mudança na educação.
id INEP-2_58651c19e490ea4f3ba34bb5d390873a
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3524
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Os Ambientes de Aprendizagem possibilitando transformações no ensinar e no aprenderEstudo sobre como se ensina e se aprende, a partir do olhar dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental, em uma escola da rede pública que articula seu fazer pedagógico em Ambientes de Aprendizagem. Relatos escritos foram coletados no decorrer das atividades e analisados utilizando-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) como metodologia. Os discursos evidenciam mudanças no ensinar e no aprender, em decorrência da transformação das salas de aula convencionais em Ambientes de Aprendizagem, mostram ainda que os estudantes percebem as aulas mais dinâmicas, pois agora têm liberdade para levantar, dialogar com os colegas e usar o material didático disponível, e destacam que a ação docente está mais acolhedora e que os alunos acreditam em uma grande mudança na educação.INEP2013-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/352410.24109/2176-6681.rbep.94i237.380Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 94 n. 237 (2013)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 94 Núm. 237 (2013)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 94 No 237 (2013)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.94i237reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3524/325910.24109/2176-6681.rbep.94i237.3259Gautério, Vanda LeciRodrigues, Sheylainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:30:54Zoai:ojs3.inep:article/3524Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:30:54Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Ambientes de Aprendizagem possibilitando transformações no ensinar e no aprender
title Os Ambientes de Aprendizagem possibilitando transformações no ensinar e no aprender
spellingShingle Os Ambientes de Aprendizagem possibilitando transformações no ensinar e no aprender
Gautério, Vanda Leci
title_short Os Ambientes de Aprendizagem possibilitando transformações no ensinar e no aprender
title_full Os Ambientes de Aprendizagem possibilitando transformações no ensinar e no aprender
title_fullStr Os Ambientes de Aprendizagem possibilitando transformações no ensinar e no aprender
title_full_unstemmed Os Ambientes de Aprendizagem possibilitando transformações no ensinar e no aprender
title_sort Os Ambientes de Aprendizagem possibilitando transformações no ensinar e no aprender
author Gautério, Vanda Leci
author_facet Gautério, Vanda Leci
Rodrigues, Sheyla
author_role author
author2 Rodrigues, Sheyla
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gautério, Vanda Leci
Rodrigues, Sheyla
description Estudo sobre como se ensina e se aprende, a partir do olhar dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental, em uma escola da rede pública que articula seu fazer pedagógico em Ambientes de Aprendizagem. Relatos escritos foram coletados no decorrer das atividades e analisados utilizando-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) como metodologia. Os discursos evidenciam mudanças no ensinar e no aprender, em decorrência da transformação das salas de aula convencionais em Ambientes de Aprendizagem, mostram ainda que os estudantes percebem as aulas mais dinâmicas, pois agora têm liberdade para levantar, dialogar com os colegas e usar o material didático disponível, e destacam que a ação docente está mais acolhedora e que os alunos acreditam em uma grande mudança na educação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3524
10.24109/2176-6681.rbep.94i237.380
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3524
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.94i237.380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3524/3259
10.24109/2176-6681.rbep.94i237.3259
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 94 n. 237 (2013)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 94 Núm. 237 (2013)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 94 No 237 (2013)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.94i237
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951703082434560