Re-significando a profissão docente: o imaginário de formandos de cursos de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Maria
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Cuyabano, Emília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1389
Resumo: Apresenta resultados de pesquisa sobre a construção da profissionalidade em formandos de cursos de Pedagogia. Tendo como suportes teóricos a Antropologia do Imaginário, de Gilbert Durand, e os estudos culturais sobre a formação docente, seu objetivo é compreender como os formandos ressignificam, no imaginário, o ideário da profissão. Constatou-se que os discursos expressavam tanto a racionalidade e a intencionalidade político-ideológica dos textos pedagógicos como um reencantamento mítico da profissão quanto a emergência de uma "pedagogia da sensibilidade", sustentada pela rede simbólica, a partir da qual construíam sua profissionalidade. A pesquisa mostrou que o conhecimento do imaginário pedagógico dos formandos pode encaminhar novas possibilidades de tratamento da formação docente, que considere suas motivações profundas. Palavras-chave: formação docente; profissionalidade; curso de Pedagogia. Abstract This article presents the results about the construction of professionality in Pedagogy graduates. Having as theoretical support the Anthropology of Imaginary by Gilbert Durand and the cultural studies about teachers training, the objective was to understand how graduates remean, in their imaginary, the idea of the profession itself. The research verified that the speeches expressed the rationality and the proper politic-ideological intentionality of pedagogical texts as a mythic reenchantment of the profession and the emergency of a "pedagogy of sensibility", supported by the symbolic net, from which they constructed their professionality. The research showed that the knowledge of pedagogical imaginary of graduates can lead us to new possibilities concerning teachers training, which considers their deep motivations. Keywords: teachers training; professionality; Pedagogy course.
id INEP-2_59514c42302cfdae317c4807882261e6
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1389
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Re-significando a profissão docente: o imaginário de formandos de cursos de PedagogiaApresenta resultados de pesquisa sobre a construção da profissionalidade em formandos de cursos de Pedagogia. Tendo como suportes teóricos a Antropologia do Imaginário, de Gilbert Durand, e os estudos culturais sobre a formação docente, seu objetivo é compreender como os formandos ressignificam, no imaginário, o ideário da profissão. Constatou-se que os discursos expressavam tanto a racionalidade e a intencionalidade político-ideológica dos textos pedagógicos como um reencantamento mítico da profissão quanto a emergência de uma "pedagogia da sensibilidade", sustentada pela rede simbólica, a partir da qual construíam sua profissionalidade. A pesquisa mostrou que o conhecimento do imaginário pedagógico dos formandos pode encaminhar novas possibilidades de tratamento da formação docente, que considere suas motivações profundas. Palavras-chave: formação docente; profissionalidade; curso de Pedagogia. Abstract This article presents the results about the construction of professionality in Pedagogy graduates. Having as theoretical support the Anthropology of Imaginary by Gilbert Durand and the cultural studies about teachers training, the objective was to understand how graduates remean, in their imaginary, the idea of the profession itself. The research verified that the speeches expressed the rationality and the proper politic-ideological intentionality of pedagogical texts as a mythic reenchantment of the profession and the emergency of a "pedagogy of sensibility", supported by the symbolic net, from which they constructed their professionality. The research showed that the knowledge of pedagogical imaginary of graduates can lead us to new possibilities concerning teachers training, which considers their deep motivations. Keywords: teachers training; professionality; Pedagogy course.INEP2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/138910.24109/2176-6681.rbep.85i209-10-11.876Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 85 n. 209-10-11 (2004)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 85 Núm. 209-10-11 (2004)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 85 No 209-10-11 (2004)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.85i209-10-11reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1389/112810.24109/2176-6681.rbep.85i209-10-11.1128Teixeira, MariaCuyabano, Emíliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:25:44Zoai:ojs3.inep:article/1389Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:25:44Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Re-significando a profissão docente: o imaginário de formandos de cursos de Pedagogia
title Re-significando a profissão docente: o imaginário de formandos de cursos de Pedagogia
spellingShingle Re-significando a profissão docente: o imaginário de formandos de cursos de Pedagogia
Teixeira, Maria
title_short Re-significando a profissão docente: o imaginário de formandos de cursos de Pedagogia
title_full Re-significando a profissão docente: o imaginário de formandos de cursos de Pedagogia
title_fullStr Re-significando a profissão docente: o imaginário de formandos de cursos de Pedagogia
title_full_unstemmed Re-significando a profissão docente: o imaginário de formandos de cursos de Pedagogia
title_sort Re-significando a profissão docente: o imaginário de formandos de cursos de Pedagogia
author Teixeira, Maria
author_facet Teixeira, Maria
Cuyabano, Emília
author_role author
author2 Cuyabano, Emília
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Maria
Cuyabano, Emília
description Apresenta resultados de pesquisa sobre a construção da profissionalidade em formandos de cursos de Pedagogia. Tendo como suportes teóricos a Antropologia do Imaginário, de Gilbert Durand, e os estudos culturais sobre a formação docente, seu objetivo é compreender como os formandos ressignificam, no imaginário, o ideário da profissão. Constatou-se que os discursos expressavam tanto a racionalidade e a intencionalidade político-ideológica dos textos pedagógicos como um reencantamento mítico da profissão quanto a emergência de uma "pedagogia da sensibilidade", sustentada pela rede simbólica, a partir da qual construíam sua profissionalidade. A pesquisa mostrou que o conhecimento do imaginário pedagógico dos formandos pode encaminhar novas possibilidades de tratamento da formação docente, que considere suas motivações profundas. Palavras-chave: formação docente; profissionalidade; curso de Pedagogia. Abstract This article presents the results about the construction of professionality in Pedagogy graduates. Having as theoretical support the Anthropology of Imaginary by Gilbert Durand and the cultural studies about teachers training, the objective was to understand how graduates remean, in their imaginary, the idea of the profession itself. The research verified that the speeches expressed the rationality and the proper politic-ideological intentionality of pedagogical texts as a mythic reenchantment of the profession and the emergency of a "pedagogy of sensibility", supported by the symbolic net, from which they constructed their professionality. The research showed that the knowledge of pedagogical imaginary of graduates can lead us to new possibilities concerning teachers training, which considers their deep motivations. Keywords: teachers training; professionality; Pedagogy course.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1389
10.24109/2176-6681.rbep.85i209-10-11.876
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1389
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.85i209-10-11.876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1389/1128
10.24109/2176-6681.rbep.85i209-10-11.1128
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 85 n. 209-10-11 (2004)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 85 Núm. 209-10-11 (2004)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 85 No 209-10-11 (2004)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.85i209-10-11
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701101674496