A Filosofia da Educação na Rbep: o debate filosófico nos últimos 15 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severino, Antônio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3576
Resumo: Ao ensejo de analisar os trabalhos da área de Filosofia da Educação publicados nos últimos 15 anos nas páginas da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep), o artigo busca explicitar a contribuição deles para o debate das questões educacionais de modo a evidenciar o lugar e a importância que o veículo atribuiu à análise filosófica no período. Procura identificar as temáticas e as preocupações centrais expressas pelos trabalhos divulgados, bem como as perspectivas dessas abordagens, ao mesmo tempo que propõe a discussão das tarefas que cabem à Filosofia da Educação e delineiam sua identidade e a especificidade de sua contribuição para o entendimento do sentido da educação tanto no âmbito teórico como na esfera prática. Argumenta então que, de uma perspectiva epistemológica, cabe-lhe elucidar as questões do conhecimento no campo educacional; de uma perspectiva axiológica, cabe-lhe explicitar os valores que sustentem a prática educativa; e, de uma perspectiva ontológica, cabe-lhe descrever a condição existencial do homem como pessoa e como ser histórico e social em processo permanente de autoconstrução.
id INEP-2_5cfde74e8cf7702753e7eab5e3ba478e
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3576
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling A Filosofia da Educação na Rbep: o debate filosófico nos últimos 15 anosAo ensejo de analisar os trabalhos da área de Filosofia da Educação publicados nos últimos 15 anos nas páginas da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep), o artigo busca explicitar a contribuição deles para o debate das questões educacionais de modo a evidenciar o lugar e a importância que o veículo atribuiu à análise filosófica no período. Procura identificar as temáticas e as preocupações centrais expressas pelos trabalhos divulgados, bem como as perspectivas dessas abordagens, ao mesmo tempo que propõe a discussão das tarefas que cabem à Filosofia da Educação e delineiam sua identidade e a especificidade de sua contribuição para o entendimento do sentido da educação tanto no âmbito teórico como na esfera prática. Argumenta então que, de uma perspectiva epistemológica, cabe-lhe elucidar as questões do conhecimento no campo educacional; de uma perspectiva axiológica, cabe-lhe explicitar os valores que sustentem a prática educativa; e, de uma perspectiva ontológica, cabe-lhe descrever a condição existencial do homem como pessoa e como ser histórico e social em processo permanente de autoconstrução.INEP2012-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/357610.24109/2176-6681.rbep.93i234.453Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 93 n. 234 (2012)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 93 Núm. 234 (2012)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 93 No 234 (2012)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.93i234reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3576/331110.24109/2176-6681.rbep.93i234.3311Severino, Antônioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:29:15Zoai:ojs3.inep:article/3576Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:29:15Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Filosofia da Educação na Rbep: o debate filosófico nos últimos 15 anos
title A Filosofia da Educação na Rbep: o debate filosófico nos últimos 15 anos
spellingShingle A Filosofia da Educação na Rbep: o debate filosófico nos últimos 15 anos
Severino, Antônio
title_short A Filosofia da Educação na Rbep: o debate filosófico nos últimos 15 anos
title_full A Filosofia da Educação na Rbep: o debate filosófico nos últimos 15 anos
title_fullStr A Filosofia da Educação na Rbep: o debate filosófico nos últimos 15 anos
title_full_unstemmed A Filosofia da Educação na Rbep: o debate filosófico nos últimos 15 anos
title_sort A Filosofia da Educação na Rbep: o debate filosófico nos últimos 15 anos
author Severino, Antônio
author_facet Severino, Antônio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Severino, Antônio
description Ao ensejo de analisar os trabalhos da área de Filosofia da Educação publicados nos últimos 15 anos nas páginas da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep), o artigo busca explicitar a contribuição deles para o debate das questões educacionais de modo a evidenciar o lugar e a importância que o veículo atribuiu à análise filosófica no período. Procura identificar as temáticas e as preocupações centrais expressas pelos trabalhos divulgados, bem como as perspectivas dessas abordagens, ao mesmo tempo que propõe a discussão das tarefas que cabem à Filosofia da Educação e delineiam sua identidade e a especificidade de sua contribuição para o entendimento do sentido da educação tanto no âmbito teórico como na esfera prática. Argumenta então que, de uma perspectiva epistemológica, cabe-lhe elucidar as questões do conhecimento no campo educacional; de uma perspectiva axiológica, cabe-lhe explicitar os valores que sustentem a prática educativa; e, de uma perspectiva ontológica, cabe-lhe descrever a condição existencial do homem como pessoa e como ser histórico e social em processo permanente de autoconstrução.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3576
10.24109/2176-6681.rbep.93i234.453
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3576
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.93i234.453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3576/3311
10.24109/2176-6681.rbep.93i234.3311
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 93 n. 234 (2012)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 93 Núm. 234 (2012)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 93 No 234 (2012)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.93i234
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951703146397696