Ética como tema transversal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/982 |
Resumo: | Pretende analisar e problematizar o tema “Ética”, integrante dos Temas Transversais contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), abordando os seguintes aspectos: o que são temas transversais; a concepção de Ética neles contida; os pressupostos subjacentes à proposta do tema Ética; alguns dos objetivos dos Temas Transversais e, particularmente, do tema Ética; as justificativas para que seja trabalhado de forma transversal. Na conclusão, são apresentadas algumas ponderações e sugestões sobre o que fazer em relação à transversalidade, enquanto não se viabiliza uma alternativa mais adequada para o ensino da Ética na escola. |
id |
INEP-2_6190946eb9c5f0947de1bd786ea9114b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/982 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ética como tema transversalPretende analisar e problematizar o tema “Ética”, integrante dos Temas Transversais contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), abordando os seguintes aspectos: o que são temas transversais; a concepção de Ética neles contida; os pressupostos subjacentes à proposta do tema Ética; alguns dos objetivos dos Temas Transversais e, particularmente, do tema Ética; as justificativas para que seja trabalhado de forma transversal. Na conclusão, são apresentadas algumas ponderações e sugestões sobre o que fazer em relação à transversalidade, enquanto não se viabiliza uma alternativa mais adequada para o ensino da Ética na escola.INEP2009-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/98210.24109/2176-6681.rbep.90i226.481Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 226 (2009)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 226 (2009)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 226 (2009)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.90i226reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/982/72910.24109/2176-6681.rbep.90i226.729Silveira, Renêinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:02:45Zoai:ojs3.inep:article/982Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:02:45Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ética como tema transversal |
title |
Ética como tema transversal |
spellingShingle |
Ética como tema transversal Silveira, Renê |
title_short |
Ética como tema transversal |
title_full |
Ética como tema transversal |
title_fullStr |
Ética como tema transversal |
title_full_unstemmed |
Ética como tema transversal |
title_sort |
Ética como tema transversal |
author |
Silveira, Renê |
author_facet |
Silveira, Renê |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Renê |
description |
Pretende analisar e problematizar o tema “Ética”, integrante dos Temas Transversais contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), abordando os seguintes aspectos: o que são temas transversais; a concepção de Ética neles contida; os pressupostos subjacentes à proposta do tema Ética; alguns dos objetivos dos Temas Transversais e, particularmente, do tema Ética; as justificativas para que seja trabalhado de forma transversal. Na conclusão, são apresentadas algumas ponderações e sugestões sobre o que fazer em relação à transversalidade, enquanto não se viabiliza uma alternativa mais adequada para o ensino da Ética na escola. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/982 10.24109/2176-6681.rbep.90i226.481 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/982 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.90i226.481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/982/729 10.24109/2176-6681.rbep.90i226.729 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 226 (2009) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 226 (2009) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 226 (2009) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.90i226 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951699579142144 |